O FC Porto recebe, este domingo, o Portimonense, em jogo a contar para a 30.ª jornada da I Liga, numa altura em que já só faltam apenas cinco rondas para o fecho do campeonato,
Nesse sentido, após o triunfo na deslocação a Guimarães (0-1), os dragões procuram manter o registo vitorioso apresentado recentemente, de forma a manter a vantagem de, pelo menos, seis pontos para o segundo classificado, o Sporting (que recebe o Benfica no domingo de Páscoa).
Já o Portimonense de Paulo Sérgio, após ter estado praticamente quatro meses sem somar os três pontos, conseguiu regressar aos triunfos na passada jornada e certamente terá ganho algum ânimo para o que resta do campeonato.
Certo é que o conjunto de Sérgio Conceição precisa de somar pelo menos 10 pontos (três vitórias e um empate) em 15 possíveis e, para isso, os três duelos caseiros que ainda tem pela frente poderão ser um grande trunfo para o objeto final.
Para isso, a equipa da cidade Invicta (com 12 triunfos e dois empates na fortaleza do Dragão) terá de ultrapassar os algarvios, que levam 14 derrotas consecutivas frente aos azuis e brancos. É preciso recuar até 1987 para relembrar a última vez que o Portimonense conseguiu derrubar o FC Porto, pelo que a história até ajuda os dragões.
O jogo está agendado para as 20h30 deste sábado, será ajuizado por Tiago Martins e pode acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.
Treinadores em discurso direto
Sérgio Conceição
Lotação esgotada no Dragão: Para nós é um prazer e uma honra grande, e cria um ambiente fantástico termos o estádio cheio. Agora não é por mais ou menos crença na equipa, os adeptos estão sempre apaixonados e a mil por cento com a equipa. A casa cheia não está relacionada com o fim do campeonato, mas pela época que vivemos e pela paixão que os adeptos têm pelo clube.
Sequência de jogos sem sofrer golos: Estou mais alerta e preocupado. É importante continuar esse registo, mas normalmente é quando uma pessoa está por cima que tende a distrair-se e a cometer alguns erros. Sempre que nós fazemos bem as coisas no capítulo defensivo ou ofensivo é importante manter o foco e manter os níveis altos.
Equipa já atingiu a perfeição? Se já tivesse atingido a perfeição tinha marcado quatro golos no último jogo e não tinha permitido tantas ocasiões ao Vitória SC, aí sim estaria a roçar a perfeição. Nós, em cada um dos rivais, encontramos adversidades diferentes e isso depois também descobre nós novas fragilidades e aspetos que não correm tão bem.
Paulo Sérgio
Projeção após regresso aos triunfos: Não somos diferentes hoje em relação a outras semanas e o jogo foi preparado da mesma forma e com a mesma ambição. Caso não tenhamos o resultado que sonhamos, que seja por mérito do adversário e não por qualquer demérito nosso.
Confiança contra o favorito: Teremos de ser profissionais e apresentar um conjunto de problemas ao FC Porto, complicando-lhe a tarefa, sabendo de todo o seu potencial e favoritismo. Quiçá quem sabe se amanhã [sábado] poderá ser o nosso dia. O jogo exige o máximo e mais qualquer coisa e é dessa forma que os atletas têm de estar preparados mentalmente para um jogo que não vai ser fácil, mas em que é possível um resultado positivo.
Luta pelo objetivo: Nada está ainda conseguido e, portanto, é preciso todo o foco no restante do campeonato que está para jogar.
Últimos resultados
FC Porto: V-V-V-E-V
Portimonense: V-D-D-D-D
Últimos onzes
FC Porto: Diogo Costa; Zaidu, Mbemba, Pepe, João Mário; Vitinha, Otávio, Grujic; Fábio Vieira, Pêpe e Mehdi Taremi
Portimonense: Samuel Portugal; Filipe Relvas, Pedrão, Lucas Possignolo; Welinton Júnior, Carlinhos, Henrique Jocú, Moufi; Iván Angulo, Shoya Nakajima e Fabrício.
Ausências
FC Porto: Manafá, Uribe e Bruno Costa (lesionados)
Portimonense: Sapara (lesionado), Lucas Possignolo, Welinton Júnior, Willyan Rocha (castigados) e Najakima (emprestado)
Leia Também: Eis a prenda de Conceição para celebrar os 40 anos de presidência de PdC