O FC Porto recebe, esta terça-feira, o Club Brugge em jogo da 2.ª jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. Após o arranque em falso na prova milionária, na deslocação ao reduto do Atlético de Madrid, os dragões procuram 'vingança' e olham para o emblema belga como aquele que é, à partida, o adversário mais acessível do grupo B.
No entanto, os jogos disputados na fase regular da Liga dos Campeões nunca são fáceis e, por isso mesmo, Sérgio Conceição exige concentração e focos a todos aqueles que estiverem dentro do relvado, até porque o Club Brugge já conta com três pontos amealhados.
O historial de confrontos é, de qualquer forma, amplamente favorável aos dragões. Em quatro jogos oficiais contra o Club Brugge, o FC Porto venceu três e perdeu um, que remonta a... 1972.
O árbitro escolhido para estar no Estádio do Dragão é grego Tasos Sidiropoulos e o pontapé de saída está agendado para as 20 horas, precisamente a mesma hora em que Bayer Leverkusen e Atlético Madrid medem forças no outro jogo do grupo B.
Treinadores em discurso direto
Sérgio Conceição
Adversário diz que empate era bom: "Isto é música para os ouvidos. Ninguém joga para levar um ponto. As equipas preparam-se com qualidade, sempre para ganhar. No final, dependendo da exibição e das incidências do jogo, poder-se-á dizer que um ponto não é mau. Há alguma facilidade quanto tem de falar, consegue driblar e se calhar mandar uma mensagem para dentro, mas não quero estar a analisar o que o treinador adversário disse. São tricampeões, jogam sempre para ganhar, nas últimas sete Champions tiveram seis presenças, estão habituados a este palco. Cabe-nos fazer a nossa caminhada."
Abordagem e obrigatoriedade de ganhar: "É uma excelente questão, a estratégia parte por aí, por percebermos que estamos num jogo de Champions e não diminuirmos um adversário que é muito forte. Não me posso alongar muito sobre a estratégia. A pressão faz parte do nosso dia a dia. Somos um grande clube, não precisamos de jogos para ter essa pressão. Se não tivermos isso no dia a dia arrelio-me. Essa pressão é boa, porque mete o nosso estado de espírito em alerta."
Carl Hoefkens
FC Porto favorito: "O FC Porto é uma equipa muito portuguesa, com a sua qualidade e imensa técnica. Sei que está pressionado para obter um bom resultado e tentará condicionar-nos. Temos de trabalhar de forma muito profissional, mostrar uma mentalidade vencedora, ter posse de bola e agressividade."
Elogios para Sérgio Conceição: "Que ideia tenho de Sérgio Conceição? Paixão. Já jogava com muita paixão quando era futebolista e mantém essa característica como técnico. Tenho percebido isso pela forma como dirige, impõe o seu estilo e faz com que as equipas joguem como ele quer."
Últimos resultados
FC Porto: VDVDV
Clube Brugge: VVVVV
Últimos onzes
FC Porto: Diogo Costa; João Mário, Fábio Cardoso David Carmo e Wendell; Uribe, Eustáquio e Pepê; Galeno, Taremi e Toni Martínez.
Clube Brugge: Mingolet; Sobol, Boyata, Mechle, Odi; Vanaken, Balanta, Nielsen; Larin, Nusa e Yaremchuk.
Ausentes
FC Porto: Otávio (lesionado), Taremi (castigado).
Clube Brugge: Buchanan, Clinton Mata, Lang e Rits (lesionados).