Vitória SC e Benfica defrontam-se, nesta quarta-feira, a partir das 19h30, no Estádio D. Afonso Henriques, para a 2.ª jornada da fase de grupos da Taça da Liga.
Um Grupo A em que o conjunto vimaranense venceu, na primeira ronda, o Covilhã, por 2-0, com as águias a fazerem, esta noite, a estreia na prova.
Vitória SC e Benfica que já se defrontaram por 176 ocasiões, com clara vantagem dos encarnados, que somam 123 vitórias, contra 25 triunfos do emblema da Cidade Berço.
Esta é a terceira época consecutiva que as duas equipas se defrontam na Taça da Liga: nas duas últimas temporadas registaram-se dois empates, ambos no bastião das águias.
Treinadores em discurso direto
Pepa
Ambição na competição: "As expectativas são altas. É uma competição da qual não nos escondemos desde o primeiro dia, com o Leixões [triunfo por 4-1]. Depois de estar na fase de grupos, queríamos depender só de nós para a 'final four'. O resultado que nos interessa é a vitória. Temos esse 'sonho' e mantemos a fasquia lá em cima. No último jogo, fomos inferiores ao Benfica [derrota por 3-1]. No melhor de nós, é possível vencer e jogar bem".
Diferenças para o último Vitória que defrontou o Benfica: "O que temos de fazer diferente é fazer igual. Essa é a chave: jogarmos iguais a nós próprios. Se quisermos ter protagonismo e bola e soubermos sofrer, estaremos mais próximos de vencer, sem fantasmas do nosso historial recente frente ao Benfica. O grupo quer muito aproveitar esta oportunidade de chegar à 'final four' e acredito muito que o vamos conseguir".
Pouca eficácia: "Se me dessem a escolher ir só uma vez à outra baliza com a garantia de que dava golo, até preferia, mas queremos ir lá muitas vezes. É preciso saber encostar dentro da baliza. Torna-se frustrante em alguns momentos ir lá muitas vezes e não termos o 'sumo' que merecíamos", esclareceu".
Jorge Jesus
Derrota dita eliminação: "Estas equipas pensam na Taça da Liga como um troféu que podem conquistar, já que o campeonato costuma ser ganho pelos três grandes. O Vitória já fez um jogo, ganhou na Covilhã. Se perdermos, estamos fora, porque só temos mais um jogo e já não teremos possibilidades de recuperar."
Partida decisiva: "Vamos encarar este jogo como a nossa decisão, porque é o jogo que vai decidir se a equipa continua ou não na Taça da Liga. Vai ser um jogo extremamente difícil. O Vitória é uma equipa forte e vai jogar com o seu melhor 'onze', mas estamos muito confiantes."
Mexidas no onze: Daqui a três dias, temos o jogo no Estoril e, três dias depois, jogamos em Munique. Temos de utilizar uma mescla de jogadores no 'onze'. Vamos fazer isso amanhã [quarta-feira]. Seguramente não vamos apresentar o 'onze' que jogou em Vizela. Vai haver alterações. No Estoril será igual. Não vamos pôr jogadores em risco físico, em risco de se lesionarem.
Últimos onzes
Vitória SC: Bruno Varela; Sacko, Borevkovic, Mumin e Hélder Sá; Alfa Semedo, André André e Tiago Silva; Marcus Edwards, Estupinan e Quaresma.
Benfica: Odysseas; Otamendi, Lucas Veríssimo e Vertonghen; Diogo Gonçalves, João Mário, Weigl e Grimaldo; Rafa; Darwin e Yaremchuk.
Últimos resultados
Vitória SC: V-V-V-D-V
Benfica: V-D-V-D-V
Ausências
Vitória SC: Rúben Lameiras.
Benfica: Rodrigo Pinho, Seferovic, Valentino Lázaro, Gil Dias e Gedson.