Na reação ao desaire europeu da passada quinta-feira, na derrota com o Lyon (0-1), o FC Porto reuniu esforços no campeonato e goleou o Tondela por 4-0, num jogo em que a expulsão beirã aos 66 minutos desequilibrou o encontro a favor dos dragões.
Após terem chegado ao intervalo com uma vantagem alcançada aos 45 minutos (numa grande penalidade de Taremi), os azuis e brancos construíram uma goleada após a expulsão de Manu Hernando, sensivelmente a meio do segundo tempo.
Em meia dúzia de minutos, os recém-entrados Galeno, Fábio Vieira e Francisco Conceição mostraram ser apostas ganhas de Sérgio Conceição e o FC Porto acabou a golear como há muito não se via no Dragão.
O impacto de um penálti ao minuto 45
Num jogo em que Fábio Cardoso voltou à titularidade no eixo da defesa para render Pepe, os dragões entraram ligeiramente melhores e chegaram a ameaçar o golo aos seis minutos, num remate de Wendell.
A essa primeira ocasião, juntaram-se ainda os cabeceamentos perigosos de Pepê e Mbemba, mas os beirões começaram a reagir gradualmente e, dentro do último um quarto de hora, ameaçaram o golo por duas vezes. Primeiro por Dadashov, depois por Neto Borges na sequência de um remate de fora da área salvo por Diogo Costa quase em cima da linha.
Contudo, apesar do equilíbrio, seria o FC Porto a chegar à vantagem, à beira do intervalo. Mehdi Taremi sofreu um toque de Sagnan na grande área, o VAR alertou e o árbitro Gustavo Correia assinalou grande penalidade, que seria exemplarmente convertida pelo próprio iraniano.
Expulsão... e três golos em seis minutos
No regresso dos balneários, o Tondela ainda tentou criar perigo por Dadashov nos primeiros minutos, mas não conseguiria muito mais que isso e seria o FC Porto a aproveitar os seus lances de perigo.
Sérgio Conceição mexeu na equipa e mal sabia que estava a meter em campo três jogadores que viriam a fazer golo. Francisco Conceição começou por ameaçar com um remate ao poste, minutos antes de o Tondela ficar reduzido a dez elementos, por expulsão de Manu Hernando, ao ver o segundo amarelo aos 66 minutos.
A partir daí, o FC Porto assumiu as rédeas do encontro e, em três ocasiões, três golos. Pouco depois de ter visto Trigueira negar-lhe um golo, Galeno apareceu no interior da área para ganhar um duelo e atirar para o segundo dos dragões aos 73 minutos.
Logo depois, aos 76 minutos, Fábio Vieira fez o terceiro numa recarga e, na saga de três em três minutos, seria Francisco Conceição a atirar para o 4-0 aos 79 minutos, com três golos marcados por recém-entrados... em apenas seis minutos. Toni Martínez, outro suplente utilizado, ainda chegou a marcar, mas o golo acabaria anulado por fora de jogo.
Com este resultado, o FC Porto passa a somar 70 pontos na liderança do campeonato, antes da visita ao Lyon a contar para a Liga Europa, enquanto o Tondela é 16.º classificado, com 21 pontos.
Momento do jogo: A expulsão de Manu Hernando. Houve um jogo até aos 66 minutos e outro completamente diferente a partir desse momento. O aparente 'equilíbrio' deu lugar a um tremendo desequilíbrio, com o FC Porto a aproveitar para transformar a vantagem de um golo... em quatro golos.
Onzes
FC Porto: Diogo Costa: Wendell, Fábio Cardoso, Mbemba, João Mário; Matheus Uribe, Vitinha, Otávio; Mehdi Taremi, Evanilson e Pepê
Tondela: Pedro Trigueira; Manu Hernando, Marcelo Alves, Modibo Sangan; Undabarrena, Pedro Augusto, Sessi D'Almeida, Tiago Almeida, Neto Borges; Dadashov e Daniel dos Anjos
Antevisão
O FC Porto recebe, este domingo, o Tondela, em jogo a contar para a 25.ª jornada da I Liga, antes de lançar a 'cartada' decisiva na deslocação europeia da próxima semana, a Lyon.
O foco, naturalmente, terá de estar no campeonato, mas os azuis e brancos lidam com um dado pouco seguro a jogar no Dragão, uma vez que venceram apenas um dos últimos quatro duelos caseiros.
Do outro lado, está um Tondela um pouco mais galvanizado com o momento que vive na Taça de Portugal (estando bem lançado para chegar à final) e que, após quatro derrotas no campeonato, voltou a pontuar na passada jornada, frente à Belenenses SAD (1-1).
Tocam-se dois extremos. O dos beirões em querer urgentemente sair da zona de descida, dado que ocupam o 16.º lugar, com 21 pontos. E o dos dragões com a intenção de ultrapassar as questões relacionadas com o desgaste físico, de forma a seguirem firmes na liderança (atualmente com 67 pontos), mantendo pelo menos os seis pontos de diferença para o segundo classificado, o Sporting.
FC Porto e Tondela defrontam-se, este domingo, a partir das 18 horas, num encontro que será disputado no Estádio do Dragão e que será ajuizado pelo árbitro Gustavo Correia. Pode acompanhar as incidências da partida em Desporto ao Minuto.
Leia Também: FC Porto-Tondela: Reagir ao desaire europeu e voltar a convencer em casa