Uma nadadora de origem ucraniana, Victoria Solntseva (Zeynep Gunesh desde que tem nacionalidade turca) provocou uma avalanche de indignação com o seu gesto.
A atleta, que participou sob a bandeira turca nos últimos Jogos Olímpicos em Tóquio, teve de fugir da Crimeia em 2014, coincidindo com a ocupação russa, e partiu para a Turquia, o país que lhe deu a sua nacionalidade atual.
O seu último gesto numa das suas histórias de Instagram, em que é vista a pisar a bandeira russa, desencadeou uma inundação de reações. A mais relevante, a do ministro do Desporto da Rússia, Dmitry Shvishev, que condenou veementemente o gesto: "Isto é realmente nojento". Shvishev incentivou a Federação Internacional de Natação (FINA) a lançar uma investigação sobre o caso e exigiu que a nadadora fosse punida.
"Isto é realmente nojento. Gostaria de acreditar que a Federação Internacional de Natação, assim como outras organizações relevantes, punirá a nadadora por este comportamento. Os nossos atletas têm sido punidos pelas suas atitudes, e aqui temos uma verdadeira efusão de nacionalismo em relação a um país. Tais provocações devem ser punidas independentemente do país para onde são dirigidas e do país representado pelo atleta que o faz. Penso que o nosso sindicato deveria abordar a FINA com um pedido para investigar este caso em pormenor", disse Shvishev.
Ukrayna asıllı Avrupa Yüzme Şampiyonu milli yüzücümüz Viktoria Zeynep Güneş Instagram'da Rusya bayrağını ayağının altına alıp bir story paylaşmış.#viktoriagunes #zeynepgunes #ukrayna #rusya https://t.co/pqVqfz3zFC pic.twitter.com/tTcZYzBM1h
— Selçuk (@bayrone18) March 25, 2022
Leia Também: "No ciclismo, perde-se muito mais do que se vence"