O FC Porto, vencedor em título da Taça de Portugal, defronta este domingo o Moreirense, em jogo a contar para a quarta eliminatória da competição. Os portistas são os últimos dos três 'grandes' a entrar em campo na ronda da prova rainha do futebol nacional.
O clube portuense, que há três semanas bateu o Moreirense por 2-0, para a Taça da Liga, é o único dos três 'grandes' a jogar fora de casa, num recinto onde os cónegos ainda não perderam esta temporada.
Os dragões chegam a esta partida à procura de apagar rapidamente a imagem deixada pela derrota por 4-1 no Clássico ante o Benfica, mas também o desaire europeu ante a Lazio.
Na última ronda, o FC Porto impôs-se facilmente ao Sintrense na estreia, por 3-0, enquanto que o Moreirense teve de virar o resultado frente ao União de Santarém, da Liga 3, para vencer por 2-1.
O encontro entre Moreirense e FC Porto tem início agendado para as 17h00 deste domingo, contará com arbitragem de Tiago Martins.
Treinadores em discurso direto
César Peixoto
Factor casa: "Este é um jogo da Taça de Portugal. Sabemos sempre a magia que existe à volta da Taça. Esta é a nossa casa, onde até passamos mais horas do que com a família. Sentimo-nos confortáveis e somos mais fortes aqui. Queremos beneficiar desse fator, independentemente de o FC Porto ser uma equipa forte em casa e fora."
Dificuldades: "Temos de estar preparados para um jogo de máxima dificuldade contra uma equipa com qualidade individual e coletiva. Acreditamos na nossa capacidade, no nosso trabalho, nos nossos jogadores (...). Acredito que fosse mais fácil [para nós] se o FC Porto não tivesse tido maus resultados, mas vamos tentar 'ferir' o FC Porto."
Mudanças no onze: "Confio muito em todos. Já praticamente todos os jogadores entraram. Os homens do banco têm entrado sempre muito bem. A equipa tem tido sucesso. No último jogo em casa [com o Gil Vicente]. Temos um grupo forte e unido."
Vítor Bruno
Fran Navarro tem oportunidade na Taça? "Não esteve no treino, pois não? (risos). O Fran... Quando disse que o Fran merecia cada cêntimo que recebi levantou-se alguma celeuma. Houve gente que comentou e bem. Toda a gente tem direito a opinar. Não é pelo facto de ele não jogar, que não pode ser um grande profissional. Temos de dar, talvez, mais valor àqueles que não jogam e que chegam ao treino e têm rendimento permanente. O Fran é um rosto menos visível, mas se calhar faz o Samu andar no fio da navalha para ter um rendimento alto. Considero-o um excelente profissional. Claro que é mais uma janela de oportunidade. Depende do momento do jogo. O Fran está disponível e perfeitamente capaz de ir a jogo amanhã".
Próximo jogo da Liga Europa também é decisivo: "O melhor onze que se pode esperar é o melhor para amanhã. Zero de reservas, zero de gestão, zero de pensamento no que vem a seguir. Olhar para o imediato. Atacar com o melhor onze possível. Quem veio de seleções, regressou quase todo em perfeitas condições. O Nico anda há um mês com um problema no pé que o incomoda, que o tira muitas vezes de parte do treino. Temos de fazer uma gestão muito cuidada da situação dele. São tudo condicionantes que temos de ter em conta amanhã para não hipotecar o rendimento futuro. Os jogadores que regressaram têm jogado praticamente sempre. Isso não me deixa preocupado."
Ciclo negativo antes da pausa: ""Obviamente que há sempre um impacto forte. Deixa sempre mossa. Aquilo que eu digo da agonia, de resolver no dia seguinte... Ela prolonga-se por mais tempo. Mas é uma agonia no sentimento. O que é levado para treino, as crenças e as convicções, estão lá a partir do primeiro treino após uma derrota que nos doeu. Eu sou muito prático. Acredito que muito daquilo que somos é resultado de 20/30% do que nos acontece e 70/80% da forma como reagimos ao que nos acontece. Aquilo que fizemos foi simples. Identificar problemas no jogo contra o Benfica e encontrar soluções. Não me vou desviar um milímetro daquilo que acho que é o melhor para a equipa. Os adeptos são soberanos. São o grande motor do clube. Têm espaço para se manifestar. Devem e podem fazê-lo. Agora se concordo ou não com a forma como fazem, isso é outra questão."
Últimos resultados
Moreirense: V-V-D-D-V.
FC Porto: V-V-V-D-D.
Últimos onzes
Moreirense: Kewin Silva, Dinis Pinto, Carlos Ponck, Marcelo, Godfried Frimpong, Rúben Ismael, Lawrence Ofori, Benny, Alanzinho, Madson, Guilherme Schettine.
FC Porto: Diogo Costa, Martim Fernandes, Tiago Djaló, Nehuén Pérez, Francisco Moura, Stephen Eustáquio, Alan Varela, Fábio Vieira, Nico González, Wenderson Galeno, Samu.
Ausências
Moreirense: Guilherme Liberato e Hernâni Infande (lesionados).
FC Porto: Iván Marcano, Grujic e Deniz Gul (lesionados).
Leia Também: "Pós-Benfica? Conheço os atalhos todos. Danos na viatura, zero"
Leia Também: Moreirense quer beneficiar do fator 'casa' para desafiar FC Porto na Taça