O Sporting joga, esta quarta-feira, em casa do Manchester City a segunda mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões, e vai tentar alcançar um autêntico milagre para assegurar a passagem aos quartos de final da prova.
A missão dos verde e brancos é difícil, e os dados que os leões alcançaram em outras idas a Inglaterra não ajudam. Para superar os cityzens, a equipa de Rúben Amorim terá de marcar, pelo menos, cinco golos, algo que, desde logo nunca conseguiram em 14 jogos em solo inglês, onde, aliás, só venceram em duas ocasiões.
Naquilo que parece ser uma tarefa quase impossível, o clube de Alvalade tentará evitar uma nova goleada, mas os antecedentes nesta fase da Liga dos Campeões não são animadores.
O conjunto leonino perdeu por um 1-12 recorde na anterior presença nos 'oitavos', em 2008/09, face ao Bayern, também após um 0-5 caseiro a abrir, e tentará agora não averbar uma derrota pelos mesmos números.
A partida no Ethiad Stadium entre Manchester City e Sporting contará com arbitragem do turco Halil Umut Meler e tem pontapé de saída agendado para as 20h00.
Treinadores em discurso direto:
Pep Guardiola:
Baixas: Não temos muitos jogadores, apenas 14 disponíveis. Temos alguns problemas. O Kyle [Walker] está suspenso e o João [Cancelo] está doente.
Resultado primeira mão: Tivemos um resultado incrível na primeira mão, mas o futebol é imprevisível. Há cartões vermelhos, a qualidade do adversário... Iremos entrar com uma equipa de topo dentro do possível. Não há muitas alternativas, mas formaremos a melhor equipa possível para vencer.
Elogios ao adversário: Normalmente, em Portugal, é FC Porto e Benfica. Há uns anos, o Sporting estava em apuros, mas as novas pessoas deram-lhe a volta. Têm um treinador excelente e são campeões. Marcámos rapidamente, o que acontece, por vezes. Depois disso, é fácil controlar quando o resultado é bom, mas tenho muito respeito pelo que estão a fazer.
Rúben Amorim:
Melhorar em relação ao jogo de Alvalade: Penso que entrámos bem e, até ao primeiro golo, conseguimos ter bola. Também espero que os jogadores não levantem o braço a pedir fora de jogo, enquanto a bola ainda rola, que jogadores não escorreguem, como escorregaram no terceiro golo. Que tenhamos sorte nesse sentido. Seria benéfico pressionar melhor, mas não perto da baliza do Ederson. É muito difícil roubar a bola à equipa deles. Espero ter mais bola neste jogo. Depois de sofrer dois golos, tentar ir atrás da bola torna-se quase impossível, pois jogam com o guarda-redes e têm os extremos bem abertos. Há que melhorar sem bola e aguentar o resultado em aberto durante mais tempo, o que estimula os jogadores.
Baixas no adversário: Primeiro há que ter noção de que jogadores estamos a falar, só precisam de 11, têm outros no banco... Olhando para os jogadores que o City tem disponíveis, não há qualquer tipo de facilidade, porque podem muito bem ser os titulares da equipa. Não consigo bem perceber a equipa tipo do Manchester City, porque é e um grupo curto, mas é um grupo de muita qualidade, são todos titulares e isso não deixa ninguém tranquilo.
Sporting vai apresentar a melhor equipa? Sim, obviamente, sabemos que vamos defrontar uma grande equipa. O Manchester City, tendo baixas, tem jogadores mais do que suficientes para apresentar grandes equipas. Nós vamos fazer o mesmo, vamos apresentar a melhor equipa, a única gestão que nós fazemos tem a ver com a carga física e proteger os jogadores para todas as competições. Depois temos jogo só na segunda-feira e estando os jogadores disponíveis, vai jogar a melhor equipa, a que nos da mais garantias para ter um bom resultado e é o que vamos fazer, como fazemos normalmente.
Últimos resultados:
Manchester City: V-D-V-V-V
Sporting: D-V-E-D-V
Últimos onzes:
Manchester City: Ederson, Kyle Walker, John Stones, Laporte, João Cancelo, Rodri, De Bruyne, Bernardo Silva, Mahrez, Jack Grealish e Phil Foden.
Sporting: Adán, Gonçalo Inácio, Coates, Matheus Reis, Ricardo Esgaio, Essugo, Matheus Nunes, Rúben Vinagre, Sarabia, Slimani e Nuno Santos.
Ausências:
Manchester City: Aké, Rúben Dias, João Cancelo, Mendy e Cole Palmer.
Sporting: Daniel Bragança, Matheus Nunes, Pote e Palhinha.