O 'capitão' Gilberto foi o autor do único golo da partida, na conversão de um livre direto que sofreu dois desvios e traiu Francisco Meixedo, apesar do 'massacre' dos 'bês' que fizeram 20 remates contra cinco dos serranos.
O defesa David Carmo, contratado ao Sporting de Braga por cerca de 20 milhões de euros, alinhou de início na formação de António Folha, tal como Vasco Sousa e Bernardo Folha - que integraram os trabalhos de pré-época da equipa principal dos 'dragões' - e o reforço Wendel Silva (ex-Leixões).
Já os 'leões da serra', comandados por Leonel Pontes, estrearam no 'onze' seis dos 14 reforços: Pedro Casagrande, Seydine N'diaye, Rúben Ferreira, Nuno Rodrigues, Gildo e Zé Tiago, mas foi um velho conhecido que fez balançar as redes nos primeiros segundos do encontro.
Num livre à entrada da área, o 'capitão' Gilberto tirou as medidas e atirou forte, o esférico desviou na barreira e em outro defesa, traindo o movimento de Francisco Meixedo que nada pôde fazer.
Os 'bês' foram à procura do empate, que só não surgiu porque Jaime impediu o golo de Rui Moreira em cima da linha e o ímpeto foi quebrando fisicamente os serranos, que raramente conseguiram sair para o ataque, mas numa dessas raras ocasiões, Zé Tiago desperdiçou o 2-0 em zona privilegiada.
A 'turma' de Leonel Pontes conseguiu suster a pressão portista até ao intervalo, as duas equipas não fizeram alterações depois do descanso e nem a toada do jogo mudou.
Logo no reinício, Samba Koné rematou perto do poste, mais à frente Wendel cabeceou à trave e, pouco depois, David Carmo desviou por cima ao segundo poste depois de Zé Pedro ter ganho a primeira bola.
Um mero espetador na segunda parte, Francisco Meixedo ficou perto de sofrer o segundo golo num contra-ataque rápido de Diogo Rodrigues, que abriu para Zé Tiago e o remate do médio ex-Varzim saiu a rasar o poste depois de desviar num defesa
Nos últimos minutos, Jesús Díaz -- irmão de Luís Díaz -- assumiu a cobrança dos pontapés de canto e, por duas ocasiões, David Carmo ficou perto de se estrear a marcar com a camisola portista, não conseguindo evitar o triunfo do Sporting da Covilhã.