O jogador dos 'leões' entrou para o encontro aos 58 minutos e, três minutos depois, fez o quarto golo da 'roja', fechando a goleada aos 73.
Antes, Alvaro Morata também tinha bisado, aos 37 e 40 minutos, com Yeremy Pino a fazer o terceiro tento da Espanha, aos 47.
A campeã mundial França também goleou em casa a África do Sul, por 5-0, com um 'bis' de Killian Mbappé (23 e 76 minutos), o segundo de penálti, e golos de Olivier Giroud (34), Wissam Ben Yedder (81) e Matteo Guendouzi (90+2).
Depois da surpreendente eliminação nos 'play-offs' de acesso, a campeã europeia Itália venceu em casa da Turquia (3-2), que tinha sido eliminada por Portugal na quinta-feira, com Giacomo Raspadori em destaque, com dois golos.
Num dos encontros grandes da noite, os Países Baixos e a Alemanha empataram a um golo, com os alemães a inaugurarem o marcador, aos 45+1 minutos, por Thomas Muller, e Steven Bergwijn a empatar aos 68.
O selecionador alemão Hans Dieter Flick interrompeu uma série de oito vitórias consecutivas desde que chegou ao comando da 'mannschaft'.
A Inglaterra, vice-campeã europeia, venceu em casa a Costa do Marfim, por 3-0, com golos de Ollie Watkins (30 minutos), Raheem Sterling (45) e Tyrone Mings (90+3).
Também vitoriosa desta noite saiu a Bélgica, líder do 'ranking' mundial, que recebeu e venceu o Burkina Faso, por 3-0, graças aos tentos de Hans Vanaken (16 minutos), Leandro Trossard (18) e Christian Benteke (75).
Ainda à espera de disputar os 'play-offs', por a Ucrânia não ter podido jogar devido à guerra com a Rússia, a Escócia e o País de Gales empataram, respetivamente, com a Áustria (2-2) e República Checa (1-1), equipas afastadas na quinta-feira, nas eliminatórias de acesso.
O anfitrião Qatar empatou a zero em casa com a Eslovénia.