Powered by Betano
Southampton FC
Southampton
Hoje
14H00
Liverpool FC
Liverpool
1
10.50
X
5.70
2
1.24
Ipswich Town FC
Ipswich Town
Hoje
16H30
Manchester United FC
Man United
1
5.00
X
4.00
2
1.57
Newcastle United FC
Newcastle United
Amanhã
20H00
West Ham United FC
West Ham United
1
1.42
X
4.50
2
6.40
AC Sparta Praga
Sparta Praga
26
novembro
17H45
Atlético Madrid
Atlético Madrid
1
5.00
X
3.90
2
1.60

Benfica acorda tarde, perde pontos na Luz e Sporting pode aproveitar

Leões com possibilidade de aumentar vantagem, caso vençam o Boavista na segunda-feira.

Notícia

© Getty Images

Francisco Amaral Santos
23/04/2022 19:58 ‧ 23/04/2022 por Francisco Amaral Santos

Desporto

I Liga

O Benfica não foi além de um empate, este sábado, na receção ao Famalicão (0-0), em jogo da 31.ª jornada da I Liga. Depois de ter encurtado a distância para o rival Sporting na última ronda, na luta pelo segundo lugar, as águias tombaram na Luz, numa tarde em que a falta de inspiração foi gritante. 

Aliás, a equipa de Nélson Veríssimo só a meio da segunda parte é que começou a 'mandar' no jogo e a criar calafrios à defensiva contrária. No entanto, os encarnados acordaram tarde e podem ver o Sporting voltar a ampliar a vantagem pontual caso vença, na segunda-feira, o Boavista no Bessa. 

Filme do jogo 

Nélson Veríssimo fez duas alterações no onze, lançando Paulo Bernardo e Gil Dias para os lugares de Taarabt e Everton (castigado), e as águias entraram com vontade de marcar cedo, mas foram esbarrando num Famalicão ultra defensivo e com a clara missão de adiar o golo adversário o máximo de tempo possível. 

A inspiração encarnada também, diga-se, era quase inexistente e foi sem surpresas que o resultado ao intervalo mantinha-se num nulo. Sim, o Benfica teve mais posse de bola, mas as oportunidades claras de golo eram praticamente nenhumas. Aliás, o lance mais perigoso dos encarnados aconteceu já aos 41 minutos, aquando uma importante defesa de Luiz Júnior, que impediu o golo de Diogo Gonçalves em cima da linha de golo. 

Por seu turno, o Famalicão limitava-se a defender e também revelava pouca inspiração na hora de ir em busca do golo. Simon Banza até foi deixando sinais de qualidade, mas Pedro Marques e Heriberto estavam nitidamente pouco expeditos e decidiam quase sempre mal. 

O intervalo na Luz chegou e o nulo teimava em manter-se no marcador, mas a segunda parte não seria muito diferente. 

Nos segundos 45 minutos o Benfica voltou a provar que estava em tarde desinspirada e revelava claras dificuldades em quebrar a resistência defensiva dos famalicenses. Só aos 57 minutos Nélson Veríssimo mexeu na equipa, retirando Diogo Gonçalves e Gilberto e lançando André Almeida e Yaremchuk para dentro de campo. As alterações deram maior fôlego ao Benfica, mas o nulo continuava a imperar no marcador do Estádio da Luz. 

Aos 62 minutos Luiz Júnior voltou a entrar em ação para negar um dos escassos lances de perigo encarnado. Gil Dias apareceu do lado direito, fintou um adversário e tentou servir Darwin, mas o guardião brasileiro esticou-se todo e afastou o perigo. 

O relógio ia se aproximando do apito final e a ansiedade tomava conta do Benfica, que entrava num autêntico contrarrelógio. Aos 70 minutos, Luiz Júnior voltou a brilhar ao negar um golo, de bicicleta, a Paulo Bernardo. 

Até ao último apito, nota para um lance de muitas dúvidas na grande área do Famalicão. Alex Nascimento tocou com a mão na bola, mas António Nobre entendeu não haver motivo para assinalar grande penalidade, uma decisão que acabou por ser validada pelo VAR. 

Feitas as contas, o Benfica volta a tropeçar na luta pelo segundo lugar, menos de uma semana depois de ter encurtado distâncias para o rival Sporting. Um empate que pode custar muito caro às águias. Traduzindo: um erro que praticamente inviabiliza a chegada ao segundo lugar, que daria o desejado acesso direto à Liga dos Campeões na próxima temporada.

Momento do jogo: Num jogo sem grandes motivos de interesse, porque foi fraco, a intervenção de Luiz Júnior aos 70 minutos, face ao remate acrobático de Paulo Bernardo, acabou por ser o sinal mais evidente que a tarde na Luz não iria ter golos. 

Equipas iniciais 

ONZE DO BENFICA: Odysseas; Gilberto, Vertonghen, Otamendi, Grimaldo; Weigl, Paulo Bernardo, Diogo Gonçalves, Gil Dias; Gonçalo Ramos e Darwin. 

Suplentes: Helton Leite, André Almeida, Morato, Meïte, Taarabt, João Mário, Nemanja, Seferovic e Yaremchuk. 

ONZE DO FAMALICÃO: Júnior; Penetra, Riccieli, Alex Nascimento, Adrián Marin; Pickel, Pêpê, De La Fuente, Heriberto; Banza e Pedro Marques. 

Suplentes: Zlobin, Diogo Queirós, Pedro Brazão, Bruno Rodrigues, Kadile, Batubinsika, Dolcek, Benny e Jhonder Cádiz.

Antevisão

O Benfica recebe, este sábado, o Famalicão em jogo da 31.ª jornada da I Liga. As águias ainda lutam pelo segundo lugar, que garante o acesso direto à Liga dos Campeões, e precisam de vencer, esta tarde, para colocar pressão no rival Sporting, que só na segunda-feira vai a jogo. 

Do outro lado estará um Famalicão que não sabe o que é vencer há seis jogos consecutivos e que ainda não está a salvo da despromoção ao segundo escalão. 

Espera-se, assim, um jogo aberto na Luz, palco ao qual as águias regressam depois de dois jogos fora (Anfield e Alvalade). 

O árbitro da partida será António Nobre e o apito inicial está agendado para as 18 horas deste sábado. 

Siga, em direto, todas as incidências desta partida entre Benfica e Famalicão no Desporto ao Minuto. 

Leia Também: Benfica-Famalicão: Águias regressam à Luz de olho no segundo lugar

Partilhe a notícia


Rede social

Geovany Quenda foi ao baú e aplaudiu estreia de João Simões no Sporting

Taça de Portugal

Geovany Quenda foi ao baú e aplaudiu estreia de João Simões no Sporting

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1133
2FC Porto1127
3Benfica1025
4Santa Clara1121
5Sp. Braga1120
6Vitória SC1118
7Famalicão1117
8Moreirense1117
9Casa Pia1113
10Rio Ave1112
11Gil Vicente1110
12Estoril1110
13AVS1110
14Boavista119
15Estrela119
16Arouca118
17C.D. Nacional108
18Farense115
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Verstappen volta a bater Norris em Las Vegas em dia de pole de Russell

Fórmula 1

Verstappen volta a bater Norris em Las Vegas em dia de pole de Russell

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas