Powered by Betano
Premier League
Newcastle United FC
Newcastle United
Hoje
20H00
West Ham United FC
West Ham United
1
1.42
X
4.65
2
6.20
Liga dos Campeões da UEFA
AC Sparta Praga
Sparta Praga
Amanhã
17H45
Atlético Madrid
Atlético Madrid
1
5.10
X
3.95
2
1.60
Liga dos Campeões da UEFA
SK Slovan Bratislava
Slovan Bratislava
Amanhã
17H45
AC Milão
Milão
1
12.00
X
6.60
2
1.18
Liga dos Campeões da UEFA
Bayer Leverkusen
Bayer Leverkusen
Amanhã
20H00
RB Salzburgo
Salzburgo
1
1.18
X
6.80
2
11.75

Sporting-FC Porto: A paz pratica-se dentro e fora das quatro linhas

Leões e dragões defrontam-se, hoje, pelas 20h45, para a primeira mão da meia-final da Taça de Portugal.

Notícia

© Getty Images

Ricardo Santos Fernandes
02/03/2022 08:00 ‧ 02/03/2022 por Ricardo Santos Fernandes

Desporto

Antevisão

As imagens que se viram no Estádio do Dragão, há algumas semanas, no desfecho do FC Porto-Sporting, para o campeonato, devem e têm de ser irrepetiveis.

Um cenário de violência entre jogadores, mas que também envolveu membros à margem das quatro linhas, deve constituir uma aprendizagem, para que um mau passado dê origem a um novo presente.

Na antevisão ao Clássico desta quarta-feira, Sérgio Conceição e Rúben Amorim passaram uma mensagem clara e transversal a ambos, sublinhando que o cenário de violência que se viu no anfieatro azul e branco não se pode repetir e os jogadores têm de se “comportar como homenzinhos”.

Leões e dragões reencontram-se em Alvalade pela terceira ocasião na presente época, depois de empatarem por duas ocasiões para a I Liga. Resultado que também se verificou na temporada transata, sendo o desequilibrador da balança o confronto da Taça da Liga, também em 2020/21, em que o campeão nacional derrubou o emblema da Invcita por 2-1.

Numa eliminatória onde os golos fora contam a dobrar, Sporting e FC Porto procuram ganhar vantagem numa meia-final que ficará resolvida apenas a 20 de abril.

Treinadores em discurso

Rúben Amorim

Primeiro jogo ser em casa: Não é vantagem nenhuma, até porque depois temos de jogar em casa deles. É um jogo entre duas grandes equipas e obviamente que jogando em casa temos o apoio do nosso público, mas como são duas grandes equipas eles podem vencer em Alvalade, como nós no Dragão. Temos de corrigir o que não fizemos tão bem nos últimos jogos contra eles e manter o que tem sido bem feito.

Sporting mais pressionado para este encontro? Nós vivemos essa situação já com a Taça da Liga e com aquilo que Benfica e Sporting tinham passado nas jornadas anteriores. Nós vimos que neste fim de semana FC Porto e Sporting perderam pontos e o Benfica ganhou, na jornada anterior tinha sido o contrário. Este tipo de coisas sucedem com naturalidade. O que suceder nesta eliminatória não vai ter impacto no resto do campeonato.

Peso do golo fora. Sporting abordará o jogo de maneira diferente? Talvez isso na segunda mão seja um fator que tenha influência, mas acredito que neste encontro, e também na cabeça dos jogadores, esse não vai ser um aspeto preponderante.

Sérgio Conceição

FC Porto perde sentido de jogo a jogar contra 10: Somos uma equipa ousada, e que pressiona alto. É mais fácil juntar a equipa no terço defensivo e defender à frente da grande área. Quando se quer pressionar alto e defender como nós o fazemos, claro que há mais espaço nas nossas costas e o adversário pode aproveitar. Ficamos mais exposto. Por vezes basta um jogador não cumprir o planeado para o adversário chegar à baliza e fazer golo. São situações que trabalhamos e retificamos. A equipa adversária ficar em inferioridade numérica... Levei um amarelo do final do jogo do senhor Manuel Mota porque lhe fui dizer como e que possível oito minutos só. Houve um problema com o auricular do árbitro, passado seis minutos e jogo interrompido e depois houve uma situação como Mbemba. Vocês têm noção do tempo que se jogou dos 70 aos 82 minutos? Um minuto e meio. Não se jogaram quase nove minutos. Eu sabia disto. Sente-se. Percebemos isso. Em 12 minutos, jogou-se um minuto e meio. Guarda-redes no chão... O tempo útil de jogo é uma vergonha. Jogar em superioridade numérica não torna o jogo mais fácil. Claro que é melhor, mas temos que olhar para as situações dentro do contexto e não de uma forma simples e básica. Temos quatro empates na Liga e não devíamos ter nenhum. Temos que melhorar. Já devíamos ter chegado á final da Liga dos Campeões, tenho que melhorar.

Gestão: Temos que olhar para quem está melhor e perceber qual é o onze que nos dá as garantias de ir lá para dentro e ganhar ao jogo."

Que Sporting espera: Não posso controlar aquilo que o adversário vai fazer em termos estratégicos. Em termos estruturais acho que não muda nada. Podem jogar jogadores com características diferentes, mas estamos preparados.

Últimos resultados

Sporting: E-V-D-E-V

FC Porto: E-E-V-V-E

Últimos onzes

Sporting: Adán; Gonçalo Inácio, Coates e Matheus Reis; Pedro Porro, Matheus Nunes, Ugarte, Daniel Bragança e Nuno Santos; Slimani e Paulinho.

FC Porto: Diogo Costa; João Marío, Mbemba, Fábio Cardoso e Zaidu; Otávio, Eustáquio, Vítor Ferreira e Pepê; Evanilson e Taremi.

Ausências:

Sporting: Pedro Gonçalves, Palhinha.

FC Porto: Bruno Costa, Manafá e Marchesín.

Leia Também: "Clássico? Será uma luta até final, mas o FC Porto está um pouco melhor"

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Vítor Bruno 'rasgado' após tropeção: "É o elo mais fraco deste FC Porto"

Taça de Portugal

Vítor Bruno 'rasgado' após tropeção: "É o elo mais fraco deste FC Porto"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1133
2FC Porto1127
3Benfica1025
4Santa Clara1121
5Sp. Braga1120
6Vitória SC1118
7Famalicão1117
8Moreirense1117
9Casa Pia1113
10Rio Ave1112
11Gil Vicente1110
12Estoril1110
13AVS1110
14Boavista119
15Estrela119
16Arouca118
17C.D. Nacional108
18Farense115
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Russel vence GP de Las Vegas. Verstappen sagra-se tetracampeão mundial

Fórmula 1

Russel vence GP de Las Vegas. Verstappen sagra-se tetracampeão mundial

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas