O Benfica despediu-se, esta sexta-feira, da época 2021/22 com uma vitória, por 2-0, em casa do Paços de Ferreira, em jogo da 34.ª e última jornada da I Liga.
Numa partida recheada de juventude do lado encarnado, que pretendeu mostrar serviço ao novo treinador Roger Schmidt, coube a Henrique Araújo marcar os dois golos da vitória encarnada na Mata Real.
Filme do jogo:
Já sem objetivos a alcançar nesta época, e tal como tinha prometido na antevisão a esta partida, Nélson Veríssimo lançou na Mata Real um onze inicial formado, na maioria, por jogadores formados no Seixal. Henrique Araújo, Tiago Gouveia, Tomás Araújo, Sandro Cruz, Paulo Bernardo e Morato começaram a partida.
E foi mesmo através de dois jogadores da cantera encarnada que surgiu o primeiro golo do encontro logo aos quatro minutos. Tiago Gouveia recuperou a posse de bola no meio-campo, seguiu com o esférico e isolou Henrique Araújo nas costas dos centrais pacenses. O avançado apenas teve de atirar cruzado para o fundo das redes adversárias.
Apesar do golo madrugador dos encarnados, o Paços de Ferreira conseguiu colocar em sentido o Benfica e obrigou Hélton Leite, o capitão de equipa na partida de despedida da época, a fazer um par de boas defesas que mantiveram a baliza encarnada a zeros.
Afoitos, os castores podiam chegado ao empate à passagem do minuto 22 e logo através do ex-Benfica Nico Gaitán. Juan Delgado cruzou da direita, Gilberto aliviou para a zona pequena área contra Gaitán e o brasileiro Hélton Leite conseguiu evitar o golo no limite. Antes, o canarinho já tinha anulado um remate perigoso do internacional argentino.
O Paços de Ferreira quem estava por cima do jogo nesta fase e Hélder Ferreira voltou a testar a atenção de Hélton Leite. Depois de ultrapassar com facilidade Sandro Cruz, o extremo pacense atirou cruzado para boa defensa do brasileiro. O mesmo jogador dos castores voltou a tentar a sua sorte aos 44 minutos. Gaitán isolou Hélder Ferreira, mas Hélton negou o golo com a cara.
Porém, e mesmo em cima do descanso, o Benfica cortou o ascendente da equipa da casa com um golo de Henrique Araújo, que bisou na partida. O miúdo madeirense aproveitou bem um cruzamento de Gil Dias e atirou a contar para o seu terceiro golo com a camisola da equipa principal.
A segunda parte começou com um lance que podia ter dado o hattrick ao jovem Henrique Araújo. Aos 54 minutos, Gil Dias apareceu bem a cruzar da direita e Marco Baixinho conseguiu um desvio providencial de cabeça quando Henrique Araújo já estava preparado para finalizar à boca da baliza.
Os pacenses mostraram muita garra, tal como na primeira parte, e podiam ter reduzido a vantagem na Mata Real. No entanto, algum desacerto na hora de finalizar levou a que os castores de César Peixoto não conseguissem marcar qualquer golo a Hélton Leite. Denilson Júnior ainda desferiu um remate em zona central que o canarinho defendeu com a cara. Já Lucas Silva atirou uma bola que passou rente ao poste da baliza encarnada.
Com a partida mais do que resolvida, Nélson Veríssimo decidiu promover as estreias dos jovens Martim Neto e Diego Moreira, que recentemente se sagraram campeões na UEFA Youth League. Até final, as águias controlaram bem o ritmo de jogo e fecharam a época com uma vitória.
Feitas as contas, o Benfica encerra a temporada da terceira posição com 74 pontos. Já o Paços de Ferreira é décimo classificado com 38 pontos, podendo terminar o campeonato numa posição menos elevada, dependendo das prestações de Boavista e Famalicão.
Momento do jogo: Boa jogada ofensiva do Benfica no desenho do primeiro golo. Tiago Araújo progrediu bem pela ala e serviu Henrique Araújo que atirou cruzado para o segundo golo da época na I Liga.
Equipas iniciais:
Paços de Ferreira: André Ferreira; Fernando Fonseca, Marco Baixinho, Pedro Ganchas, Delgado; Luiz Carlos, Rui Pires; Hélder Ferreira, Gaitán, Lucas Silva; Butzke.
Suplentes do Paços de Ferreira: Jeimes, Nuno Lima, Bastos, Ibrahim, Matchoi Djaló, Deni Jr., Pio, Maga, Edmilson Mendes.
Benfica: Helton Leite; Gilberto, Morato, Tomás Araújo, Sandro Cruz; Meïte, Paulo Bernardo, João Mário, Tiago Gouveia; Gil Dias e Henrique Araújo
Suplentes do Benfica: Svilar, Kokubo, André Almeida, Vertonghen, Taarabt, Martim Neto, Diogo Gonçalves, Diego Moreira e Yaremchuk.
Antevisão:
O duelo entre Paços de Ferreira e Benfica marca esta sexta-feira o arranque da última jornada da I Liga, num jogo quase para cumprir calendário para as duas equipas, mas que pode contribuir para consagrar Darwin Núñez como melhor marcador do campeonato.
Já com o terceiro lugar assegurado, e após mais uma época sem títulos, as águias enfrentam um Paços de Ferreira, atual décimo classificado, que pode ainda ter uma ligeira mexida na tabela, a subir ou descer, face à pouca diferença entre sétimo e 12.º.
Com vários titulares de fora, por suspensão, lesão ou mera opção técnica, Nélson Veríssimo chamou, entre outros, os jovens Martim Neto e Diego Moreira, que recentemente se sagraram campeões da UEFA Youth League e podem estrear-se na primeira equipas.
O internacional uruguaio Darwin Nuñez é um dos que não vai a jogo na Mata Real, mas deverá ser coroado como melhor marcador da I Liga, uma vez que tem 26 golos, mais seis do que o iraniano Medhi Taremi.
A partida entre Paços de Ferreira e Benfica tem apito inicial agendado para as 20h15 e poderá seguir, em direto, as incidências do encontro no Desporto ao Minuto.