Adie a visita ao cabeleireiro. É que, segundo um médico, pode ter consequências imprevisíveis e aterrorizantes.
Nas redes sociais, o neurocirurgião Arun Naik sugere que o simples ato de reclinar a cabeça no lavatório pode 'esconder' alguns riscos para a saúde. Esta posição pode acabar por comprimir ou danificar artérias, o que compromete o envio de sangue para o cérebro. "Pessoas com pressão alta, diabetes ou histórico de problemas no pescoço estão em maior risco", alerta no vídeo partilhado no Instagram.
Leia Também: O fruto exótico que ajuda a reduzir o risco de doenças do coração
Este fenómeno, conhecido como 'síndrome do salão de beleza', é raro. O primeiro caso foi relatado em 1993 nos Estados Unidos.
Em casos menos graves, o médico explica que as pessoas podem ter tonturas, visão turva, dormência e fala arrastada. Já situações mais complexas podem mesmo resultar num acidente vascular cerebral. "Ao apresentar quaisquer sintomas incomuns durante ou após a lavagem do cabelo, avise o cabeleireiro e procure ajuda médica", recomenda o neurocirurgião.
O especialista partilha ainda alguns conselhos: certifique-se que o pescoço está devidamente apoiado; peça uma toalha ou almofada para colocar sob o pescoço enquanto o cabelo é lavado; ajuste a cadeira ou o lavatório; faça pausas para mudar de posição; e informe os profissionais sobre eventuais problemas vasculares ou no pescoço.
Leia Também: Estudo. A forma como respira pode indicar se sofre de cancro do pulmão