Quase 90% dos participantes nos Jogos Paralímpicos estão vacinados

Pelo menos 88% dos participantes nos Jogos Paralímpicos Tóquio2020 estão vacinados contra a covid-19, anunciaram hoje os organizadores, durante uma conferência de imprensa em que anteciparam alterações às medidas para prevenir a transmissão do vírus.

Notícia

© Lusa

Lusa
21/08/2021 07:04 ‧ 21/08/2021 por Lusa

Desporto

Jogos Paralímpicos

"Tivemos de implementar medidas específicas", devido às "necessidades dos atletas e à situação" no Japão, onde as infeções estão em níveis recorde, disse o chefe de operações dos Jogos, Hide Nakamura, citado pela agência Efe.

O responsável informou que estão a ser consideradas medidas mais rigorosas, especialmente para os participantes que residem no Japão, que constituem a maioria dos casos detetados, tanto durante os Jogos Olímpicos Tóquio2020, que terminaram em 08 de agosto, como no período que antecede os Paralímpicos, com arranque previsto para 24 de agosto.

Os organizadores, que esperam anunciar mudanças antes do arranque dos Jogos, não precisaram quais serão as novas medidas, mas anteciparam que poderá haver alterações na frequência de testes, atualmente diária para os atletas e os seus próximos e de quatro em quatro dias para os restantes.

Outra das medidas que poderá vir a ser implementada é o aumento da quarentena para quem vem do estrangeiro, atualmente de 14 dias.

Até agora, os organizadores testaram mais de 40.000 participantes nos Jogos, tendo diagnosticado 101 infetados.

Em alguns casos, as mudanças poderão implicar o relaxamento das restrições, para responder a necessidades específicas dos atletas.

"Há atletas que não podem usar máscaras, devido a problemas respiratórios ou porque necessitam de ler os lábios dos interlocutores", explicou o chefe do Gabinete de Integração dos Jogos Paralímpicos, Hisashi Nakaminami.

Os que não podem usar máscaras faciais serão equipados com um escudo protetor transparente.

"Em termos de eficácia, não protegem tanto da propagação, pelo que será necessário manter a distância física", acrescentou.

Cerca de 4.400 atletas deverão participar nos Paralímpicos de Tóquio entre 24 de agosto e 05 de setembro.

O evento realiza-se à porta fechada, à semelhança do que aconteceu com os Jogos Olímpicos, devido a um número recorde de casos de covid-19 no Japão.

Leia Também: Judoca da Geórgia expulso de Jogos Paralímpicos após agressão a segurança

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Nova polémica do futebol inglês envolve Guardiola, Carragher e jornalista

Inglaterra

Nova polémica do futebol inglês envolve Guardiola, Carragher e jornalista

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Benfica2353
2Sporting2252
3Sp. Braga2347
4FC Porto2246
5Santa Clara2238
6Casa Pia2336
7Estoril2334
8Vitória SC2231
9Famalicão2228
10Rio Ave2326
11Moreirense2226
12Arouca2224
13C.D. Nacional2323
14Gil Vicente2322
15Estrela2220
16AVS2219
17Farense2215
18Boavista2312
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Xpeng já é "uma das três maiores marcas de elétricos" do mundo

Xpeng

Xpeng já é "uma das três maiores marcas de elétricos" do mundo

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas