Numa partida cujos primeiros 15 minutos foram dominados por completo pelo Penafiel, que encostou os albicastrenses à sua área, a partir daí, o Benfica Castelo Branco conseguiu reagir e equilibrar mais a partida.
A equipa da II Liga, sem que fizesse muito por isso, viu-se em vantagem no marcador ao minuto 26, com um autogolo de Sunday, numa jogada em que o guarda redes dos albicastrenses ficou lesionado e que provocou uma paragem de quase cinco minutos.
Com o retomar da partida, o Penafiel passou a controlar a partida e a vantagem no marcador, sendo que a equipa do Campeonato de Portugal ainda conseguiu criar perigo junto às redes do Penafiel, aos 20 minutos, numa jogada de contra-ataque.
Na segunda parte, a equipa da casa entrou disposta a mudar o rumo do jogo, colocando mais agressividade e velocidade no jogo, mas sem grandes resultados práticos, uma vez que o Penafiel, apesar da lentidão demonstrada no Vale do Romeiro, manteve quase sempre o controlo do jogo, ampliando aos 79, por Capela.
Os homens do Benfica Castelo Branco nunca baixaram os braços e tentaram por todos os meios chegar ao golo, o que conseguiram já perto do final da partida, com Obi a marcar o golo de honra, ao minuto 88.
A equipa albicastrense 'renasceu' nos últimos momentos da partida e encostou literalmente os homens de Penafiel à sua área, mas já não conseguiu levar a partida pelo menos a prolongamento.