Segundo uma nota publicada na página da Internet do Governo açoriano, além dos Açores, vão participar no "Jogos das Ilhas" equipas das ilhas/regiões Baleares, Maiorca, Menorca, Ibiza (Elvissa), Canárias, Córsega, Ísquia (Ischia), Guiana Francesa, Madeira, Malta, Martinica e Sicília.
Os Açores irão levar uma comitiva constituída por uma centena de elementos, dos quais 77 atletas.
De acordo com a Secretaria Regional da Saúde e Desporto, a XXIV edição dos "Jogos das Ilhas -- Baleares 2022", organizados pelo COJI (Comité d'organisation des Jeux des Iles), decorrerá até 29 de maio em Cálvia, nas Baleares.
Os "Jogos das Ilhas" têm como objetivo a criação de um espírito de cidadania europeia, no contexto do ideal olímpico, que permita transmitir às camadas mais jovens, através do desporto, uma mensagem desportiva fundamentada no 'fair play' e no respeito pelo seu semelhante, realça a Secretaria Regional da Saúde e Desporto.
A iniciativa visa ainda o encontro entre jovens de origens diferentes, promovendo o espírito de cidadania europeia.
Os "Jogos das Ilhas" realizam-se de acordo com as regras internacionais, em geral, e destinam-se aos jovens cuja situação desportiva tenha enquadramento das respetivas federações desportivas nacionais.
Os Açores competirão em oito das 13 modalidades que integram o quadro oficial dos "Jogos das Ilhas - Baleares 2022", nomeadamente atletismo, futebol, judo, karaté, natação, ténis de campo, ténis de mesa e vela.
Fazem ainda parte do quadro da edição de 2022 dos "Jogos das Ilhas -- Baleares 2022" as modalidades de andebol, basquetebol, ginástica artística, triatlo e voleibol.
Os Açores aderiram ao projeto em 1998, com participação regular desde então, à exceção do ano de 2013, tendo organizado as edições de 2003 (Terceira e São Miguel), 2010 (São Miguel) e 2015 (Terceira).