Lachlan Morton pedala 1.063 quilómetros para angariar 180 mil euros

O ciclista australiano Lachlan Morton (EF Education-Easy Post) terminou hoje uma jornada de 42 horas para cumprir 1.063 quilómetros a pedalar, angariando cerca de 180 mil euros para apoiar ucranianos deslocados pela invasão russa da Ucrânia.

Notícia

© Lusa

Lusa
21/03/2022 17:17 ‧ 21/03/2022 por Lusa

Desporto

Conflito na Ucrânia

O desafio foi autoproposto pelo corredor de 30 anos e tem como objetivo angariar fundos para apoiar os deslocados, numa jornada que começou em Munique, na Alemanha, nas primeiras horas de sábado, e atravessou República Checa e Polónia até Korczowa, cidade fronteiriça com Krakovets, no oeste da Ucrânia.

"Quis juntar o máximo de dinheiro possível para ajudar quem precisa. [...] A guerra não é um problema afastado, estão à distância de uma jornada de bicicleta, seja onde for no mundo", explicou.

Morton é companheiro de equipa do português Rúben Guerreiro mas também do ucraniano Mark Padun, e os dois estavam a tomar o pequeno almoço quando este último soube da invasão do seu país pela Rússia.

Não é a primeira vez que o australiano corre por razões humanitárias, já que em 2021 fez um 'Tour alternativo', cumprindo a distância da Volta a França desse ano, em que não participou, numa jornada de 16 dias, com os fundos angariados a reverterem para a World Bicycle Relief.

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que causou pelo menos 902 mortos e 1.459 feridos entre a população civil, incluindo mais de 170 crianças, e provocou a fuga de mais de 10 milhões de pessoas, entre as quais mais de 3,3 milhões para os países vizinhos, indicam os mais recentes dados da ONU.

Segundo as Nações Unidas, cerca de 13 milhões de pessoas necessitam de assistência humanitária na Ucrânia.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Finalmente, a declaração. Gio agradece a Deus por "um homem como CR7"

Cristiano Ronaldo

Finalmente, a declaração. Gio agradece a Deus por "um homem como CR7"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting2050
2Benfica2044
3FC Porto2042
4Sp. Braga2040
5Santa Clara2035
6Casa Pia2030
7Vitória SC2029
8Estoril2027
9Famalicão2024
10Rio Ave2024
11Moreirense2023
12Gil Vicente2022
13Arouca2022
14C.D. Nacional2019
15AVS2018
16Estrela2017
17Farense2015
18Boavista2012
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Miguel Oliveira em destaque no segundo dia de testes em Sepang

MotoGP

Miguel Oliveira em destaque no segundo dia de testes em Sepang

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas