Benfica confirma alterações na direção e dá 'nega' a John Textor

Encarnados consideram "inoportuna" a operação de compra das ações da SAD a José António dos Santos.

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto
16/07/2021 12:13 ‧ 16/07/2021 por Notícias ao Minuto

Desporto

I Liga

A direção do Benfica emitiu um comunicado ao final da manhã desta sexta-feira, no qual confirmou as alterações à direção eleita em outubro do ano passado, na sequência da renúncia de Luís Filipe Vieira ao cargo de presidente do clube da Luz, conhecida na tarde de quinta-feira.

De acordo com a nota do clube da Luz, Jaime Antunes, até agora suplente da direção, sobe ao cargo de vice-presidente efetivo.

Na mesma reunião, a direção do Benfica revela que discutiu o "atual momento do clube", e em cima da mesa esteve o interesse do empresário norte-americano John Textor na compra de 25% das ações dos encarnados a José António dos Santos.

O clube da Luz informa que "desconhecia em absoluto a existência de negociações" para a compra de 25% da SAD entre José António dos Santos,  arguido na operação "Cartão Vermelho", e John Textor, sustentando que "apenas tomou conhecimento da existência desse acordo, cujo conteúdo desconhece, quando o mesmo foi noticiado ao público".

Os encarnados consideram ainda "inoportuna" a oferta de John Textor, sublinhando ainda que a direção "se oporá, no exercício dos seus direitos e deveres, caso esta matéria venha a ser sujeita a deliberação em Assembleia Geral de Acionistas da Benfica SAD."

"Neste contexto, a Direção do Sport Lisboa e Benfica esclarece ainda que considera inoportuno receber, de maneira formal ou informal, o Sr. John Textor nesta altura", termina a nota do clube da Luz.

Leia Também: Benfica confirma pedido de renúncia de Luís Filipe Vieira e pede "união"

Confira o comunicado na íntegra:

"1 – A Direção do Sport Lisboa e Benfica reuniu esta manhã para formalizar, no âmbito dos estatutos, as alterações necessárias à sua composição em face da renúncia ao mandato de Luís Filipe Vieira. Jaime Antunes foi confirmado como Vice-Presidente efetivo.

2 – No decurso desta reunião foi igualmente realizada uma reflexão sobre o atual momento do Clube, com particular destaque para as declarações públicas do Sr. John Textor e o anunciado interesse em adquirir parte da SAD do Sport Lisboa e Benfica.

3 – A Direção do Sport Lisboa e Benfica desconhecia em absoluto a existência das negociações que conduziram à assinatura de um acordo para a compra de 25% do capital da Benfica SAD entre o acionista privado José António dos Santos e o investidor John Textor. Apenas tomou conhecimento da existência desse acordo, cujo conteúdo desconhece, quando o mesmo foi noticiado ao público.

4 – Como detentor de ações de Categoria A no capital da Benfica SAD, o Sport Lisboa e Benfica pode, em determinadas circunstâncias definidas no art. 13.º dos estatutos daquela empresa, nomeadamente se estiver em causa a aquisição de uma participação qualificada por entidade concorrente, vetar essa aquisição. Esse direito foi objeto de formulação específica na revisão estatutária da Benfica SAD promovida por iniciativa do Clube durante o último mandato dos órgãos sociais.

5 – Em face do exposto, e uma vez que o investidor John Textor invoca que a referida compra depende de aprovação prévia em Assembleia Geral da Benfica SAD com o voto favorável do Sport Lisboa e Benfica com base no referido art. 13.º dos estatutos da Benfica SAD, a Direção do Sport Lisboa e Benfica, na sua reunião de hoje, declara considerar inoportuna esta operação, pelo que à mesma se oporá, no exercício dos seus direitos e deveres, caso esta matéria venha a ser sujeita a deliberação em Assembleia Geral de Acionistas da Benfica SAD, tornando pública esta sua decisão de imediato por entender que a mesma contribui para esclarecer a posição do Sport Lisboa e Benfica a este respeito, evitando-se assim dúvidas e especulações.

6 – Neste contexto, a Direção do Sport Lisboa e Benfica esclarece ainda que considera inoportuno receber, de maneira formal ou informal, o Sr. John Textor nesta altura."

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Cristiano Ronaldo voltou a fazer história e já reagiu nas redes sociais

Redes Sociais

Cristiano Ronaldo voltou a fazer história e já reagiu nas redes sociais

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1741
2FC Porto1640
3Benfica1738
4Sp. Braga1731
5Santa Clara1731
6Vitória SC1725
7Casa Pia1724
8Moreirense1722
9Famalicão1720
10Rio Ave1720
11Gil Vicente1719
12Estoril1718
13Estrela1716
14AVS1715
15Arouca1715
16Farense1714
17C.D. Nacional1613
18Boavista1712
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

BYD Sealion 7 já tem preço desvendado em Portugal

BYD

BYD Sealion 7 já tem preço desvendado em Portugal

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas