Powered by Betano
Southampton FC
Southampton
Hoje
14H00
Liverpool FC
Liverpool
1
10.50
X
5.70
2
1.24
Ipswich Town FC
Ipswich Town
Hoje
16H30
Manchester United FC
Man United
1
5.00
X
4.00
2
1.57
Newcastle United FC
Newcastle United
Amanhã
20H00
West Ham United FC
West Ham United
1
1.42
X
4.50
2
6.40
AC Sparta Praga
Sparta Praga
26
novembro
17H45
Atlético Madrid
Atlético Madrid
1
5.00
X
3.90
2
1.60

FC Porto devora o Portimonense e já tem o 'espumante' no frigorífico

Dragões estão agora a sete pontos do título

Notícia

© Getty Images

Miguel Simões
16/04/2022 22:19 ‧ 16/04/2022 por Miguel Simões

Desporto

I Liga

Números expressivos. O FC Porto goleou, este sábado, o Portimonense por 7-0 e igualou a sua melhor vitória no campeonato no presente século. Além de ficar mais perto do título de campeão nacional, o emblema da cidade Invicta ainda colocou uma pressão adicional ao Sporting, que defrontará o Benfica no domingo de Páscoa.

Numa primeira parte de extrema eficácia azul e branca, quatro golos apontados em 21 minutos catapultaram o FC Porto para um resultado 'gordo'. Taremi abriu o ativo, Grujic ampliou, o mesmo Taremi bisou de penálti e Evanilson também quis entrar nas contas.

Sem tirar o pé do acelerador, os dragões insistiram em encostar os algarvios às cordas e continuaram a avolumar a vantagem. Taremi assinalou o hat-trick, Pepe atirou para a meia dúzia e Evanilson fechou as contas com o 7-0 final.

Cada tiro, cada melro

Após uns primeiros minutos algo 'amarrados', bastou ao FC Porto abanar as redes da baliza adversária pela primeira vez que, logo após esse momento, o 'efeito ketchup' tratou de contar a história do que restou do primeiro tempo.

Aos 19 minutos, Taremi deu o melhor seguimento ao passe de Fábio Vieira e inaugurou o marcador de um jogo que mal se saberia no que iria dar, até porque, nove minutos depois, seria a vez de Grujic aproveitar a confusão na área algarvia e fuzilar para o segundo do jogo - o seu primeiro na presente temporada.

Sensivelmente à passagem da meia hora de jogo, Lazaar carregou Otávio sobre as costas e Tiago Martins não hesitou em apontar para a marca de grande penalidade, a qual seria exemplarmente assumida por Taremi, que deixou um recado aos críticos nos festejos, à semelhança do que tinha feito no primeiro golo.

Ainda antes do intervalo, aos 40 minutos, também Evanilson contribuiu para o avolumar dos números e rematou de forma rasteira para o 4-0.

Sem tirar o pé do acelerador...

Sérgio Conceição aproveitou a larga vantagem para mexer na equipa, em função do jogo com o Sporting para a Taça de Portugal, mas nem isso abalou a tendência do jogo, até porque a equipa de Paulo Sérgio (com muitas alterações face a equipas iniciais de jogos anteriores) nem com as indicações ao intervalo conseguiu travar as investidas adversárias.

Logo aos 47 minutos, Taremi apareceu solto na área e cabeceou para o hat-trick na partida, após novo cruzamento de Fábio Vieira. Pouco depois, seria a vez de Vitinha bater um canto diretamente para a cabeça de Pepe, que aumentou a diferença para a meia dúzia de golos.

O sétimo e último golo surgiu à passagem da hora de jogo, por intermédio de Evanilson, depois de ver Taremi rematar ao poste instantes antes. A partir daí, com as substituições, o jogo perdeu a intensidade, mas nem por isso deixaram de haver oportunidades.

Grujic e Toni Martínez ainda estiveram perto de colocar o resultado em 8-0 e, do outro lado, apenas Anderson Oliveira testou as luvas de Diogo Costa.

Com este resultado, o FC Porto soma agora 82 pontos na liderança do campeonato e fica com mais nove pontos que o Sporting, que defrontará o Benfica este domingo. Já o Portimonense é 12.º classificado, com 32 pontos.

Momento do jogo: O quinto golo do FC Porto no reatar da partida. Qualquer tipo de mensagem transmitida ao intervalo pediria a que o Portimonense não deixasse avolumar os números. Regressar dos balneários e demorar segundos a sofrer um novo golo deixa qualquer equipa 'de rastos'.

Onzes

FC Porto: Diogo Costa; Pepê, Mbemba, Pepe e Zaidu; Otávio, Grujic, Vitinha e Fábio Vieira; Taremi e Evanilson

Portimonense: Payam; Lazaar, Dacosta, Pedro Sá, Moufi; Sana, Carlinhos, Henrique Jocú; Anderson, Aponza e Fabrício.

 

Antevisão

O FC Porto recebe, este domingo, o Portimonense, em jogo a contar para a 30.ª jornada da I Liga, numa altura em que já só faltam apenas cinco rondas para o fecho do campeonato.

Nesse sentido, após o triunfo na deslocação a Guimarães (0-1), os dragões procuram manter o registo vitorioso apresentado recentemente, de forma a manter a vantagem de, pelo menos, seis pontos para o segundo classificado, o Sporting (que recebe o Benfica no domingo de Páscoa).

Já o Portimonense de Paulo Sérgio, após ter estado praticamente quatro meses sem somar os três pontos, conseguiu regressar aos triunfos na passada jornada e certamente terá ganho algum ânimo para o que resta do campeonato.

Certo é que o conjunto de Sérgio Conceição precisa de somar pelo menos 10 pontos (três vitórias e um empate) em 15 possíveis e, para isso, os três duelos caseiros que ainda tem pela frente poderão ser um grande trunfo para o objeto final.

Para isso, a equipa da cidade Invicta (com 12 triunfos e dois empates na fortaleza do Dragão) terá de ultrapassar os algarvios, que levam 14 derrotas consecutivas frente aos azuis e brancos. É preciso recuar até 1987 para relembrar a última vez que o Portimonense conseguiu derrubar o FC Porto, pelo que a história até ajuda os dragões.

O jogo está agendado para as 20h30 deste sábado, será ajuizado por Tiago Martins e pode acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.

Leia Também: FC Porto-Portimonense: Regresso à 'santa' fortaleza com título à vista

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Geovany Quenda foi ao baú e aplaudiu estreia de João Simões no Sporting

Taça de Portugal

Geovany Quenda foi ao baú e aplaudiu estreia de João Simões no Sporting

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1133
2FC Porto1127
3Benfica1025
4Santa Clara1121
5Sp. Braga1120
6Vitória SC1118
7Famalicão1117
8Moreirense1117
9Casa Pia1113
10Rio Ave1112
11Gil Vicente1110
12Estoril1110
13AVS1110
14Boavista119
15Estrela119
16Arouca118
17C.D. Nacional108
18Farense115
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Verstappen volta a bater Norris em Las Vegas em dia de pole de Russell

Fórmula 1

Verstappen volta a bater Norris em Las Vegas em dia de pole de Russell

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas