Powered by Betano
Southampton FC
Southampton
Hoje
14H00
Liverpool FC
Liverpool
1
10.50
X
5.70
2
1.24
Ipswich Town FC
Ipswich Town
Hoje
16H30
Manchester United FC
Man United
1
5.00
X
4.00
2
1.57
Newcastle United FC
Newcastle United
Amanhã
20H00
West Ham United FC
West Ham United
1
1.42
X
4.50
2
6.40
AC Sparta Praga
Sparta Praga
26
novembro
17H45
Atlético Madrid
Atlético Madrid
1
5.00
X
3.90
2
1.60

Elixir da juventude cai mal aos pacenses e Benfica despede-se com vitória

Encarnados despedem-se da época com um triunfo na Capital do Móvel e jovens mostraram ao novo treinador Roger Schmidt tudo aquilo que podem apresentar na próxima época.

Notícia

© Global Imagens

Rodrigo Querido
13/05/2022 22:08 ‧ 13/05/2022 por Rodrigo Querido

Desporto

I Liga

O Benfica despediu-se, esta sexta-feira, da época 2021/22 com uma vitória, por 2-0, em casa do Paços de Ferreira, em  jogo da 34.ª e última jornada da I Liga.

Numa partida recheada de juventude do lado encarnado, que pretendeu mostrar serviço ao novo treinador Roger Schmidt, coube a Henrique Araújo marcar os dois golos da vitória encarnada na Mata Real.

Filme do jogo:

Já sem objetivos a alcançar nesta época, e tal como tinha prometido na antevisão a esta partida, Nélson Veríssimo lançou na Mata Real um onze inicial formado, na maioria, por jogadores formados no Seixal. Henrique Araújo, Tiago Gouveia, Tomás Araújo, Sandro Cruz, Paulo Bernardo e Morato começaram a partida.

E foi mesmo através de dois jogadores da cantera encarnada que surgiu o primeiro golo do encontro logo aos quatro minutos. Tiago Gouveia recuperou a posse de bola no meio-campo, seguiu com o esférico e isolou Henrique Araújo nas costas dos centrais pacenses. O avançado apenas teve de atirar cruzado para o fundo das redes adversárias.

Apesar do golo madrugador dos encarnados, o Paços de Ferreira conseguiu colocar em sentido o Benfica e obrigou Hélton Leite, o capitão de equipa na partida de despedida da época, a fazer um par de boas defesas que mantiveram a baliza encarnada a zeros.

Afoitos, os castores podiam chegado ao empate à passagem do minuto 22 e logo através do ex-Benfica Nico Gaitán. Juan Delgado cruzou da direita, Gilberto aliviou para a zona pequena área contra Gaitán e o brasileiro Hélton Leite conseguiu evitar o golo no limite. Antes, o canarinho já tinha anulado um remate perigoso do internacional argentino.

O Paços de Ferreira quem estava por cima do jogo nesta fase e Hélder Ferreira voltou a testar a atenção de Hélton Leite. Depois de ultrapassar com facilidade Sandro Cruz, o extremo pacense atirou cruzado para boa defensa do brasileiro. O mesmo jogador dos castores voltou a tentar a sua sorte aos 44 minutos. Gaitán isolou Hélder Ferreira, mas Hélton negou o golo com a cara.

Porém, e mesmo em cima do descanso, o Benfica cortou o ascendente da equipa da casa com um golo de Henrique Araújo, que bisou na partida. O miúdo madeirense aproveitou bem um cruzamento de Gil Dias e atirou a contar para o seu terceiro golo com a camisola da equipa principal.

A segunda parte começou com um lance que podia ter dado o hattrick ao jovem Henrique Araújo. Aos 54 minutos, Gil Dias apareceu bem a cruzar da direita e Marco Baixinho conseguiu um desvio providencial de cabeça quando Henrique Araújo já estava preparado para finalizar à boca da baliza.

Os pacenses mostraram muita garra, tal como na primeira parte, e podiam ter reduzido a vantagem na Mata Real. No entanto, algum desacerto na hora de finalizar levou a que os castores de César Peixoto não conseguissem marcar qualquer golo a Hélton Leite. Denilson Júnior ainda desferiu um remate em zona central que o canarinho defendeu com a cara. Já Lucas Silva atirou uma bola que passou rente ao poste da baliza encarnada.

Com a partida mais do que resolvida, Nélson Veríssimo decidiu promover as estreias dos jovens Martim Neto e Diego Moreira, que recentemente se sagraram campeões na UEFA Youth League. Até final, as águias controlaram bem o ritmo de jogo e fecharam a época com uma vitória.

Feitas as contas, o Benfica encerra a temporada da terceira posição com 74 pontos. Já o Paços de Ferreira é décimo classificado com 38 pontos, podendo terminar o campeonato numa posição menos elevada, dependendo das prestações de Boavista e Famalicão.

Momento do jogo: Boa jogada ofensiva do Benfica no desenho do primeiro golo. Tiago Araújo progrediu bem pela ala e serviu Henrique Araújo que atirou cruzado para o segundo golo da época na I Liga.

Equipas iniciais:

Paços de Ferreira: André Ferreira; Fernando Fonseca, Marco Baixinho, Pedro Ganchas, Delgado; Luiz Carlos, Rui Pires; Hélder Ferreira, Gaitán, Lucas Silva; Butzke.

Suplentes do Paços de Ferreira: Jeimes, Nuno Lima, Bastos, Ibrahim, Matchoi Djaló, Deni Jr., Pio, Maga, Edmilson Mendes.

Benfica: Helton Leite; Gilberto, Morato, Tomás Araújo, Sandro Cruz; Meïte, Paulo Bernardo, João Mário, Tiago Gouveia; Gil Dias e Henrique Araújo

Suplentes do Benfica: Svilar, Kokubo, André Almeida, Vertonghen, Taarabt, Martim Neto, Diogo Gonçalves, Diego Moreira e Yaremchuk.

Antevisão:

O duelo entre Paços de Ferreira e Benfica marca esta sexta-feira o arranque da última jornada da I Liga, num jogo quase para cumprir calendário para as duas equipas, mas que pode contribuir para consagrar Darwin Núñez como melhor marcador do campeonato.

Já com o terceiro lugar assegurado, e após mais uma época sem títulos, as águias enfrentam um Paços de Ferreira, atual décimo classificado, que pode ainda ter uma ligeira mexida na tabela, a subir ou descer, face à pouca diferença entre sétimo e 12.º.

Com vários titulares de fora, por suspensão, lesão ou mera opção técnica, Nélson Veríssimo chamou, entre outros, os jovens Martim Neto e Diego Moreira, que recentemente se sagraram campeões da UEFA Youth League e podem estrear-se na primeira equipas.

O internacional uruguaio Darwin Nuñez é um dos que não vai a jogo na Mata Real, mas deverá ser coroado como melhor marcador da I Liga, uma vez que tem 26 golos, mais seis do que o iraniano Medhi Taremi.

A partida entre Paços de Ferreira e Benfica tem apito inicial agendado para as 20h15 e poderá seguir, em direto, as incidências do encontro no Desporto ao Minuto.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Geovany Quenda foi ao baú e aplaudiu estreia de João Simões no Sporting

Taça de Portugal

Geovany Quenda foi ao baú e aplaudiu estreia de João Simões no Sporting

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1133
2FC Porto1127
3Benfica1025
4Santa Clara1121
5Sp. Braga1120
6Vitória SC1118
7Famalicão1117
8Moreirense1117
9Casa Pia1113
10Rio Ave1112
11Gil Vicente1110
12Estoril1110
13AVS1110
14Boavista119
15Estrela119
16Arouca118
17C.D. Nacional108
18Farense115
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Russel vence GP de Las Vegas. Verstappen sagra-se tetracampeão mundial

Fórmula 1

Russel vence GP de Las Vegas. Verstappen sagra-se tetracampeão mundial

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas