O Sporting de Braga regressa, esta quinta-feira, à rota europeia para defrontar um adversário de referência no futebol escandinavo: o Malmo.
O bicampeão sueco já atravessou melhores dias e o sétimo lugar atual no campeonato está bem longe das aspirações europeias de uma equipa que já chegou a ter outro estatuto em contexto interno e europeu.
Já o Sporting de Braga, cada vez mais habituado às andanças da Liga Europa, chega à ronda inaugural da fase de grupos com o impulso interno, com quatro vitórias consecutivas no campeonato, a última das quais diante do rival Vitória SC, algo que dá outro nível de motivação à equipa de Artur Jorge.
De referir que os bracarenses integram o grupo D da segunda maior prova de clubes em contexto europeu com três equipas que nunca defrontaram na sua história. Além dos suecos, também os alemães do Union Berlin e os belgas do Union Saint-Gilloise.
O jogo tem apito inicial agendado para as 17h45 desta quinta-feira, num encontro disputado no Eleda Stadion e será ajuizado pelo croata Duje Strukan, sendo que poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.
Treinadores em discurso direto
Age Hareide
Análise ao adversário: "O Sporting de Braga é uma equipa boa com bola e temos de ser compactos defensivamente. Na 'Europa', se errarmos somos severamente punidos, pelo que temos que explorar os pontos fracos deles. É muito sobre tornarmo-nos cínicos no nosso jogo. É importante os adversários voltarem a sentir que é difícil vencer aqui".
Momento do clube: "Todos devem saber o que significa jogar e representar este clube. Muitos bons jogadores novos entraram, mas quando as coisas não fluem e não se ganha, fica difícil para os novos entrarem no grupo".
Escolhas para o jogo: "Preciso ver alguns dos jogadores nos treinos antes de avaliar que papel eles podem desempenhar e o que podem alcançar em campo. Não podemos esperar que tudo funcione perfeitamente amanhã [quinta-feira], não podemos ter esse tipo de exigência. Mas, vamos tentar e vamos melhorar daqui para frente. Quando uma equipa perde, adquire uma crença negativa, quanto ganha constrói uma crença positiva. É o jogo psicológico que é tão fascinante no futebol".
Artur Jorge
Análise ao adversário: "Estudámos bem o adversário, conhecemos bem o passado recente do Malmö e não só. Vamos defrontar uma equipa de qualidade, com experiência em jogos europeus e, por isso, teremos que ser iguais a nós próprio. Sabemos o que temos que fazer e temos o claro objetivo de vencer".
Mês recheado de jogos: "Temos jogadores preparados para jogar. Vamos ter um mês muito forte em termos de densidade de jogos e, por isso, temos de contar com todos. O mais importante é o sistema e a dinâmica de querer ganhar jogos".
Ambição europeia: "Já disse que vamos fazer tudo para vencer este grupo. Não há um nome mais sonante, mas faz parte da nossa ambição passar este grupo em primeiro lugar. Queremos chegar aos oitavos de final, embora sabendo que vamos defrontar adversários com poderio e com a mesma ambição".
Últimos resultados
Malmo: D-V-D-V-E
Sporting de Braga: V-V-V-V-E
Últimos onzes
Malmo: Ismael Diawara; Martin Olsson, Niklas Moisander, Lasse Nielsen, Felix Beijmo; Anders Christiansen, Erdal Rakip, Moustafa Zeidan; Patriot Sejdiu, Mohamed Buya Turay e Isaac Kiese Thelin.
Sporting de Braga: Matheus Magalhães; Nuno Sequeira, Sikou Niakaté, Vítor Tormena, Fabiano Souza; Iuri Medeiros, Al Musrati, André Horta, Ricardo Horta; Vitinha e Simon Banza.
Ausências
Malmo: Lewicki, Nalic, Rieka, Siby e Dahlin (lesionados)
Sporting de Braga: Niakaté, Victor Gómez (lesionados) e Tormena (castigado)
Leia Também: Inédito à prova. Sp. Braga nunca defrontou nenhum dos oponentes europeus
Leia Também: Sp. Braga com duas baixas e duas novidades para a Liga Europa