FC Porto e Sporting de Braga ficaram a conhecer, esta sexta-feira, os adversários que defrontarão nos 'oitavos' da Liga Europa, e as perspetivas até são animadoras para os dois emblemas portugueses.
Pela frente, seguem-se dois oponentes... franceses. O Lyon está no caminho dos dragões e o AS Monaco vai tentar dificultar a missão aos bracarenses. Curiosamente, falamos de duas equipas que batalham por um lugar novamente em zona europeia, de tal forma que somam o mesmo número de pontos e estão ambas às portas da Europa.
O histórico do FC Porto com o Lyon é risonho, e, se acrescentarmos todas as equipas francesas, continua a ser bastante satisfatório para os dragões (18 vitórias em 31 jogos). Já o Sporting de Braga, irá defrontar pela primeira vez o AS Monaco, apesar de também contar com um histórico minimamente razoável frente a formações gaulesas.
No entanto, o presente não se faz totalmente do passado, pelo que as duas equipas portuguesas terão de se inspirar na conquista de Portugal no Euro 2016 para também poderem sair de França a sorrir, uma vez que a segunda mão de dragões e minhotos será disputada fora de Portugal.
Lyon, o adversário apetecível?
Momento de forma: Longe dos tempos áureos e recheados de títulos que marcaram a primeira década do milénio, o Lyon tem oscilado entre o pódio e os lugares à porta da Europa nos últimos anos. Atualmente, encontra-se no oitavo lugar, da Ligue 1, com 38 pontos, a dois da zona europeia, num campeonato marcado por muitos empates consecutivos que afastaram a equipa de Peter Bosz dos lugares cimeiros. Na Liga Europa, o conjunto francês foi a equipa que mais pontos fez (16) na fase de grupos e garantiu confortavelmente a liderança do grupo A, com o dobro dos pontos do segundo classificado, o Rangers (8), além de ter sido a equipa a marcar mais golos nessa fase da prova europeia.
Histórico de confrontos: O registo não poderia ser mais favorável para os azuis e brancos. Em quatro duelos, o FC Porto venceu três e permitiu apenas que o Lyon conseguisse empatar na última ocasião em que se defrontaram. Na primeira ronda da Taça das Taças, em 1964/65, os dragões venceram os gones por 3-0, em Portugal, e, logo de seguida, em França (0-1). Mais recentemente, as duas equipas encontraram-se nos 'quartos' da Liga dos Campeões, em 2003/04, com o FC Porto a sorrir com um triunfo caseiro por 2-0, e a arrancar um empate (2-2), em Lyon, numa época que conduziria os dragões ao título de campeão europeu, derrotando na final o Monaco, por 3-0.
Principal arma: Numa equipa que conta com o internacional português Anthony Lopes, Karl Toko-Ekambi é um dos jogadores mais diferenciadores do plantel. Veloz no corredor direito do ataque, tecnicamente evoluído e com faro de golo nas chegadas à área contrária. O internacional camaronês de 29 anos já leva 12 golos e cinco assistências nos 25 jogos em que participou com a camisola dos franceses, estando perto de superar os 14 tentos certeiros e os seis passes para golo em toda a temporada passada. Na Liga Europa, coloca-se no topo dos melhores marcadores, contabilizando já seis golos... em seis jogos. À atenção de Sérgio Conceição.
AS Monaco, o luxo que os minhotos querem conquistar?
Momento de forma: Se há um clube que sabe o que é oscilar entre o topo e o fundo da tabela, esse clube é o AS Monaco, tendo recentemente saltado do primeiro para o antepenúltimo lugar no espaço de dois anos. A equipa localizada a sul do território francês encontra-se atualmente no sexto posto da Ligue 1, com 38 pontos (a dois da zona europeia) e, tal como o Lyon, também conheceu o sabor de vários resultados penalizadores que a impede de estar mais perto do pódio. O conjunto de Philippe Clément, ex-técnico do Club Brugge, arrecadou a liderança do grupo B na Liga Europa, com 12 pontos, sem perder qualquer jogo e detendo uma das melhores marcas defensivas da fase de grupos, com quatro golos sofridos.
Histórico de confrontos: O Sporting de Braga nunca defrontou o AS Monaco, mas conta com um curto histórico com equipas franceses, com destaque para o facto de todos esses encontros terem acontecido no presente século, uma vez que a dimensão europeia dos bracarenses cresceu exponencialmente ao longo dos últimos anos. Os minhotos jogaram duas vezes com o PSG (empate e derrota) e quatro com o Olympique Marseille (duas vitórias e duas derrotas), pelo que o histórico com os franceses até se torna minimamente razoável na perspetiva do Sporting de Braga.
Principal arma: Numa formação que conta com o internacional português Gelson Martins, a equipa de Carlos Carvalhal terá de ter especial atenção para aquele que é o melhor marcador do campeonato francês. Ben Yedder já leva 21 golos e cinco assistências em 36 jogos na presente temporada e está perto de superar as marcas da época anterior, na qual apontou 22 tentos certeiros e oito passes para golo. O facto de ainda não ter festejado por nenhuma ocasião na Liga Europa poderá alimentar a vontade de mexer com a eliminatória, uma vez que se trata de um jogador bastante lutador por cada bola, com pontaria afinada e com grande sentido de desmarcação.
Leia Também: FC Porto-Lyon e Sp. Braga-AS Monaco nos oitavos de final da Liga Europa