O FC Porto entrou a vencer no campeonato nacional, derrubando a Belenenses SAD, por 2-0, num estádio do Dragão que, em muitos meses, voltou a ter adeptos mais uma vez (15.429). Os azuis e brancos triunfaram com golos de Toni Martínez (19’) e Luis Díaz (65').
Os primeiros minutos no estádio do Dragão foram de alta voltagem e cedo se viu um FC Porto a tomar as rédeas do encontro e a obrigar Luiz Felipe a trabalhos redobrados.
O guardião da Belenenses SAD começou por negar o golo a Toni Martínez aos quatro minutos, para instantes depois ser Ndour, na melhor oportunidade dos azuis de Lisboa, a ter uma soberana ocasião para desfeitear a baliza de Diogo Costa.
Porém foi sol de pouca dura, afinal a partida retomou novamente o mesmo sentido. Luís Díaz ainda proporcionou mais um susto ao guardião brasileiro, para aos 19’, num autêntico míssil, Toni Martínez conseguir mesmo arrombar o cofre visitante.
A partir daqui, o vice-campeão diminuiu a mudança na caixa de velocidades, mas sempre com a chama mais flamejante do que a do rival. A etapa complementar começou a todo o gás, à semelhança da primeira, mas com o VAR a ser chamado à ação.
Aos 50 minutos, Gustavo Correia apontou para a marca dos 11 metros, porém o VAR reverteu a decisão do árbitro, por alegada simulação de Luís Díaz. O colombiano que viria a pedir novo penálti instantes depois, todavia nem o juiz, nem o vídeo-árbitro nada assinalaram.
O internacional colombiano que viria a ser mesmo o protagonista do segundo golo do FC Porto, após responder de cabeça a um excelente cruzamento de João Mário, aos 65 minutos. Os dragões que podiam ter voltado a dilatar a vantagem, primeiro por Taremi e depois por Toni Martínez, mas a baliza do Belenenses SAD acabaria por ficar selada a sete chaves até ao soar do gongo.
Assim sendo, os dragões saltam para a liderança da prova na companhia dos outros vencedores da presente ronda: Sporting, Estoril, Benfica, Sporting de Braga, Tondela e Portimonense.
Relato do jogo:
90+4' - TERMINA O ENCONTRO NO DRAGÃO COM VITÓRIA AZUL E BRANCA POR 2-0!
90+4' - GRANDE DEFESA DE DIOGO COSTA A NEGAR O GOLO AOS AZUIS DE LISBOA. AFONSO SOUSA PERTO DE SER FELIZ!
90+2' - O árbitro concedeu quatro minutos de compensação!
90+1' - Alterações no FC Porto: entram Evanilson e Francisco Conceição, saem Luis Díaz e Toni Martínez, os autores dos golos!
90'- Bela defesa de Diogo Costa! Ndour não teve arte nem engenho para derrubar a baliza dos dragões!
85' - Novo remate de Toni Martínez, mas ao lado...
82' - Dupla alteração no FC Porto: saem Taremi e Otávio, entram Pepê e Fábio Vieira.
82'- Alteração na Belenenses SAD: sai Cassierra, entra o jovem Luís Mota, de apenas 17 anos.
76' - Muito próximo do terceiro Toni Martínez! O cabeceamento a sair ao lado da baliza de Luiz Felipe.
71' - TAREMI TÃO PERTO DO GOLO! Luiz Felipe a ser feliz no lance e a bola a sair rente ao poste...
69' - Remate cruzado de Taremi, mas a bola a sair ao lado.
65' - GOOOOOOOOOOOLO DO FC PORTO! DO FC PORTO! MARCA LUIS DÍAZ! Jogada soberba de João Mário pelo flanco direito que termina com um cruzamento de excelência para o cabeceamento, ao segundo poste, do internacional colombiano.
62' - Alteração no FC Porto: entra Uribe para o lugar de Sérgio Oliveira.
59' - Alterações na Belenenses SAD: entram Jójó e Afonso Sousa para os lugares de Sithole e Diogo Calila.
15.429 adeptos no Estádio do Dragão.
54' - Luís Díaz fica a pedir novo penálti. O árbitro manda jogar e nada assinala.
53' - PENÁLTI ANULADO! Gustavo Correia reverte a decisão e mostra amarelo a Luís Díaz por simulação do colombiano!
50' - O árbitro vai ao VAR!
49' - PENÁLTI PARA O FC PORTO! FALTA SOBRE LUÍS DÍAZ, POR ALEGADA FALTA DE CAFÚ PHETE!
47' - Calila vê o cartão amarelo!
Pepe faz história: É o mais velho a atuar pelo FC Porto em jogos oficiais
46' - Começa a 2.ª parte, sem alterações nas duas equipas.
Confira aqui o golo que vai dando vantagem ao FC Porto no estádio do Dragão.
45' - Intervalo no estádio do Dragão!
45' - Sérgio Oliveira a rematar e a bola passa a centímetros do poste!
43' - Cafú Phete desvia para canto, após uma bela jogada entre Otávio e Taremi.
39' - Remate de pé esquerdo de João Mário, ainda há um ressalto num jogador do Belenenses SAD e por isso vamos ter canto no Dragão. Um lance em que Luiz Felipe andou aos papéis!
35' - Cartão amarelo para Trova Boni!
34' - Cruzamento à direita de Diogo Calila, mas fácil para Diogo Costa.
26' - Cartão amarelo para Sérgio Oliveira.
19' - GOOOOOOOOOOOLO DO FC PORTO! DO FC PORTO! DE TONI MARTÍNEZ! De pé esquerdo o espanhol dispara um míssil, indefensável à baliza de Luiz Felipe. Uma jogada construída de forma brilhante por Otávio e Sérgio Oliveira. Exultam-se os adeptos nas bancadas!
12' - Bruno Costa a tentar a meia distância, mas a bola a sair muito por cima!
11'- Enorme defesa de Luiz Felipe. Mais uma! Agora depois de uma sensacional jogada de Luis Díaz. O colombiano fintou dois adversários antes de rematar à baliza.
10' - Belo cruzamento de João Mário! O lateral atira com conta, peso e medida para Toni Martínez, mas o espanhol a falhar o alvo!
6' - QUE OPORTUNIDADE CLAMOROSA PARA A BELENENSES SAD E PETIT LEVA AS MÃOS À CABEÇA! Ndour com a baliza à sua mercê atira ao lado. Diogo Costa estava batido.
4' - GRANDE DEFESA DO GIGANTE LUIZ FELIPE! Toni Martínez à meia volta a rematar para uma grande intervenção do guardião da Belenenses SAD!
1' - Rola a bola no Dragão!
. Jogo estava com início agendado para as 18 horas, mas vai começar atrasado.
. As duas equipas já estão no tapete verde do estádio do Dragão.
. Já temos onzes no Dragão!
Onze do FC Porto: Diogo Costa; João Mário, Pepe, Mbemba e Zaidu; Otávio, Bruno Costa e Sérgio Oliveira; Luis Díaz, Taremi e Toni Martínez.
Onze da Belenenses SAD: Luiz Felipe; Diogo Calila, Boni, Tomás Ribeiro e Nilton; Yaya, Chima, Cafú e Lukovic; Ndour e Cassierra.
Suplentes do FC Porto: Marchesín, Marcano, Manafá, Uribe, Vítor Ferreira, Fábio Vieira, Pepê, Francisco Conceição e Evanilson.
Suplentes do Belenenses SAD: João Monteiro, Jójó, Danny Henriques, Taira, Afonso Sousa, César Sousa, Pedro Nuno, Luís Mota e Chico Teixeira.
. FC Porto anuncia que receção à Belenenses SAD vai ter lotação esgotada.
Antevisão: FC Porto e Belenenses SAD estreiam-se, neste domingo, pelas 18 horas, no estádio do Dragão, no campeonato nacional 2021/22.
As duas equipas já se defrontaram por oito ocasiões, com domínio total dos dragões que nunca perderam diante dos azuis de Lisboa, somando seis vitórias e dois empates.
Entre o balanço de golos marcados e sofridos: 20 apontados pelo emblema da Invicta e quatro pela Belenenses SAD.
Curiosamente, estas duas formações reencontram-se poucos meses depois de terem medido forças na derradeira jornada do campeonato 2020/21 e, neste caso, os vice-campeões sorriram com quatro golos sem resposta.
Leia Também: "Prodígio" português do Fulham apontado ao FC Porto