Calculadora, como te quero. Portugal perde com a Sérvia e ruma ao playoff

Golo tardio dos sérvios deu vitória e qualificação direta para o Mundial do próximo ano. Equipa das quinas tem mais dois jogos pela frente se quiser chegar ao Campeonato do Mundo.

Notícia

© Getty Images

Rodrigo Querido
14/11/2021 21:38 ‧ 14/11/2021 por Rodrigo Querido

Desporto

Mundial'2022

Portugal caiu de gatas e aos pés dos sérvios. A equipa das quinas tinha tudo para fechar, este domingo, a qualificação direta para o Mundial'2022, mas deitou tudo a perder com uma derrota frente à Sérvia, por 2-1.

Apesar do golo madrugador dos lusos, os sérvios fizeram por querer mais a vitória e foi em cima do minuto 90 que a formação dos Balcãs alcançou a vitória, empurrando Portugal para o playoff de apuramento, numa dura realidade que tem sido profícua para os portugueses. Afinal, a calculadora tem sido a melhor amiga dos portugueses nas qualificações para Campeonatos da Europa, mas também do Mundo.

Renato Sanches abriu o marcador para a turma liderada por Fernando Santos, que pouco mais fez durante a partida. Tadic empatou para os sérvios, num lance em que Patrício podia ter feito melhor, e Mitrovic garantiu a vitória para os sérvios ao soar do gongo, que levam para casa uma milionária quantia de um milhão de euros que será distribuída por toda a equipa.

Filme do jogo:

Como era de esperar, Fernando Santos procede a algumas alterações no onze inicial em relação ao jogo com a Irlanda, lançando em campo Renato Sanches, Bernardo Silva e Diogo Jota.

A precisar de, pelo menos um empate, para carimbar o bilhete para o Mundial'2022, os campeões europeus em 2016 começaram o jogo muito bem e marcaram logo aos dois minutos por Renato Sanches. Bernardo Silva roubou a bola ao ex-Sporting Gudelj e deixou para o médio do Lille, que, sem ninguém pela frente, seguiu para a entrada da área e atirou para o fundo das redes.

Mas quando se esperava que este golo madrugador guiasse a equipa das quinas para uma vitória tranquila, o que se viu no relvado do estádio da Luz, habitual talismã nos jogos da seleção, foi precisamente o oposto, com a Sérvia a controlar as operações no encontro.

A equipa dos Balcãs, que tinha forçasamente de vencer para garantir o primeiro lugar e qualificação direta para a prova - tinha inclusive um incentivo milionário para alcançar os três pontos -, reagiu muito  bem ao golo sofrido, e esteve diversas vezes perto de empatar o encontro.

Os balcânicos adiantaram linhas começaram a jogar no meio-campo. Vlahovic  deu o primeiro aviso com um remate certeiro ao poste aos 12 minutos, e o golo do empate acabou mesmo por acontecer aos 33 minutos, num lance em que Rui Patrício podia ter feito melhor. Tadic rematou fraco à entrada da área, a bola desviou em Danilo, mas Rui Patrício, não conseguiu segurar a bola e acabou por ficar mal na fotografia.

Após o empate, os sérvios continuaram por cima no encontro, dispondo de várias oportunidades para aumentar a contagem. Vlahovic ainda colocou a bola no fundo das redes, mas o lance acabaria anulado por fora de jogo.

O jogo era totalmente dominado pelos forasteiros, e era urgente mudar de atitude na segunda parte. Fernando Santos tardou a fazer as primeira mexidas, e a Sérvia continuou a assumir as custas do encontro, com Portugal a defender como podia o empate que valia o bilhete para o Mundial'2022.

As entradas de Bruno Fernandes e de João Palhinha, assim como o recuou de Danilo Pereira para a zona dos três centrais, equilibraram mais a equipa das quinas, mas os lusos continuaram sem conseguir criar oportunidades de perigo junto da baliza defendida por Predrag Rajkovic.

No entanto, costuma-se dizer que quem joga para o empate arrisca-se a perder o jogo, e foi mesmo o que aconteceu. A Sérvia pressionou, pressionou, e levou mesmo a água ao seu moinho ao cair do pano. Tadic cruzou e Mitrovic apareceu qual salvador a marcar o golo da vitória.

Portugal perdeu, assim, uma oportunidade de ouro para garantir a qualificação direta para o Mundial'2022. Seguem-se agora o playoff, que está marcado para o final do mês de março, mais propriamente para os dias 24 a 29 desse mesmo mês.

Momento do jogo: Balde de água fria para as cores nacionais. A segurar o empate desde meio da primeira parte, a equipa das quinas sofreu o golo da derrota ao soar do gongo.

Acompanhamento:

90+4' - Apito final da Luz. Portugal perde e vai ter de disputar os playoff de acesso ao Mundial'2022.

90+1' - Mexe Fernando Santos. Sai Danilo e entra André Silva.

90' - Quatro minutos de compensação.

89' - GOOOOOOOOOLOOOOOOOO DA SÉRVIA! MARCA MITROVIC. Tadic cruzou da direita e Mitrovic cabeceou para o segundo golo dos sérvios.

88' - Jovic entra para o lugar de Kostic.

83' - Novas mexidas do lado português. Saem Renato Sanches e Diogo Jota para as entradas de João Félix e Rúben Neves.

82' - Sérvios continuam à procura do golo da vitória. Kostic cruza da esquerda e Mitrovic cabeceia ao lado.

76' - Vlahovic novamente a criar perigo. Avançado remata no coração da área, mas Danilo corta.

69' - Milenković vê amarelo. Fez falta sobre Diogo Jota.

67' - Nova substituição na Sérvia. Sai o ex-Benfica Zivkovic e entra o benfiquista Radonjic.

66' - Cartão amarelo para Renato Sanches por falta sobre Vlahovic.

65' - Cartão amarelo para Pavlović. Fez falta sobre Palhinha.

64' - Mexida também na Sérvia. Sai Veljković com problemas físicos e entra Spajić.

63' - Dupla mexida em Portugal: Palhinha e Bruno Fernandes entram para os lugares de João Moutinho e Bernardo Silva. 

62' - Renato! Médio aparece a chutar em posição central, mas a bola termina nas mãos de Rajkovic.

61' - Cartão amarelo para João Moutinho. Fez falta sobre Milinkovic-Savic.

57' - 58 671 espectadores no estádio da Luz. Casa bem composta.

56' - Outra vez Renato Sanches. Médio lança uma bola à procura de Diogo Jota, que estava isolado, mas Rajkovic apercebeu-se do lance, e saiu da baliza para cortar.

55' - Portugal não consegue sair a jogar.

52' - Grande iniciativa individual de Renato Sanches! O médio entra na área, finta um adversário, mas o remate sai fraco e perde-se a oportunidade.

46' - Arranca o segundo tempo.

45' - Sérvia faz uma mexida no tempo de intervalo. Saiu Gudelj e entrou Mitrovic.

45+1' - Intervalo na partida.

45' - Um minuto de compensação.

43' - Golo anulado à Sérvia. Vlahovic estava em posição de fora de jogo. após passe de Pavlovic.

42' - Portugal perto de empatar. Na sequência de um pontapé de canto, Danilo aparece a cabecear e atirou pouco por cima da trave.

41' - Portugal fica a pedir penálti. João Moutinho remata, Lukic toca com o braço na bola, mas o árbitro mandou seguir. 

40' - Mais uma jogada perigosa da Sérvia. Tadic abre para Kostic que dentro da área remata às malhas laterais da baliza de Patrício.

37' - Bem agora Rui Patrício. Na sequência de um livre descaído à esquerda, Tadic atirou rasteiro, mas o guarda-redes português mostrou-se muito seguro.

33' - GOOOOOOOOOOOOLOOOOO DA SÉRVIA! MARCA TADIC, MAS É UM FRANGO DE RUI PATRÍCIO! Lukic mete a bola em Tadic que remata à entrada da área. A bola desvia em Danilo, mas Rui Patrício, não consegue segurar a bola e acaba por ficar mal na fotografia.

29' - Muito mal Milenkovi. Central tenta o remate de longe, mas a bola sai muito ao lado.

24' - É retomada a partida na Luz.

23' - Veljkovic está caído e é assistido após um choque com Cristiano Ronaldo.

20' - A Sérvia está melhor em jogo neste momento. Os balcânicos adiantaram linhas e estão a começar a jogar no meio-campo. Portugal não consegue sair a jogar.

15' - Sérvios a reagir muito bem ao golo sofrido. Já estiveram, inclusive, perto de igualar o marcador.

15'- Ronaldo! Capitão da equipa da quinas atira pouco por cima na marcação do pontapé livre.

13' - Amarelo para Milenkovic. Fez falta sobre Diogo Jota. Livre perigoso para Portugal em zona frontal.

12' - Vlahovic acerta em cheio no poste! Milinkovic-Savic serve o companheiro de equipa e o avançado da Fiorentina acerta no poste esquerdo da baliza de Rui Patrício.

10' - Renato Sanches pede penálti por falta de Veljkovic. Daniele Orsato manda seguir.

9' - Bola entra na baliza de Rui Patrício, mas o lance é anulado. Árbitro assinala falta de Milenkovic sobre Rúben Dias na área da seleção.

8' - Cartão amarelo para João Cancelo. Fez falta sobre Pavlovic.

3' - Entretanto há cartão amarelo para o banco da Sérvia. Selecionador Dragan Stojkovic é admoestado por reclamar falta de Bernardo Silva sobre Gudelj.

2' - GOOOOOOOOOOOLOOOOOO DE PORTUGAL! MARCA RENATO SANCHES! Bernardo Silva rouba a bola ao ex-Sporting Gudelj e deixa para Renato Sanches, que, sem ninguém pela frente, segue para a entrada da área e atira para o fundo das redes!

1' - Apito inicial no Estádio da Luz! Nas Luz sente-se o apoio à equipa das quinas.

0'- Houve-se o hino português no estádio da Luz.

Equipas Iniciais

Onze de Portugal: Rui Patrício; João Cancelo, José Fonte, Rúben Dias e Nuno Mendes; Renato Sanches, Danilo e João Moutinho; Bernardo Silva, Cristiano Ronaldo e Diogo Jota.

Suplentes de Portugal: José Sá, Diogo Costa, Nélson Semedo, Diogo Dalot, Bruno Fernandes, William Carvalho, Rúben Neves, Palhinha, André Silva, Rafael Leão, Gonçalo Guedes, João Félix.

Onze da Sérvia: Rajković; Milenković, Veljković, Pavlović; Živković, Sergej Milinković-Savić, Gudelj, Lukić, Kostić; Tadić; Vlahović.

Suplentes da Sérvia: Dmitrović, Vanja Milinković-Savić, Mladenović, Terzić, Stefan Mitrović, Spajić, Maksimović, Radonjić, Račić, Grujić, Aleksandar Mitrović, Jović.

----------------------------------------------

18h25: Já há equipas iniciais para este encontro na Luz. Fernando Santos, como já era esperado, fez muitas alterações em relação ao empate da última jornada com a Irlanda.

18h12: Estádio da Luz já está preparado para este duelo.

Antevisão

Portugal procura este domingo fechar com chave de ouro a fase de qualificação para o Mundial'2022, alcançado uma vitória, ou pelo menos um empate, diante da Sérvia e que permita assegurar o primeiro lugar e um apuramento direto para a maior prova de seleções que decorre no próximo ano no Qatar.

Após o empate 0-0 na República da Irlanda, na quinta-feira, Portugal subiu à liderança do grupo A, com 17 pontos, em igualdade com os sérvios, mas em vantagem na diferença de golos (16-4 contra 16-8), pelo que um empate basta à equipa das quinas para carimbar o bilhete para o Campeonato do Mundo.

Mas os sérvios não vêm a Lisboa apenas para cumprir calendário, uma vez que uma vitória no Estádio da Luz dá o primeiro lugar à equipa da região dos Balcãs, e atira a seleção nacional para o segundo posto do grupo, obrigando os lusos a disputar os play-offs de acesso à fase final.

A equipa das quinas procura ainda ajustar contas com os sérvios, depois do final polémico em Belgrado, no passado dia 27 de março, jogo em que Cristiano Ronaldo colocou a bola no fundo das redes adversárias, mas a ausência do VAR (na altura não havia) retirou aquela que seria uma vitória de Portugal - o encontro terminou empatado a dois golos.

Pepe, que está a cumprir castigo, e Matheus Nunes, de fora por opção, são os únicos ausentes para este duelo decisivo no Estádio da Luz, que vai estar lotado e recheado de portugueses que vão gritar bem algo o nome de Portugal e apoiar os lusos para uma vitória tranquila frente à Sérvia.

O encontro entre Portugal e Sérvia, que será ajuizado pelo italiano Daniele Orsato, tem apito inicial agendado para as 19h45, e poderá acompanhar, em direto e ao detalhe, todas as incidências da partida na página do Desporto ao Minuto.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Eis a reação de Bruno Fernandes à ida de Rui Silva para o Sporting

Mercado de Transferências

Eis a reação de Bruno Fernandes à ida de Rui Silva para o Sporting

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1741
2FC Porto1740
3Benfica1738
4Sp. Braga1731
5Santa Clara1731
6Vitória SC1725
7Casa Pia1724
8Moreirense1722
9Famalicão1720
10Rio Ave1720
11Gil Vicente1719
12Estoril1718
13Estrela1716
14C.D. Nacional1716
15AVS1715
16Arouca1715
17Farense1714
18Boavista1712
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Lando Norris é da McLaren, mas não esconde o gosto... pela Ferrari

Fórmula 1

Lando Norris é da McLaren, mas não esconde o gosto... pela Ferrari

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas