Dragão de 'pente quatro' continua de cabelos ao vento no trono da I Liga

Azuis e brancos golearam a Belenenses SAD e mantêm a liderança isolada do campeonato português.

Notícia

© Getty Images

Rodrigo Querido
16/01/2022 22:33 ‧ 16/01/2022 por Rodrigo Querido

Desporto

I Liga

O FC Porto manteve, este domingo, a liderança isolada no campeonato nacional, depois de golear no Jamor frente à Belenenses SAD, por 4-1, em jogo a contar para a 18.ª jornada da I Liga.

Abel Camará abriu os marcadores para os azuis, mas Evanilson, que marcou três golos, e Taremi deram a volta ao texto e construíram a vitória para os vigentes líderes da tabela.

Filme do Jogo:

Sem Sérgio Conceição no banco de suplentes, dado que o técnico está, de novo, a cumprir um período de suspensão, coube ao treinador adjunto Vítor Bruno assumir as rédeas.

E foram várias as mudanças na equipa inicial dos azuis e brancos para este encontro no Estádio Nacional, no Jamor. Pepê, Fábio Vieira e Bruno Costa forma lançados em jogo, com o último a assumir o plantel de defesa direito.

A partida entre o primeiro e o último classificados da I Liga arrancou muito equilibrada e com uma grande surpresa no marcador. A Belenenses SAD chegou à vantagem por intermédio de Camará aos 13 minutos. Depois de um pontapé de canto, o avançado saltou mais alto que todos para o golo.

No entanto, a tarefa dos azuis ficou mais complicada quando o sul-africano Yaya Sithole foi expulso aos 33 minutos, depois de uma entrada mais perigosa sobre Fábio Vieira. O FC Porto ganhou ascendente após a expulsão e acabou mesmo por chegar ao golo por intermédio de Evanilson três minutos depois.

Daí até ao final do primeiro tempo, a superioridade dos dragões foi total, de tal forma que o FC Porto viu dois golos serem-lhe anulados. Primeiro Evanilson bisou aos 41 minutos, mas o brasileiro estava em posição irregular. Depois, e nos descontos do primeiro tempo, Taremi, que tinha começado a partida no banco de suplentes e foi lançado depois da expulsão nos azuis, até fez o 2-1, mas o lance foi anulado por Manuel Mota que considerou que o iraniano fez falta nas costas do defesa da Belenenses SAD Tomás Ribeiro.

Com mais uma unidade em campo, foi sem qualquer tipo de surpresa que, em três minutos, o FC Porto colocou um ponto final na partida. Evanilson bisou na partida aos 58 minutos, após um belo trabalho de Francisco Conceição, que tinha sido lançado no jogo minutos antes, e Taremi, que faturou pela terceira jornada seguida, à passagem do minuto 61. Pouco depois, Luis Díaz, que tem sido a figura de proa dos dragões neste arranque de época, acabou por falhar uma grande penalidade, num jogo em que não esteve em grande evidência.

O FC Porto não desistiu de procurar o quarto golo no encontro, e chegou mesmo à goleada aos 84 minutos. Fábio Vieira levantou um canto na esquerda para a zona do primeiro poste e Evanilson cabeceia para o hattrick.

Com este resultado, o FC Porto mantém a liderança do campeonato com 50 pontos, mais três do que o Sporting e nove que o terceiro classificado Benfica. Já a Belenenses SAD continua a segurar a lanterna vermelha com 11 pontos.

Momento do jogo: A expulsão de Yaya Sithole aos 32 minutos deitou tudo a perder para a equipa da casa. Com mais um jogador em campo, o FC Porto fez pela vida para vencer a partida, e saiu com uma goleada do Jamor.

Equipas iniciais:

Belenenses SAD: Luiz Felipe, Calila, Tomás Ribeiro, Nilton, Pedro Nuno, Yaya, Sousa, Cafú, Chima, Camará e Tavares.

Suplentes da Belenenses SAD: Álvaro Ramalho, Lukovic, Jójó, Danny, César Sousa, Ndour, Jordan, Safira e Tomás Castro.

FC Porto: Diogo Costa, Bruno Costa, Mbemba, Fábio Cardoso, Wendell, Uribe, Vitinha, Fábio Vieira, Evanilson, Luis Díaz e Pepê.

Suplentes FC Porto: Suplentes: Marchesín, Pepe, Taremi, Francisco Conceição, Grujic, Toni Martínez, João Marcelo, João Mendes e Gonçalo Borges.

Antevisão: O FC Porto, líder isolado da I Liga, desloca-se este domingo até ao terreno da Belenenses SAD, num jogo da marca o arranque da segunda volta das duas equipas no campeonato português.

Com 12 vitórias seguidas na I Liga, os dragões jogam este domingo contra uma formação que ficou sem treinador. Filipe Cândido apresentou a demissão e Franclim Carvalho, o terceiro técnico da época dos azuis, cumpre o segundo jogo pela equipa que joga no Jamor, depois da derrota na estreia frente ao Famalicão.

O encontro entre a Belenenses SAD e o FC Porto tem apito inicial agendado para as 20h30 e poderá acompanhar, ao segundo, todas as incidências da partida na página do Desporto ao Minuto.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Eduardo Quaresma e Tomás Araújo juntos no IPO antes do Sporting-Benfica

I Liga

Eduardo Quaresma e Tomás Araújo juntos no IPO antes do Sporting-Benfica

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1537
2FC Porto1537
3Benfica1435
4Sp. Braga1528
5Santa Clara1527
6Vitória SC1422
7Casa Pia1520
8Moreirense1520
9Famalicão1519
10Gil Vicente1517
11Rio Ave1416
12Estoril1414
13AVS1513
14C.D. Nacional1412
15Estrela1412
16Farense1512
17Boavista1512
18Arouca1511
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Audi S3 de Ronaldo continua guardado e sem hipótese de ter novo dono

Audi

Audi S3 de Ronaldo continua guardado e sem hipótese de ter novo dono

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas