O Benfica desloca-se, esta quarta-feira, até Anfield, a sempre temível casa do Liverpool, para disputar a segunda mão dos quartos de final da Liga dos Campeões. A missão das águias é muito complicada, uma vez que têm de dar a volta a um resultado negativo de 1-3, ocorrido na Luz há uma semana.
Perante este cenário, os comandados de Nélson Veríssimo têm de marcar dois golos e não sofrer nenhum para poderem levar a discussão da eliminatória para prolongamento. Esta é, assim, uma possibilidade teoricamente muito complicada, mas o treinador do Benfica revela-se confiante de que ainda está tudo em aberto e salientou, em conferência de imprensa, que marcar um golo cedo dará um balão de oxigênio aos seus jogadores.
Por seu turno, Jurgen Klopp quer "matar" a eliminatória o mais depressa possível e explicou que agora já conhece melhor as qualidades e fragilidades do Benfica, sublinhando que o apuramento não está garantido.
O pontapé de saída está agendado para as 20 horas, em Anfield, e o árbitro neerlandês Serdar Gozubuyuk foi o escolhido pela UEFA para ajuizar o segundo duelo entre Liverpool e Benfica.
Treinadores em discurso direto
Jurgen Klopp
Impedir golo do Benfica: "Se eles marcam um [golo] -- e sentimo-lo contra o Inter -, o jogo muda. [Na primeira mão] estávamos a controlar o jogo até que o Benfica marcou e [o jogo] ficou ligeiramente diferente. [...] Temos de manter-nos atentos, bastante zangados no bom sentido - se eles quiserem eliminar-nos da competição, vamos ter de estar prontos e espero que vamos estar."
Elogios para Darwin: "Ele é muito bom. Já o conhecia, ele jogou praticamente à minha frente, teve lutas físicas com o Konaté e é rápido. Calmo na finalização. Quando fez o golo, estava calmo. Se conseguir continuar saudável, terá uma grande carreira pela frente."
Nélson Veríssimo
Derrota do dérbi tira Benfica do acesso direto à Champions no próximo ano: "Vale mais passar na Champions ou comprometer a próxima época? O jogo mais importante é o do Liverpool, indiscutivelmente. Sabemos os resultados, a classificação, a diferença pontual para os adversários... aqui não é uma questão de escolhas, mas de damos importância a todas as competições em que estamos envolvidos, independentemente dos resultados serem negativos ou positivos. O nosso foco é o jogo de amanhã, temos de dar a importância devida a esse jogo, admitindo que estamos numa situação complicada, mas com o sonho de poder passar a uma meia-final. O jogo do Sporting vem a seguir."
Gestão tendo em vista o dérbi de domingo: "Não, não vamos fazer gestão. O jogo de amanhã é o jogo de amanhã e sabemos da importância que tem. Estamos numa eliminatória onde não estamos há cinco ou seis anos, e estamos à beira, ainda que saibamos dessa dificuldade, de chegar às meias-finais da Liga dos Campeões, algo que o clube nunca alcançou neste formato. Vamos com esse sonho de que é possível e entrar com a equipa mais forte, tendo em consideração que os que não entrarem também poderão dar resposta positiva. Temos confiança e ambição de que as coisas vão correr bem."
Últimos resultados
Liverpool: EVVVV
Benfica: VDDVV
Últimos onzes
Liverpool: Alisson; Alexander-Arnold, Van Dijk, Matip, Robertson; Thiago, Fabinho, Henderson; Salah, Diogo Jota e Sadio Mané.
Benfica: Odysseas; André Almeida, Morato, Otamendi, Valentino Lázaro; Meité, Taarabt, João Mário; Everton, Diogo Gonçalves, Darwin Núñez.
Ausentes
Liverpool: -
Benfica: Rafa Silva, Rodrigo Pinho e Lucas Veríssimo (lesionados).