"Será um Moreirense à imagem e semelhança do que aconteceu até agora: uma equipa competitiva e, esperemos, com um pouco mais de estrelinha. Estamos a precisar que a exibição corresponda com pontos", reconheceu o técnico, em conferência de imprensa.
Os vimaranenses somam dois empates fora de Moreira de Cónegos, onde já perderam diante de Benfica (2-1) e Sporting de Braga (3-2), mas confiam em "individualidades de qualidade" e nas potencialidades de uma "equipa coletivamente mais forte a cada jogo".
"As minhas palavras demonstram isso mesmo. Estivemos muito competentes e fizemos bons jogos. Mudança de estrutura tática? Não escondi desde o início que temos o nosso sistema principal trabalhado, o 4-3-3, preparámos um alternativo, o 3-4-3, e ainda temos outras situações já ocorridas durante a partida em 4-4-2. Sentimo-nos confortáveis em cada um deles e não gosto de estar de princípio ao fim agarrado a um sistema", vincou.
Além de esperar um Moreirense "mais forte do que está para trás", João Henriques acredita em melhorias no Famalicão, que também busca a primeira vitória na I Liga, depois de ter somado o primeiro ponto no empate com o campeão nacional Sporting.
"É um adversário que veio modificando o seu grupo de semana a semana e já tinha mostrado antes deste último jogo que tem muita qualidade individual. Tem um treinador competente, está em crescimento e à procura do mesmo que nós. Um ponto não demonstra, de todo, a qualidade do Famalicão. Esperamos um jogo difícil", observou.
Os cónegos' "assumem a responsabilidade de jogar em casa", mesmo que o treinador considere que "são sempre jogos de 50/50 em termos de favoritismo", no regresso à competição, duas semanas depois da pausa para os embates das seleções nacionais.
"A paragem tem aspetos positivos e negativos para todas as equipas. Preferia continuar a jogar, ainda para mais depois desta sequência de bons jogos em termos exibicionais, à procura de sermos mais felizes", apontou João Henriques, referindo que Steven Vitória, que representou o Canadá e cumpriu 90 minutos na vitória sobre El Salvador (3-0), na quinta-feira, efetuou apenas um treino condicionado antes do jogo com o Famalicão.
Recuperados estão o croata Nikola Jambor, o brasileiro Walterson e Pedro Amador, ausente desde outubro de 2020, quando sofreu uma rotura do joelho esquerdo, tendo voltado a competir recentemente em jogos de treino com Sporting de Braga B e Leixões.
"Se foram os verdadeiros reforços no mercado? Sem dúvida. Estivemos durante algum tempo condicionados e limitados. Agora, é uma questão de escolher o melhor 'onze' e os melhores para estarem no jogo. Estamos convictos de que, com mais opções, estaremos mais confiantes", finalizou João Henriques, ainda privado do brasileiro Galego, por lesão.
O Moreirense, 16.º e antepenúltimo colocado, com dois pontos, recebe o Famalicão, 17.º e penúltimo, com um, no domingo, às 15:30, no Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, em Moreira de Cónegos, em encontro da quinta jornada da I Liga, com arbitragem de Manuel Mota, da associação de Braga.
Leia Também: Plantel do Moreirense indiferente às acusações de Rui Pedro Soares