A formação transalpina, atual oitava da Serie A, qualificou-se diretamente para os 'oitavos', ao vencer o grupo C da fase de grupos, à frente dos noruegueses do Bodo/Glimt, dos ucranianos do Zorya e dos búlgaros do CSKA Sófia.
Por seu lado, o Vitesse foi segundo do grupo G, atrás dos franceses do Rennes e à frente dos ingleses do Tottenham, que foram 'escandalosamente' eliminados, e dos eslovenos do Mura, e teve de jogar o 'play-off' de acesso aos 'oitavos'.
No 'play-off', os neerlandeses perderam por 2-1 no reduto do Rapid Viena, em que reduziram aos 74 minutos, pelo belga Lois Openda, mas viraram em Arnhem, quando venceram por 2-0, com golos do austríaco Adrian Grbic e do eslovaco Matus Berro.
O primeiro encontro realiza-se nos Países Baixos, em 10 de março, e a eliminatória fecha uma semana depois, em 17, no Estádio Olímpico de Roma.
Quanto aos outros encontros, destaque para o confronto entre os ingleses do Leicester, de Ricardo Pereira, e os franceses do Rennes, enquanto o Marselha, a outra equipa gaulesa, mede forças com os suíços do Basileia.
Os oitavos de final da Liga Conferência Europa são pautados pelas equipas neerlandesas e, se o Vitesse defronta a Roma, o PSV Eindhoven joga com o Copenhaga, o AZ Alkmaar com o Bodo/Glimt e o Feyenoord perante o Partizan.
Por seu lado, o PAOK enfrenta o Gent, enquanto o Slavia Praga vai disputar o acesso aos 'quartos' com o LASK.
Os jogos da primeira mão realizam-se em 10 de março e os da segunda uma semana depois, em 17.