O Benfica garantiu, esta terça-feira, a passagem à final da Taça da Liga, depois de afastar o Boavista, num encontro que foi decidido nos penáltis.
Everton abriu o marcador para as águias no primeiro tempo, mas o Boavista chegou ao empate no segundo tempo com um golo de Gustavo Sauer. Nos penáltis, os encarnados foram mais certeiros e seguiram para a final, onde não estavam desde 2015/16.
Filme do jogo:
O encontro no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, começou praticamente com uma oportunidade de golo para o Benfica, com Yaremchuk a rematar para boa defesa de Bracalli. O lance acabaria, no entanto, anulado por posição irregular de João Mário.
O Boavista mostrava-se determinado nos minutos iniciais, mas acabou por ser o Benfica a abrir o marcador na cidade do Lis aos 16 minutos. Everton aproveitou da melhor maneira um desentendimento entre os centrais Nathan e Filipe Ferreira e correu na direção da baliza para o primeiro do encontro.
Apesar do golo sofrido, o Boavista manteve a postura aguerrida e assustou Vlachodimos em duas oportunidades, primeiro com um desvio de Sebastián Pérez que encontrou as mãos do grego, e depois com um remate de longe de Musa, aos 33 minutos, que terminou nas luvas do guardião do Benfica.
Quem parece ter-se assustado foi Everton, depois de uma perdida incrível aos 39 minutos. Depois de um bom desenho ofensivo dos encarnados, Diogo Gonçalves entrou na área, tirou Nathan do caminho e cruzou atrasado. A bola chega à zona do brasileiro que atirou muito por cima quando estava em boa posição para atirar para o fundo das redes.
Ao contrário do primeiro tempo, em que o Benfica esteve quase sempre por cima, o Boavista entrou com outra cara para a etapa complementar, e dominou todos os segundos 45 minutos contra um adversário que pouco ou nada se viu. E a prova disso foi mesmo o golo do empate dos axadrezados.
Morato fez uma falta desnecessária dentro da grande área encarnada e Fábio Veríssimo apontou de pronto para a grande penalidade. Chamado a converter, Gustavo Sauer empatou o encontro aos 53 minutos.
O golo galvanizou a equipa de Petit, e foram mesmo as panteras a ter as melhores oportunidades neste segundo tempo, ambas pelo croata Musa, e que foram negadas de forma superior por Vlachodimnos. Primeiro, o avançado, a passe de Gorré, rematou à meia-volta, com o grego a responder com uma boa defesa. Depois, o dianteiro cabeceou uma bola metida por Hamache, na esquerda, e Vlachodimos, com mais uma grande defesa, voltou a evitar o golo dos boavisteiros.
O Benfica conseguiu impedir o ímpeto dos axadrezados nos minutos finais, e esteve perto de marcar o segundo perto dos 90 minutos. Pizzi recebeu uma bola em posição frontal e obrigou Bracalli a uma boa defesa.
Com a partida empatada no final do tempo regulamentar, o encontro seguiu para as inevitáveis grandes penalidades. No desempate pelos castigos máximos, os encarnados mostraram pontaria mais afinada. O Boavista falhou os três primeiros penáltis, com o Benfica a falhar um nesta sequência. Depois, os axadrezados marcaram dois, com Vertonghen a falhar pelo meio e a lançar o suspense para o último penálti. Chamado a converter, Weigl não tremeu e colocou o Benfica na final da Taça da Liga.
Os encarnados procuram agora conquistar a oitava Taça da Liga do historial, Pela frente, na final, os encarnados vão ter Sporting ou Santa Clara, que discutem a última vaga na noite de quarta-feira.
Momento do jogo: O penálti marcado por Sauer lançou o Boavista para uma segunda parte em que podia ter marcado mais golos ao Benfica. Ainda assim, as panteras não converteram as oportunidades em golos, e acabaram eliminadas no desempate por grandes penalidades.
Equipas iniciais:
Benfica: Odysseas, Valentino, Morato, Vertonghen, Grimaldo, Weigl, Paulo Bernardo, João Mário, Diogo Gonçalves, Everton e Yaremchuk.
Suplentes do Benfica: Helton Leite, André Almeida, Ferro, Meïte, Taarabt, Pizzi, Nemanja, Gil Dias e Gonçalo Ramos.
Boavista: Bracali, Nathan, Rodrigo Abascal, Filipe Ferreira, Luís Santos, Makouta, Sebastian Pérez, Hamache, Gustavo Sauer, Gorré e Musa.
Suplentes do Boavista: João Gonçalves, Guito, Reymão, Namora, De Santis, Ntep, Martim Tavares, Berna e Fran.
----------------------------------------------------------------------------------------------
18h35: Encarnados também já estão no palco da final.
18h08: Benfica está a sair da Batalha para rumar ao estádio.
18h00: Boavista já está a caminho do Estádio de Leiria.
Antevisão: O Benfica, recordista de títulos na Taça de Liga, e o Boavista, que procura atingir pela primeira vez a final da prova, medem forças esta terça-feira para definir quem será o primeiro finalista da edição de 2021/22.
A partida contará com várias baixas para os dois treinadores. A equipa treinada por Nélson Veríssimo está privada de Otamendi e de Darwin, em representação das respetivas seleções nacionais, assim vários lesionados e o caso positivo de Covid-19 de Rafa Silva. Do lado dos axadrezados, Yusupha, o Alireza Beiranvand, Reggie Cannon Jackson Porozo também rumaram às seleções, numa equipa com muitos lesionados também
O jogo entre Benfica e Boavista, com início às 19h45 e arbitragem de Fábio Veríssimo, será disputado no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, e poderá acompanhar, ao detalhe, todas as incidências do mesmo na página do Desporto ao Minuto.