De Matheus para Mateus. A nova 'joia' para Rúben Amorim lapidar

Médio de 18 anos foi utilizado pelo técnico leonino na pré-época, e a janela de oportunidade pode estar à espreita.

Notícia

© Getty Images

Miguel Simões
18/08/2022 08:04 ‧ 18/08/2022 por Miguel Simões

Desporto

Sporting

Fecha-se uma porta, abre-se uma janela, já dizia o ditado. A saída de Matheus Nunes poderá encerrar um ciclo, mas rapidamente abrir outro favorável a um jovem promessa do Sporting que, curiosamente, surge com o nome de... Mateus Fernandes.

Desde a chegada de Rúben Amorim a Alvalade, em 2019/2020, a estratégia dos leões tem assentado numa política de forte aposta nos escalões mais abaixo, e são vários os nomes que 'emergiram' pela mão do técnico português.

Matheus Nunes não foi exceção. Em junho de 2020, estreou-se pela equipa principal, em Guimarães, num empate frente ao Vitória SC (2-2), sendo que rapidamente se tornou uma aposta regular nos meses seguintes, de tal forma que até à seleção nacional já chegou.

Terá, agora, chegado a vez de outro jovem brilhar, com um nome próprio praticamente igual e com características técnico-táticas muito semelhantes. Sem Matheus Nunes no Sporting, Mateus Fernandes parece ter margem de progressão para tentar afirmar-se entre as principais opções de Rúben Amorim.

Degrau a degrau

O médio nascido em Olhão - poucos dias depois após a final perdida de Portugal no Euro'2004 - começou a dar os primeiros passos no Olhanense em 2010, com seis anos, mas rapidamente despertou a atenção do Sporting, clube que integrou em 2016, e de onde nunca mais saiu.

Com o passar dos anos, Mateus Fernandes foi subindo degrau a degrau e chegou mesmo a sagrar-se campeão nacional pelos iniciados em 2018/19, altura em que Matheus Nunes trocou os sub-23 do Estoril pelos do Sporting.

Num ritmo de crescimento gradual, o jovem médio cumpriu um sonho ao assinar o primeiro contrato profissional com o clube do coração, em outubro de 2020, numa época em que, além de ter jogado nos juniores, fez a estreia na Liga Revelação e logo num dérbi com o Benfica (0-1), em abril de 2021.

 

Na temporada passada, Mateus Fernandes não só jogou pelo sub-23 e pela equipa B, como ainda participou na Youth League, competição europeia em que contribuiu com dois golos e duas assistências.

Com toda esta 'montra', as chamadas à seleção nacional de sub-18 e sub-19 surgiram naturalmente, e 'catapultaram' o jovem para um patamar de maior mediatismo, de tal forma que Rúben Amorim não hesitou em integrá-lo no plantel este verão para os embates de pré-época.

Três jogos a titular, três jogos do início ao fim e um total de 270 minutos suficientes para dar o primeiro 'cheirinho' ao treinador e aos adeptos daquilo que pode ser capaz de fazer assim que for chamado a alinhar pela formação principal.

As parecenças com Matheus Nunes

Parecidos no nome, parecidos na forma de jogar. Não há futebolistas iguais. Cada um distingue-se com identidade e características próprias. Contudo, isso não impede que se identifiquem determinados traços técnico-táticos na hora de fazer uma espécie de comparação entre dois atletas.

Com um elevado grau de maturidade na hora da decisão, Mateus Fernandes demonstrou durante a pré-época saber interpretar os diversos contextos do jogo, umas vezes com momentos de pura reorganização em cenários mais 'aflitos', outras tantas ao 'romper' o adversário para acelerar o jogo e desequilibrar o adversário - algo que destaca Matheus Nunes no futebol português.

Apesar de alguns erros (naturais no processo de crescimento), o jovem de 18 anos destacou-se pelo posicionamento seguro em termos ofensivos e defensivos, revelou ter um bom timing quando se exigia o pressing e ainda evidenciou ter uma boa leitura das trajetórias da bola e dos oponentes.

Notícias ao Minuto Aos 16 anos, Mateus Fernandes assinou contrato profissional com os leões.© Sporting CP  

Um futebolista de alto nível não se prepara só quando o próprio ou a equipa têm a bola nos pés, mas também nos momentos de antecipação e de reação à perda. Nesse capítulo, à semelhança de Matheus Nunes, o médio natural de Olhão deixou boas indicações e teve a inteligência necessária para fechar espaços e dificultar as linhas de passe dos adversários.

Conjugando todas as características, Mateus Fernandes afirma-se como um médio criativo, sobretudo nas zonas mais adiantadas do terreno, colaborando quase na perfeição com os restantes colegas na busca pelo jogo interior, mas também na hora de 'sacudir' a pressão para o jogo pelos flancos, permitindo uma maior chegada da equipa ao centro da grande área.

O mote da pré-época ficou dado. Cabe agora a Rúben Amorim conceder mais oportunidades a Mateus Fernandes, algo que poderá ficar ainda mais facilitado com a transferência de Matheus Nunes para o Wolverhampton na presente janela de transferências, a troco de 50 milhões de euros.

Leia Também: Há um novo Mateus a brilhar: Análise aos reforços frente ao St. Gilloise

Leia Também: Saída de Matheus Nunes reacende velho interesse de Amorim

Leia Também: "Pelo que fez no Sporting, Matheus Nunes não demorará a sair dos Wolves"

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Lenda francesa assistiu ao Lens-PSG totalmente 'camuflada'

Taça de França

Lenda francesa assistiu ao Lens-PSG totalmente 'camuflada'

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1537
2FC Porto1537
3Benfica1435
4Sp. Braga1528
5Santa Clara1527
6Vitória SC1422
7Casa Pia1520
8Moreirense1520
9Famalicão1519
10Gil Vicente1517
11Rio Ave1416
12Estoril1414
13AVS1513
14C.D. Nacional1412
15Estrela1412
16Farense1512
17Boavista1512
18Arouca1511
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Tesla deixa mensagem enigmática sobre táxi autónomo

Tesla

Tesla deixa mensagem enigmática sobre táxi autónomo

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas