Barcelona e Napoli não foram além de um empate (1-1), esta quinta-feira, em jogo da 1.ª mão do play-off de acesso aos oitavos de final da Liga Europa. Num duelo de gigantes, o empate acabou por se ajustar face àquilo que aconteceu ao longo dos 90 minutos, embora os blaugranas tenham disposto de várias oportunidades de golo nos últimos instantes do jogo.
O Barcelona teve mais posse de bola, mas o conjunto italiano foi sempre muito perigoso aquando se acercou da baliza à guarda de Ter Stegen. O empate deixa, assim, tudo em aberto para a 2.ª mão, agendada para daqui a precisamente uma semana em Itália. Recorde-se que os golos fora deixaram de dar vantagem em eliminatória das UEFA. Ou seja, o Napoli não está em vantagem.
Filme do jogo
A partida em Camp Nou começou a bom ritmo e com o Barcelona quase a inaugurar o marcador bem cedo, através de um pontapé fortíssimo de Pedri. Os minutos foram passando, o ritmo abrandado mas ainda antes do intervalo surgiu o primeiro golo.
O Barcelona até estava por cima do jogo, mas eis que o Napoli chegou ao golo. Após uma perdida incrível de Ferran Torres, o conjunto italiano respondeu em ataque organizado e quebrou o nulo através de Zielinski. O internacional polaco viu Ter Stegen negar um primeiro remate, mas na recarga não perdoou e assinou o primeiro golo da tarde em Camp Nou.
Today's attendance at Camp Nou: 7️⃣3️⃣,5️⃣2️⃣5️⃣
— FC Barcelona (@FCBarcelona) February 17, 2022
𝑴𝒐𝒍𝒕𝒆𝒔 𝒈𝒓𝒂̀𝒄𝒊𝒆𝒔 to everyone who came out to support the team! #ForçaBarça #BarçaNapoli pic.twitter.com/drVWjMCh0J
Na segunda parte a reação do Barcelona resultou, finalmente, e Ferran Torres, através de uma grande penalidade, assinalada após alerta do VAR, restabeleceu a igualdade aos 59 minutos. O avançado contratado ao Manchester City em janeiro nunca havia marcado qualquer penálti até... hoje.
Primer gol de penalti de Ferrán Torres (excluyendo tandas de desempate) en su carrera profesional. https://t.co/cvMSrmfsQG
— MisterChip (Alexis) (@2010MisterChip) February 17, 2022
O empate voltou a imperar no marcador e as duas equipas pareciam estar algo resignadas com o resultado. Até ao apito final nota para várias e boas ocasiões para o Barcelona consumar a remontada, mas o marcador não mais se alterou e fica tudo adiado para Itália, onde daqui a uma semana as duas equipas voltam a defrontar-se para decidir quem segue para os oitavos de final da Liga Europa.
Um português em campo
Aos 85 minutos Mário Rui, internacional português, foi lançado para dentro de campo por Luciano Spalletti para render Elmas, numa altura em que o Napoli estava somente preocupado em defender o resultado.
Equipas iniciais
ONZE DO BARCELONA: Ter Stegen; Jordi Alba, Piqué, Eric García, Mingueza; De Jong, Pedri, Nico González, Traoré, Ferran Torres e Aubameyang.
ONZE DO NAPOLI: Meret; Di Lorenzo, Rrahmani, Koulibaly, Juan Jesus; Fabian Ruiz, Anguissa; Elmas, Zielinski, Insigne; Osimhen.
Antevisão
O Barcelona recebe, esta quinta-feira, o Napoli em jogo relativo à 1.ª mão do play-off de acesso aos oitavos de final da Liga Europa. Estamos, por isso, perante dois candidatos a vencer a prova, mas só um conseguirá seguir em frente na segunda prova da UEFA.
Siga, em direto, todas as incidências da partida a partir das 17h45.