Treinador e jogadores brasileiros do Shakhtar já deixaram a Ucrânia

O treinador do Shakhtar Donetsk, o italiano Roberto de Zerbi, e os jogadores brasileiros do clube já deixaram a Ucrânia, em fuga na sequência da invasão pela Rússia, informou hoje o líder do campeonato ucraniano de futebol

Notícia

© Getty Images

Lusa
28/02/2022 15:09 ‧ 28/02/2022 por Lusa

Desporto

Ucrânia

"Os jogadores brasileiros do Shakhtar deixaram a Ucrânia, com as famílias. Ontem [domingo], viajaram de Kiev até à fronteira e hoje ultrapassaram-na. Estão na Roménia, neste momento. Deixaram o país em conjunto com os jogadores estrangeiros do Dínamo Kiev", precisou o clube de Donetsk.

O Shakhtar adiantou que a evacuação dos jogadores foi possível graças à "intervenção pessoal" do presidente da UEFA, Aleksander Ceferin, bem como dos líderes da Federação Ucraniana de Futebol, Andrii Pavelko, e da Federação Moldova de Futebol, Leonid Oleinichenko.

Roberto de Zerbi publicou uma mensagem nas redes sociais, manifestando-se feliz por regressar a Itália, mas observou que só o ficará inteiramente "quando os jogadores ucranianos, os amigos ucranianos e todo o povo da Ucrânia seja livre também".

Dos 11 jogadores brasileiros que alinham no Shakhtar Donetsk, há cinco com passagem pelo futebol português: Pedrinho (Benfica), Ismaily (Estoril Praia, Olhanense e Sporting de Braga), Fernando (Sporting), Dodó (Vitória de Guimarães) e Marcos António (Estoril Praia).

O campeonato de futebol da Ucrânia, que deveria ser retomado no fim de semana passado, após a pausa de inverno, foi suspenso na quinta-feira, devido à imposição da lei marcial no país, motivada pelo início da ofensiva militar desencadeada pela Rússia.

A prova é liderada pelo Shakhtar, equipa que joga há anos fora da cidade, considerada a capital da região de Donbass, foco inicial da tensão entre os dois países, com dois pontos de vantagem sobre o Dínamo Kiev, campeão em título, após a realização de 18 jornadas.

O defesa Nélson Monte, que esta época se transferiu do Rio Ave para o Dnipro, terceiro classificado na prova, a sete pontos do Shakhtar Donetsk, é o único jogador português a competir na liga ucraniana, tendo regressado no sábado a Portugal.

A Rússia lançou na quinta-feira de madrugada uma ofensiva militar na Ucrânia, com forças terrestres e bombardeamento de alvos em várias cidades, que já mataram mais de 350 civis, incluindo crianças, segundo Kiev. A ONU deu conta de quase 500 mil deslocados para a Polónia, Hungria, Moldova e Roménia.

O Presidente russo, Vladimir Putin, disse que a "operação militar especial" na Ucrânia visa desmilitarizar o país vizinho e que era a única maneira de a Rússia se defender, precisando o Kremlin que a ofensiva durará o tempo necessário.

O ataque foi condenado pela generalidade da comunidade internacional e a União Europeia e os Estados Unidos, entre outros, responderam com o envio de armas e munições para a Ucrânia e o reforço de sanções para isolar ainda mais Moscovo.

Leia Também: Shakhtar lança pedido de ajuda e cita Benfica, FC Porto, Sporting e Braga

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Os 40 anos de Cristiano Ronaldo com adoráveis fotografias em família

Cristiano Ronaldo

Os 40 anos de Cristiano Ronaldo com adoráveis fotografias em família

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting2050
2Benfica2044
3FC Porto2042
4Sp. Braga2040
5Santa Clara2035
6Casa Pia2030
7Vitória SC2029
8Estoril2027
9Famalicão2024
10Rio Ave2024
11Moreirense2023
12Gil Vicente2022
13Arouca2022
14C.D. Nacional2019
15AVS2018
16Estrela2017
17Farense2015
18Boavista2012
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Ronaldo faz 40 anos. Este foi o primeiro carro que comprou como prenda

Cristiano Ronaldo

Ronaldo faz 40 anos. Este foi o primeiro carro que comprou como prenda

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas