O Benfica bateu o Sporting neste domingo por 45-43 e conquistou a Supertaça de andebol. As águias ainda levaram um grande susto, sendo obrigadas a suar mais, mas conseguiram voltar à vantagem no segundo prolongamento.
A primeira parte terminou com vantagem considerável do Benfica, por 15-9. As águias abriram o marcador, controlaram a partida até ao intervalo e colocaram uma mão no troféu. A resposta que o Sporting estava a dar não era suficiente para colocar o Benfica em sentido.
Contudo, os leões teriam uma palavra a dizer na segunda parte. Leonel Maciel esteve bem ao impedir alguns dos remates do Benfica, tendo a sorte de outros tantos saírem por cima. A equipa da Luz foi do céu ao inferno bem depressa, vendo os leões a recuperarem da desvantagem de forma avassaladora. Ao minuto 25 do jogo, o Sporting ficou a apenas um golo do Benfica.
Nos minutos finais do tempo regulamentar, o Benfica arriscou jogar com mais uma unidade na frente, pressionando o adversário num momento crucial da partida. A maior ofensividade dos encarnados levou a uma exclusão de Edmilson, momento que 'ofereceu' a vantagem à equipa da Luz. Pouco durou, uma vez que Martim Costa, acima da média nesta partida, guiou o Sporting para o 32-32 que fechou o tempo regulamentar.
Nota para a oportunidade do Sporting de vencer nos segundos finais, tendo valido ao Benfica as duas defesas de Sergey Hernández como resposta a dois livres. No primeiro prolongamento, os leões não tiraram o pé do acelerador. Nos segundos finais foram de polémica. Martim Costa fez o 39.º golo dos verdes e brancos, que foi respondido com golo do Benfica. Contudo, a decisão foi contestada, uma vez que a bola ao centro não terá sido feita de forma correta. Em conversa com o delegado da prova, o golo foi validado.
No segundo prolongamento, o Benfica voltou para a frente do marcador. Mais inspirado nos últimos 10 minutos de jogo, fechou as contas em 45-43. Com este resultado, e depois de bater o FC Porto na meia-final, o Benfica conquista a Supertaça, a primeira desde 2018.
Leia Também: 15 defesas em 11 segundos? Aconteceu num treino de andebol do FC Porto