Portugal caiu de gatas e aos pés dos sérvios. A equipa das quinas tinha tudo para fechar, este domingo, a qualificação direta para o Mundial'2022, mas deitou tudo a perder com uma derrota frente à Sérvia, por 2-1.
Apesar do golo madrugador dos lusos, os sérvios fizeram por querer mais a vitória e foi em cima do minuto 90 que a formação dos Balcãs alcançou a vitória, empurrando Portugal para o playoff de apuramento, numa dura realidade que tem sido profícua para os portugueses. Afinal, a calculadora tem sido a melhor amiga dos portugueses nas qualificações para Campeonatos da Europa, mas também do Mundo.
Renato Sanches abriu o marcador para a turma liderada por Fernando Santos, que pouco mais fez durante a partida. Tadic empatou para os sérvios, num lance em que Patrício podia ter feito melhor, e Mitrovic garantiu a vitória para os sérvios ao soar do gongo, que levam para casa uma milionária quantia de um milhão de euros que será distribuída por toda a equipa.
Filme do jogo:
Como era de esperar, Fernando Santos procede a algumas alterações no onze inicial em relação ao jogo com a Irlanda, lançando em campo Renato Sanches, Bernardo Silva e Diogo Jota.
A precisar de, pelo menos um empate, para carimbar o bilhete para o Mundial'2022, os campeões europeus em 2016 começaram o jogo muito bem e marcaram logo aos dois minutos por Renato Sanches. Bernardo Silva roubou a bola ao ex-Sporting Gudelj e deixou para o médio do Lille, que, sem ninguém pela frente, seguiu para a entrada da área e atirou para o fundo das redes.
Mas quando se esperava que este golo madrugador guiasse a equipa das quinas para uma vitória tranquila, o que se viu no relvado do estádio da Luz, habitual talismã nos jogos da seleção, foi precisamente o oposto, com a Sérvia a controlar as operações no encontro.
A equipa dos Balcãs, que tinha forçasamente de vencer para garantir o primeiro lugar e qualificação direta para a prova - tinha inclusive um incentivo milionário para alcançar os três pontos -, reagiu muito bem ao golo sofrido, e esteve diversas vezes perto de empatar o encontro.
Os balcânicos adiantaram linhas começaram a jogar no meio-campo. Vlahovic deu o primeiro aviso com um remate certeiro ao poste aos 12 minutos, e o golo do empate acabou mesmo por acontecer aos 33 minutos, num lance em que Rui Patrício podia ter feito melhor. Tadic rematou fraco à entrada da área, a bola desviou em Danilo, mas Rui Patrício, não conseguiu segurar a bola e acabou por ficar mal na fotografia.
Após o empate, os sérvios continuaram por cima no encontro, dispondo de várias oportunidades para aumentar a contagem. Vlahovic ainda colocou a bola no fundo das redes, mas o lance acabaria anulado por fora de jogo.
O jogo era totalmente dominado pelos forasteiros, e era urgente mudar de atitude na segunda parte. Fernando Santos tardou a fazer as primeira mexidas, e a Sérvia continuou a assumir as custas do encontro, com Portugal a defender como podia o empate que valia o bilhete para o Mundial'2022.
As entradas de Bruno Fernandes e de João Palhinha, assim como o recuou de Danilo Pereira para a zona dos três centrais, equilibraram mais a equipa das quinas, mas os lusos continuaram sem conseguir criar oportunidades de perigo junto da baliza defendida por Predrag Rajkovic.
No entanto, costuma-se dizer que quem joga para o empate arrisca-se a perder o jogo, e foi mesmo o que aconteceu. A Sérvia pressionou, pressionou, e levou mesmo a água ao seu moinho ao cair do pano. Tadic cruzou e Mitrovic apareceu qual salvador a marcar o golo da vitória.
Portugal perdeu, assim, uma oportunidade de ouro para garantir a qualificação direta para o Mundial'2022. Seguem-se agora o playoff, que está marcado para o final do mês de março, mais propriamente para os dias 24 a 29 desse mesmo mês.
Momento do jogo: Balde de água fria para as cores nacionais. A segurar o empate desde meio da primeira parte, a equipa das quinas sofreu o golo da derrota ao soar do gongo.
Acompanhamento:
90+4' - Apito final da Luz. Portugal perde e vai ter de disputar os playoff de acesso ao Mundial'2022.
90+1' - Mexe Fernando Santos. Sai Danilo e entra André Silva.
90' - Quatro minutos de compensação.
89' - GOOOOOOOOOLOOOOOOOO DA SÉRVIA! MARCA MITROVIC. Tadic cruzou da direita e Mitrovic cabeceou para o segundo golo dos sérvios.
88' - Jovic entra para o lugar de Kostic.
83' - Novas mexidas do lado português. Saem Renato Sanches e Diogo Jota para as entradas de João Félix e Rúben Neves.
82' - Sérvios continuam à procura do golo da vitória. Kostic cruza da esquerda e Mitrovic cabeceia ao lado.
76' - Vlahovic novamente a criar perigo. Avançado remata no coração da área, mas Danilo corta.
69' - Milenković vê amarelo. Fez falta sobre Diogo Jota.
67' - Nova substituição na Sérvia. Sai o ex-Benfica Zivkovic e entra o benfiquista Radonjic.
66' - Cartão amarelo para Renato Sanches por falta sobre Vlahovic.
65' - Cartão amarelo para Pavlović. Fez falta sobre Palhinha.
64' - Mexida também na Sérvia. Sai Veljković com problemas físicos e entra Spajić.
63' - Dupla mexida em Portugal: Palhinha e Bruno Fernandes entram para os lugares de João Moutinho e Bernardo Silva.
62' - Renato! Médio aparece a chutar em posição central, mas a bola termina nas mãos de Rajkovic.
61' - Cartão amarelo para João Moutinho. Fez falta sobre Milinkovic-Savic.
57' - 58 671 espectadores no estádio da Luz. Casa bem composta.
56' - Outra vez Renato Sanches. Médio lança uma bola à procura de Diogo Jota, que estava isolado, mas Rajkovic apercebeu-se do lance, e saiu da baliza para cortar.
55' - Portugal não consegue sair a jogar.
52' - Grande iniciativa individual de Renato Sanches! O médio entra na área, finta um adversário, mas o remate sai fraco e perde-se a oportunidade.
46' - Arranca o segundo tempo.
45' - Sérvia faz uma mexida no tempo de intervalo. Saiu Gudelj e entrou Mitrovic.
45+1' - Intervalo na partida.
45' - Um minuto de compensação.
43' - Golo anulado à Sérvia. Vlahovic estava em posição de fora de jogo. após passe de Pavlovic.
42' - Portugal perto de empatar. Na sequência de um pontapé de canto, Danilo aparece a cabecear e atirou pouco por cima da trave.
41' - Portugal fica a pedir penálti. João Moutinho remata, Lukic toca com o braço na bola, mas o árbitro mandou seguir.
40' - Mais uma jogada perigosa da Sérvia. Tadic abre para Kostic que dentro da área remata às malhas laterais da baliza de Patrício.
37' - Bem agora Rui Patrício. Na sequência de um livre descaído à esquerda, Tadic atirou rasteiro, mas o guarda-redes português mostrou-se muito seguro.
33' - GOOOOOOOOOOOOLOOOOO DA SÉRVIA! MARCA TADIC, MAS É UM FRANGO DE RUI PATRÍCIO! Lukic mete a bola em Tadic que remata à entrada da área. A bola desvia em Danilo, mas Rui Patrício, não consegue segurar a bola e acaba por ficar mal na fotografia.
29' - Muito mal Milenkovi. Central tenta o remate de longe, mas a bola sai muito ao lado.
24' - É retomada a partida na Luz.
23' - Veljkovic está caído e é assistido após um choque com Cristiano Ronaldo.
20' - A Sérvia está melhor em jogo neste momento. Os balcânicos adiantaram linhas e estão a começar a jogar no meio-campo. Portugal não consegue sair a jogar.
15' - Sérvios a reagir muito bem ao golo sofrido. Já estiveram, inclusive, perto de igualar o marcador.
Golo de Renato Sanches aos 2 minutos: golo + rápido de Portugal nos 5 últimos anos
— playmakerstats (@playmaker_PT) November 14, 2021
O último golo da Seleção nos 2 primeiros minutos tinha sido em outubro de 2016: Cristiano Ronaldo frente a Andorra, na fase de qualificação para o Mundial 2018 pic.twitter.com/rnIrbDMHeg
15'- Ronaldo! Capitão da equipa da quinas atira pouco por cima na marcação do pontapé livre.
13' - Amarelo para Milenkovic. Fez falta sobre Diogo Jota. Livre perigoso para Portugal em zona frontal.
12' - Vlahovic acerta em cheio no poste! Milinkovic-Savic serve o companheiro de equipa e o avançado da Fiorentina acerta no poste esquerdo da baliza de Rui Patrício.
10' - Renato Sanches pede penálti por falta de Veljkovic. Daniele Orsato manda seguir.
9' - Bola entra na baliza de Rui Patrício, mas o lance é anulado. Árbitro assinala falta de Milenkovic sobre Rúben Dias na área da seleção.
8' - Cartão amarelo para João Cancelo. Fez falta sobre Pavlovic.
3' - Entretanto há cartão amarelo para o banco da Sérvia. Selecionador Dragan Stojkovic é admoestado por reclamar falta de Bernardo Silva sobre Gudelj.
2' - GOOOOOOOOOOOLOOOOOO DE PORTUGAL! MARCA RENATO SANCHES! Bernardo Silva rouba a bola ao ex-Sporting Gudelj e deixa para Renato Sanches, que, sem ninguém pela frente, segue para a entrada da área e atira para o fundo das redes!
1' - Apito inicial no Estádio da Luz! Nas Luz sente-se o apoio à equipa das quinas.
0'- Houve-se o hino português no estádio da Luz.
Equipas Iniciais
Onze de Portugal: Rui Patrício; João Cancelo, José Fonte, Rúben Dias e Nuno Mendes; Renato Sanches, Danilo e João Moutinho; Bernardo Silva, Cristiano Ronaldo e Diogo Jota.
Suplentes de Portugal: José Sá, Diogo Costa, Nélson Semedo, Diogo Dalot, Bruno Fernandes, William Carvalho, Rúben Neves, Palhinha, André Silva, Rafael Leão, Gonçalo Guedes, João Félix.
Onze da Sérvia: Rajković; Milenković, Veljković, Pavlović; Živković, Sergej Milinković-Savić, Gudelj, Lukić, Kostić; Tadić; Vlahović.
Suplentes da Sérvia: Dmitrović, Vanja Milinković-Savić, Mladenović, Terzić, Stefan Mitrović, Spajić, Maksimović, Radonjić, Račić, Grujić, Aleksandar Mitrović, Jović.
----------------------------------------------
18h25: Já há equipas iniciais para este encontro na Luz. Fernando Santos, como já era esperado, fez muitas alterações em relação ao empate da última jornada com a Irlanda.
18h12: Estádio da Luz já está preparado para este duelo.
Isto promete. #VamosComTudo #TeamPortugal #WCQ pic.twitter.com/JuQJhm17vH
— Portugal (@selecaoportugal) November 14, 2021
Antevisão
Portugal procura este domingo fechar com chave de ouro a fase de qualificação para o Mundial'2022, alcançado uma vitória, ou pelo menos um empate, diante da Sérvia e que permita assegurar o primeiro lugar e um apuramento direto para a maior prova de seleções que decorre no próximo ano no Qatar.
Após o empate 0-0 na República da Irlanda, na quinta-feira, Portugal subiu à liderança do grupo A, com 17 pontos, em igualdade com os sérvios, mas em vantagem na diferença de golos (16-4 contra 16-8), pelo que um empate basta à equipa das quinas para carimbar o bilhete para o Campeonato do Mundo.
Mas os sérvios não vêm a Lisboa apenas para cumprir calendário, uma vez que uma vitória no Estádio da Luz dá o primeiro lugar à equipa da região dos Balcãs, e atira a seleção nacional para o segundo posto do grupo, obrigando os lusos a disputar os play-offs de acesso à fase final.
A equipa das quinas procura ainda ajustar contas com os sérvios, depois do final polémico em Belgrado, no passado dia 27 de março, jogo em que Cristiano Ronaldo colocou a bola no fundo das redes adversárias, mas a ausência do VAR (na altura não havia) retirou aquela que seria uma vitória de Portugal - o encontro terminou empatado a dois golos.
Pepe, que está a cumprir castigo, e Matheus Nunes, de fora por opção, são os únicos ausentes para este duelo decisivo no Estádio da Luz, que vai estar lotado e recheado de portugueses que vão gritar bem algo o nome de Portugal e apoiar os lusos para uma vitória tranquila frente à Sérvia.
O encontro entre Portugal e Sérvia, que será ajuizado pelo italiano Daniele Orsato, tem apito inicial agendado para as 19h45, e poderá acompanhar, em direto e ao detalhe, todas as incidências da partida na página do Desporto ao Minuto.