O Benfica não foi além de um empate, este sábado, na receção ao Famalicão (0-0), em jogo da 31.ª jornada da I Liga. Depois de ter encurtado a distância para o rival Sporting na última ronda, na luta pelo segundo lugar, as águias tombaram na Luz, numa tarde em que a falta de inspiração foi gritante.
Aliás, a equipa de Nélson Veríssimo só a meio da segunda parte é que começou a 'mandar' no jogo e a criar calafrios à defensiva contrária. No entanto, os encarnados acordaram tarde e podem ver o Sporting voltar a ampliar a vantagem pontual caso vença, na segunda-feira, o Boavista no Bessa.
Filme do jogo
Nélson Veríssimo fez duas alterações no onze, lançando Paulo Bernardo e Gil Dias para os lugares de Taarabt e Everton (castigado), e as águias entraram com vontade de marcar cedo, mas foram esbarrando num Famalicão ultra defensivo e com a clara missão de adiar o golo adversário o máximo de tempo possível.
⌚️5' SLB 0-0 FCF
— playmakerstats (@playmaker_PT) April 23, 2022
🇵🇹Gil Dias regressa à titularidade do Benfica na Liga bwin 28 jornadas depois.
O médio português tinha sido titular nas 3 primeiras jornadas com Jorge Jesus. pic.twitter.com/0Kk1LpAIAW
🇵🇹 30' | Benfica 0-0 Famalicão
— GoalPoint.pt (@_Goalpoint) April 23, 2022
Jogadores do SLB já correram mais de 500 metros com a bola nos pés mas, no último terço, com pouco resultado#LigaBwin #LigaPortugalBwin #SLBFCF pic.twitter.com/RvAQL5VTMG
A inspiração encarnada também, diga-se, era quase inexistente e foi sem surpresas que o resultado ao intervalo mantinha-se num nulo. Sim, o Benfica teve mais posse de bola, mas as oportunidades claras de golo eram praticamente nenhumas. Aliás, o lance mais perigoso dos encarnados aconteceu já aos 41 minutos, aquando uma importante defesa de Luiz Júnior, que impediu o golo de Diogo Gonçalves em cima da linha de golo.
Grande oportunidade para Diogo Gonçalves! #EPluribusUnum #SLBFCF #LigaPortugalbwin pic.twitter.com/XoCX9lvISS
— SL Benfica (@SLBenfica) April 23, 2022
Por seu turno, o Famalicão limitava-se a defender e também revelava pouca inspiração na hora de ir em busca do golo. Simon Banza até foi deixando sinais de qualidade, mas Pedro Marques e Heriberto estavam nitidamente pouco expeditos e decidiam quase sempre mal.
O intervalo na Luz chegou e o nulo teimava em manter-se no marcador, mas a segunda parte não seria muito diferente.
Nos segundos 45 minutos o Benfica voltou a provar que estava em tarde desinspirada e revelava claras dificuldades em quebrar a resistência defensiva dos famalicenses. Só aos 57 minutos Nélson Veríssimo mexeu na equipa, retirando Diogo Gonçalves e Gilberto e lançando André Almeida e Yaremchuk para dentro de campo. As alterações deram maior fôlego ao Benfica, mas o nulo continuava a imperar no marcador do Estádio da Luz.
Aos 62 minutos Luiz Júnior voltou a entrar em ação para negar um dos escassos lances de perigo encarnado. Gil Dias apareceu do lado direito, fintou um adversário e tentou servir Darwin, mas o guardião brasileiro esticou-se todo e afastou o perigo.
O relógio ia se aproximando do apito final e a ansiedade tomava conta do Benfica, que entrava num autêntico contrarrelógio. Aos 70 minutos, Luiz Júnior voltou a brilhar ao negar um golo, de bicicleta, a Paulo Bernardo.
Até ao último apito, nota para um lance de muitas dúvidas na grande área do Famalicão. Alex Nascimento tocou com a mão na bola, mas António Nobre entendeu não haver motivo para assinalar grande penalidade, uma decisão que acabou por ser validada pelo VAR.
Feitas as contas, o Benfica volta a tropeçar na luta pelo segundo lugar, menos de uma semana depois de ter encurtado distâncias para o rival Sporting. Um empate que pode custar muito caro às águias. Traduzindo: um erro que praticamente inviabiliza a chegada ao segundo lugar, que daria o desejado acesso direto à Liga dos Campeões na próxima temporada.
Momento do jogo: Num jogo sem grandes motivos de interesse, porque foi fraco, a intervenção de Luiz Júnior aos 70 minutos, face ao remate acrobático de Paulo Bernardo, acabou por ser o sinal mais evidente que a tarde na Luz não iria ter golos.
⌚️Apito final: SLB 0-0 FCF
— playmakerstats (@playmaker_PT) April 23, 2022
️É a primeira vez que o Benfica não vence o Famalicão na Luz (10V, 1E).
Também é a primeira vez as águias não marca em casa frente aos famalicenses. pic.twitter.com/dk6f3RwPz3
Equipas iniciais
ONZE DO BENFICA: Odysseas; Gilberto, Vertonghen, Otamendi, Grimaldo; Weigl, Paulo Bernardo, Diogo Gonçalves, Gil Dias; Gonçalo Ramos e Darwin.
Suplentes: Helton Leite, André Almeida, Morato, Meïte, Taarabt, João Mário, Nemanja, Seferovic e Yaremchuk.
ONZE DO FAMALICÃO: Júnior; Penetra, Riccieli, Alex Nascimento, Adrián Marin; Pickel, Pêpê, De La Fuente, Heriberto; Banza e Pedro Marques.
Suplentes: Zlobin, Diogo Queirós, Pedro Brazão, Bruno Rodrigues, Kadile, Batubinsika, Dolcek, Benny e Jhonder Cádiz.
Antevisão
O Benfica recebe, este sábado, o Famalicão em jogo da 31.ª jornada da I Liga. As águias ainda lutam pelo segundo lugar, que garante o acesso direto à Liga dos Campeões, e precisam de vencer, esta tarde, para colocar pressão no rival Sporting, que só na segunda-feira vai a jogo.
Do outro lado estará um Famalicão que não sabe o que é vencer há seis jogos consecutivos e que ainda não está a salvo da despromoção ao segundo escalão.
Espera-se, assim, um jogo aberto na Luz, palco ao qual as águias regressam depois de dois jogos fora (Anfield e Alvalade).
O árbitro da partida será António Nobre e o apito inicial está agendado para as 18 horas deste sábado.
Siga, em direto, todas as incidências desta partida entre Benfica e Famalicão no Desporto ao Minuto.
Leia Também: Benfica-Famalicão: Águias regressam à Luz de olho no segundo lugar