O Benfica recebe, na tarde deste domingo, o Famalicão em jogo da 31.ª jornada da I Liga. As águias regressam à Luz depois das visitas a Anfield e Alvalade e com um novo balão de oxigénio na luta pelo segundo lugar, que dá acesso direto à Liga dos Campeões.
A recente vitória no reduto do Sporting (2-0), registada no último domingo, deixou tudo em aberto quando faltam quatro jornadas para o final da época e numa altura em que o FC Porto está muito perto de se sagrar campeão. Ora, assim o Benfica precisa de vencer hoje para colocar pressão no rival Sporting, que agora tem apenas seis pontos de vantagem face às águias e que se encontra num momento negativo, também por conta da eliminação nas meias-finais da Taça de Portugal.
No entanto, do outro lado estará um Famalicão que ainda não está matematicamente a salvo da despromoção e que por isso vai querer arrancar pontos na Luz.
No que toca ao histórico de confrontos, o Benfica parte claramente por cima. Num total de 21 jogos oficiais, as águias venceram 17 duelos e o Famalicão apenas por uma vez saiu vencedor. Os restantes três jogos acabaram empatados.
O pontapé de saída no Estádio da Luz está agendado para as 18 horas e António Nobre é o árbitro nomeado para ajuizar a partida.
Treinadores em discurso direto
Nélson Veríssimo
Momento psicológico na luta pelo segundo lugar: "Não conheço o momento psicológico do Sporting. Aquilo que sabemos é que, antes do jogo com o Sporting, lançámos o desafio de, naquele momento, ganhar os cinco jogos que tínhamos pela frente. Naquela altura, estariam 15 pontos em disputa, agora estão 12, e o nosso foco tem de estar aí. São quatro jogos em que vamos tentar ganhar. Sabemos que não jogamos sozinhos, vamos ter uma oposição muito forte. Neste momento, estamos a seis pontos do Sporting. Continuamos a não depender só de nós para chegar à segunda posição. Sabemos que isso é complicado, mas é possível. Temos de estar num nível muito grande para conseguir isso. A proposta é, nos quatro jogos que restam, fazer 12 pontos, e, depois, esperar por ver aquilo que acontecem mais acima."
Famalicão: "Vamos receber uma equipa que está numa posição difícil da tabela. Sabemos que esses jogos, se não estivermos num nível alto, podem complicar-se, pelo que temos de ter uma mentalidade competitiva muito forte, dentro daquilo que temos vindo a apresentar. Ainda assim, sabemos que é uma equipa que gosta de ter posse de bola, de assumir o jogo, que gosta de ter um bloco defensivo alto... Independentemente da classificação que tem, o Famalicão é uma equipa que não abdica dos seus princípios de jogo. Vamos esperar uma equipa difícil. Temos de estar num nível competitivo muito alto e não facilitar em nada."
Rui Pedro Silva
Seis jogos consecutivos sem perder: "O grupo tem trabalhado de forma competente e encarámos este jogo como os outros, com um plano e uma estratégia para podermos competir pelo resultado. Tem-nos faltado ser uma equipa consistente e manter o foco no plano de jogo durante os 90 minutos e é isso que queremos evitar."
Elogios ao Benfica: "Marcaram três golos em Liverpool e foram ganhar ao Sporting em Alvalade. É uma equipa evoluída taticamente, que sabemos que vai surgir ofensiva e a querer dominar o jogo. Mas temos a nossas estratégias para travar o adversário."
Motivação por jogar na Luz: "Jogar com o Benfica, no Estádio da Luz, é uma motivação para qual jogador, técnico ou clube. Temos a nossa identidade, e este é mais um jogo em que vamos tentar ser competitivos, para lutar pelo objetivo da manutenção, que tenho a certeza que vamos conseguir."
Últimos resultados
Benfica: VEVDD
Famalicão: EDDEE
Útimos onzes
Benfica: Odysseas; Gilberto, Otamendi, Vertonghen e Grimaldo; Everton, Taarabt, Weigl e Diogo Gonçalves; Gonçalo Ramos e Darwin.
Famalicão: Luiz Junior; Penetra, Batubinsika, Adrián Marín; Gustavo Assunção, Diogo Figueiras, Pickel, Dolcek; Banza e Cádiz.
Ausentes
Benfica: Rafa Silva, Lucas Veríssimo, Rodrigo Pinho (lesionados); Everton (castigado).
Famalicão: Rúben Lima, David Tavares, Iván Jamie, Ivo Rodrigues (lesionados); Gustavo Assunção e Diogo Figueiras (castigados)