Afinal, o que aconteceu na passada semana foi apenas um percalço ou há motivos para temer o 'adeus' à Liga Europa? É isso que o Sporting de Braga terá de esclarecer, esta quinta-feira, na receção ao Sheriff, para a segunda mão do playoff de apuramento para os oitavos-de-final.
Os arsenalistas saíram da República da Moldávia com uma derrota, por 0-2, fruto dos golos de Sebastien Thill (na cobrança de uma grande penalidade) e Adama Traoré, que terão de anular se querem dar continuidade à 'epopeia' pelo futebol continental.
Os homens de Carlos Carvalhal responderam a esse desaire com um (suado) triunfo em Tondela, por 1-0, à boleia do tento 'solitário' de Ricardo Horta, pelo que lhes cabe, agora, capitalizar o momento e partir em busca da 'remontada', na Pedreira.
Quanto ao campeonato onde milita o conjunto orientado por Yuriy Vernydub, continua em plena pausa de inverno, pelo que este teve uma semana completa para preparar o segundo 'round' com os portugueses, com o objetivo de continuar a surpreender.
O Sporting de Braga-Sheriff será ajuizado pelo árbitro espanhol José María Sánchez Martínez, e tem apito inicial agendado para as 20h00 (hora de Portugal Continental) desta quinta-feira, no Estádio Municipal de Braga.
Treinadores em discurso direto
Carlos Carvalhal
Expetativas: Em sete jogos da Liga dos Campeões, o Sheriff só perdeu com o Inter de Milão. Fez um percurso excelente na Champions, especialmente fora de casa. Agora, depois de uma derrota por 2-0, vai ser ainda mais difícil do que seria se tivéssemos empatado a zero. Acreditamos que vamos passar e não são palavras de circunstância.
Estratégia: Temos de olhar para o jogo que lá fizemos, sabendo que o adversário é muito forte nas transições ofensivas. Não olhamos para o jogo só na perspetiva de atacar. Já no processo ofensivo, sabemos bem aquilo em que não estivemos bem na Moldávia, mas o relvado também estava seco e a bola não rolava. Aqui a bola vai rolar mais depressa e o nosso jogo poderá ser mais fluído.
Desvantagem na eliminatória: A nova regra da UEFA favorece a equipa que está em desvantagem. Antes um golo valia por dois, agora não. Temos um diferencial negativo de dois golos e há que equilibrar as contas, passando depois para a frente. Temos pela frente uma tarefa muito complicada que é proporcional à nossa vontade de ganhar a partida e seguir em frente na competição.
Yuriy Vernydub
Confiante na passagem: Estou confiante, conheço os meus jogadores. Continuo a achar que cada equipa tem 50 por cento de hipóteses. Respeito muito o Braga, mas amanhã [quinta-feira] vamos disputar o jogo.
Sp. Braga menos forte: Continuo a achar que o Braga é uma equipa forte, mas comparativamente, a equipa de há quatro anos era mais forte.
Carlos Carvalhal mostrou grande crença na passagem do Sporting de Braga: Já ouvimos essas palavras na Sérvia [Dínamo de Zagreb], veremos quem vai passar.
Últimos resultados
Sporting de Braga: V-D-V-D-V
Sheriff: V-D-D-E-V
Últimos onzes
Sporting de Braga: Matheus; Fabiano, Paulo Oliveira, David Carmo, Diogo Leite, Moura; Al Musrati, Castro; Rodrigo Gomes, Ricardo Horta e Abel Ruiz.
Sheriff: Athanasiadis; Bruno Felipe, Radelijc, Evangelou, Charles Petro, Julien; Thill, Nikolov; Traoré, Yansane e Takhshiboev.
Ausências
Sporting de Braga: Paulo Oliveira, Nuno Sequeira e Lucas Mineiro (lesionados).
Sheriff: /
Leia Também: Sem crachá para mandar na Europa: As notas do Sheriff-Sp. Braga