Powered by Betano
Premier League
Newcastle United FC
Newcastle United
Hoje
20H00
West Ham United FC
West Ham United
1
1.42
X
4.65
2
6.20
Liga dos Campeões da UEFA
AC Sparta Praga
Sparta Praga
Amanhã
17H45
Atlético Madrid
Atlético Madrid
1
5.10
X
3.95
2
1.60
Liga dos Campeões da UEFA
SK Slovan Bratislava
Slovan Bratislava
Amanhã
17H45
AC Milão
Milão
1
12.00
X
6.60
2
1.18
Liga dos Campeões da UEFA
Bayer Leverkusen
Bayer Leverkusen
Amanhã
20H00
RB Salzburgo
Salzburgo
1
1.18
X
6.80
2
11.75

Irlanda-Portugal: Em busca da vitória para (quase) arrumar o apuramento

Seleção nacional terá pela frente a Irlanda, terceira classificada no Grupo A. Bernardo Silva fica fora em jogo importante para as contas do apuramento para o Munidal'2022.

Notícia

© Getty Images

Tiago Antunes c/ Carlos Pereira Fernandes
11/11/2021 07:57 ‧ 11/11/2021 por Tiago Antunes c/ Carlos Pereira Fernandes

Desporto

Mundial'2022

Portugal começa nesta quinta-feira a reta final rumo ao Mundial'2022. A equipa das quinas tem agendado um encontro de qualificação para a competição de seleções frente à Irlanda, no Aviva Stadium, em Leinster. 

As contas do Grupo A não estão fechadas, antes pelo contrário. Apenas Portugal e Sérvia têm chances de se qualificarem para a competição marcada para o Qatar, faltando decidir quem será o primeiro classificado do grupo entre as duas seleções em causa.

Se Portugal terminar na segunda posição do Grupo A, será forçado a jogar um playoff. Por isso mesmo, à seleção nacional interessa por completo a vitória neste primeiro de dois jogos, para que o apuramento se simplifique. É que, em caso de vitória frente aos irlandeses, Portugal fica a apenas um ponto do Mundial'2022, ponto esse que terá de conquistar frente à Sérvia. 

Mesmo antes de a bola rolar, Fernando Santos já teve dores de cabeça. Anthony Lopes, Rafa Silva e João Mário abandonaram o grupo de trabalho, entrando por as vagas José Sá e Gonçalo Guedes. Apesar de mantido no grupo de trabalho, Bernardo Silva é baixa confirmada para este primeiro encontro, por conta de queixas físicas.

O Irlanda-Portugal está marcado para as 19h45 desta quinta-feira.

Treinadores em discurso direto

Stephen Kenny

Expetativas: "Será um grande jogo de futebol, contra uma equipa muito boa. Basta ver a quantidade de opções que têm. Por exemplo, joga o Bruno Fernandes, mas depois têm o Renato Sanches ou o João Félix para entrar. Não lhes faltam opções".

Seleção portuguesa: "Têm jogadores excecionais, não é possível prever nada do que possa acontecer contra eles, porque têm muita qualidade em todas as posições. Vamos ter de nos superar, para atingirmos o nível que queremos apresentar, e ser inteligentes".

Apoio dos adeptos: "É um privilégio termos a casa cheia neste jogo. É muito bom para os jogadores sentirem esse ambiente novamente, e queremos ter um desempenho de acordo com isso. Temos de fazer por merecer tudo o que alcançarmos neste jogo, porque vamos defrontar uma grande equipa e ninguém nos dará nada".

Fernando Santos

Último jogo frente à Irlanda e lição retirada: "Acho que o importante a retirar desse jogo é aquilo que aconteceu no período que veio a seguir à bola do Diogo Jota ao poste até ao fim da primeira parte, em que perdemos o equilíbrio do jogo. Entrámos num jogo que agrada mais à equipa da Irlanda, um jogo mais partida e repartido, com muito ataque e contra-ataque, e isso não ajudou nada a nossa equipa. Pelo contrário, permitiu que a equipa da Irlanda conseguisse criar algum perigo, acabou até por fazer o golo num desses lances de contra-ataque. Depois na segunda parte a equipa reagiu bem, chegou ao golo, mas aí já esteve bem, já não permitiu à Irlanda essa capacidade de nos criar tantos problemas, e é essa a lição que temos de tirar. Temos de ser uma equipa a jogar de acordo com as suas características e as dos jogadores, uma equipa que joga sempre para vencer, e é isso que se vai fazer na Irlanda, sabendo que tem de ter os equilíbrios certos. A equipa melhorou muito nesses padrões, foi sempre uma equipa que mandou no jogo. Para mandar no jogo, tens de ter bola e para teres bola, não só tens de a circular bem, encontrar os movimentos certos com objetividade para alcançares o golo, mas tens de ter equilíbrio para quando a perdes poderes recuperá-la ou eliminares a possibilidade de contra-ataque do adversário. Essa é a lição fundamental e é isso que espero que se consiga fazer no jogo com a Irlanda".

Soluções para as laterais e João Cancelo: "Estão aqui três laterais que consideramos que jogam à direita, mas qualquer um deles joga à esquerda. O Diogo Dalot já jogou muitas vezes à esquerda, até na seleção nacional jogou à direita e à esquerda, o Nélson Semedo na equipa dele também joga à direita e à esquerda, o João Cancelo também. Portanto, tomaremos as opções que entendermos que são as melhores para a equipa para este jogo. Em relação ao Cancelo, obviamente que acho que o Cancelo é, seguramente, atualmente o melhor lateral do mundo".

Bernardo Silva de fora: "Ele chegou muito cansado, muito queixoso, tem muitos jogos em cima, e não podia ir a treino. Mas está a recuperar bem e acreditamos que estará em condições de jogar aqui frente à Sérvia. Por isso ele nem vai viajar connosco, porque não faz sentido se não está a 100%. Lá não terá as melhores condições para continuar o tratamento que está a fazer, e por isso optámos por isso, para que recupere e na sexta integre os treinos".

Últimos resultados

Irlanda: V-V-E-E-D

Portugal: V-V-V-V-V

Últimos onzes

Irlanda: Caoimhin Kelleher; Matt Doherty, Andrew Omobamidele, Shane Duffy, John Egan, Enda Stevens; Jeff Hendricks, Conor Hourihane; Chiedozie Ogbene, Jamie McGrath, Callum Robinson.

Portugal: Rui Patrício; João Cancelo, Pepe, Rúben Dias, Nuno Mendes; João Palhinha, João Moutinho, Bruno Fernandes; Bernardo Silva, Cristiano Ronaldo, André Silva.

Ausências

Irlanda: /

Portugal: Bernardo Silva (lesionado) e Nuno Mendes (castigo).

Leia Também: Fernando Santos dispensa três jogadores e chama José Sá e Gonçalo Guedes

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Vítor Bruno 'rasgado' após tropeção: "É o elo mais fraco deste FC Porto"

Taça de Portugal

Vítor Bruno 'rasgado' após tropeção: "É o elo mais fraco deste FC Porto"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1133
2FC Porto1127
3Benfica1025
4Santa Clara1121
5Sp. Braga1120
6Vitória SC1118
7Famalicão1117
8Moreirense1117
9Casa Pia1113
10Rio Ave1112
11Gil Vicente1110
12Estoril1110
13AVS1110
14Boavista119
15Estrela119
16Arouca118
17C.D. Nacional108
18Farense115
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Russel vence GP de Las Vegas. Verstappen sagra-se tetracampeão mundial

Fórmula 1

Russel vence GP de Las Vegas. Verstappen sagra-se tetracampeão mundial

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas