Edmílson acredita que o Clássico entre Sporting e FC Porto, agendado para amanhã, quarta-feira, e referente à 1.ª mão das meias finais da Taça de Portugal, vai ser "muito calculado". O antigo extremo brasileiro, que vestiu a camisola dos dois rivais, sublinha ainda que uma eventual vitória para qualquer um dos lados poderá ter consequências diretas... no campeonato.
"São Clássicos que, apesar de ser para a Taça, são sempre disputados com aquele ritmo de campeonato. É um jogo bastante difícil e vai vencer quem errar menos. É um jogo que vai ser definido pelos detalhes. São duas grandes equipas com dois grandes treinadores, que estão em ascensão e que estão colados na disputa pelo título. O fator moral é muito grande. Nenhuma das duas equipas vai querer perder, porque uma vitória do adversário dará muita moral para o campeonato.", começa por dizer Edmílson, em declarações exclusivas ao Desporto ao Minuto, prosseguindo.
"Vai ser um jogo bastante estudado, com certeza. Ainda para mais, sendo uma eliminatória a duas mãos Uma vitória na Taça moraliza para o campeonato. Isso é óbvio e passa pela cabeça dos jogadores. Os dois treinadores também sabem disso. É um jogo bastante importante e que vai influenciar as outras competições", argumenta o antigo jogador de 50 anos.
Questionado sobre um favorito para esta eliminatória da Taça de Portugal, e até na luta pelo título de campeão, Edmílson afirma que tudo está em aberto, embora atribua uma ligeira vantagem ao FC Porto, também por conta do percurso feito pelos dragões no campeonato.
"Na minha opinião, o FC Porto está um passo à frente. Tem estado melhor no campeonato e o Sporting teve dois percalços. Vai ser uma luta até ao final, mas o FC Porto parece-me um pouco acima do Sporting", remata Edmílson.
Ligação forte ao futebol português
Edmílson continua a estar bastante atento ao futebol português depois de um longo ciclo como jogador em solo luso. Além de Sporting e FC Porto, o antigo jogador brasileiro também vestiu a camisola de outros clubes em Portugal, tal como Portimonense, Nacional, Salgueiros e Guilhabreu.
No entanto, foi no FC Porto, clube representou por 85 ocasiões e pelo qual marcou 30 golos, que começou a dar nas vistas, chegando mesmo a mudar-se para o PSG na temporada de 1997/98. No entanto, a aventura em Paris não correu como desejado e Edmílson acabaria por regressar a Portugal, em janeiro de 1998, pela porta do... Sporting.
Ao serviço dos leões, o extremo brasileiro, que também atuava como segundo avançado, acumulou um saldo de 77 jogos disputados e 19 golos marcados. No que diz respeito aos títulos, Edmílson conquistou três campeonatos, dois pelo FC Porto e um pelo Sporting, e duas Supertaça, uma ao serviço de cada rival.
O jogo entre Sporting e FC Porto, referente à 1.ª mão das meias-finais da Taça de Portugal, está marcado para as 20h45 de quarta-feira. A partida da 2.ª mão será disputada entre 19 e 21 de abril.