As equipas portuguesas entraram em ação na FIBA Europe Cup na última quarta-feira para fecharem as contas do apuramento para a próxima fase da competição.
O Benfica conseguiu vencer os checos do BK Opava, por 86-84. As águias não tiveram tarefa fácil desde o primeiro minuto, tendo terminado o primeiro período do jogo a perder por 23-13. No final do segundo período, apesar de ainda estar em desvantagem, o Benfica conseguiu reduzir a diferença no marcador, agora em 38-35. Na segunda parte do encontro, os encarnados foram superiores e tomaram o controlo do jogo. O terceiro período deixou os portugueses na frente, com o resultado em 64-57. No último período, contudo, o marcador apertou-se e as águias estiveram perto de colocar em causa a vitória na partida. Valeu um lançamento de três pontos falhado pelos checos já a fechar o cronómetro para selar a vitória encarnada. Aaron Broussard marcou 16 pontos, fez quatro assistências e garantiu sete ressaltos.
Ainda na capital do país, o Sporting perdeu frente aos gregos do Ionikos BC por 93-79, em jogo que pouco mexeu nas contas do grupo, uma vez que os leões já tinham garantido o primeiro lugar no Grupo F. O primeiro período terminou em ligeira vantagem grega, por 23-19, ao contrário do segundo período, no qual o Ionikos aumentou consideravelmente a diferença no marcador para 52-36. O intervalo de pouco serviu para inspirar a equipa verde e branca, que continuou em desvantagem, agora por 73-55. Até ao final, o Ionikos tomou conta do jogo de forma confortável e acabou por vencer com mais de 10 pontos de vantagem. Diogo Ventura esteve em evidência com 14 pontos, não tantos como o adversário Nikos Chougkaz, que, além dos 28 pontos que marcou, garantiu 11 ressaltos e três assistências.
No norte, o FC Porto também perdeu. Na receção aos polacos do Legia Varsóvia, o resultado terminou em 82-81. Os dragões tiveram apenas dois períodos satisfatórios, tendo sido dominados no encontro pelo líder do Grupo H da FIBA Europe Cup. Os primeiros três períodos terminaram com vantagem dos polacos por 20-16, 37-40 e 63-54. No último período a equipa portuguesa protagonizou uma fantástica recuperação, empatando o resultado em 74-74 e obrigando a prolongamento. Apesar do esforço azul e branco, o Legia venceu por 82-81 para lá do tempo regulamentar. Do lado português, o base Charlon Kloof foi destaque com 20 pontos, três assistências e três roubos de bola.
Fechadas as contas nos grupos, Benfica e Sporting seguem em frente na FIBA Europe Cup, ambos como vencedores dos respetivos grupos, enquanto FC Porto fica pelo caminho depois do terceiro lugar no Grupo H.