Semana negativa para o Benfica. Depois da derrota a meio da semana contra o Barcelona para a Liga dos Campeões, os encarnados averbaram novo desaire e perderam, este sábado, na ida até Rio Maior para visitar o Casa Pia (3-1), em jogo da 19.ª jornada da I Liga.
Di María abriu o marcador na primeira parte, mas os gansos deram a volta e conquistaram os três pontos com remates certeiros de Cassiano, Nuno Moreira e Livolant. Uma derrota que deixa Sporting e FC Porto felizes na luta pelos primeiros lugares.
Filme do jogo:
Após a derrota na terça-feira diante do Barcelona, o Benfica procurava uma vitória para subir à liderança, de forma provisória, e colocar pressão no Sporting. Para o jogo em Rio Maior, Bruno Lage promoveu quatro mexidas em relação à derrota na Luz. Alexander Bah, Leandro Barreiro, Di María e Arthur Cabral renderam Tomás Araújo, Aursens, Schjelderup e Pavlidis.
O início de jogo trouxe um Benfica por cima do Casa Pia. Arthur Cabral foi a figura em plano de destaque e obrigou Patrick Sequeira a duas boas defesas. A superioridade encarnada foi confirmada com um golo aos 14 minutos. Tchamba fez falta dentro da grande área sobre Leandro Barreiro e Di María converteu a grande penalidade.
A partida parecia estar um passeio para o Benfica, mas deu uma volta de 180 graus depois de um erro tremendo de António Silva que permitiu ao Casa Pia reentrar no jogo e na discussão pelo resultado aos 32 minutos. Mukendi cortou o passe do central e serviu o companheiro de equipa Cassiano para o golo do empate. As águias caíram com este golo e podiam até ter ido para o intervalo a perder. Só a visualização do lance no VAR levou a que António Nobre cancelasse a grande penalidade que o próprio assinalara.
O Benfica pegou nas rédeas para a segunda parte e a equipa exibiu, mais uma vez, uma elevada posse de bola. Mas o Casa Pia não se amedrontou com o poderio do adversário e passou a dividir mais o jogo, procurando tirar proveito do muito espaço que os visitantes deixavam nas suas costas. Foi, por isso, sem surpresas que Larrazabal causou calafrios em duas ocasiões seguidas aos 56 minutos. O basco acabaria por fazer estragos em cima da hora de jogo. Desceu até à linha de fundo e cruzou para o segundo poste, onde Nuno Moreira apareceu solto e rematou cruzado, a meia altura, para a remontada dos gansos.
Apesar de haver mais meia hora de jogo pela frente, o Benfica, que estreou o reforço Manu Silva, foi incapaz de inverter o rumo do resultado. Bruno Lage colocou Pavlivis na frente e até passou a jogar com quatro atacantes, mas nem isso mudou o destino do jogo. As águias começaram a bombear muitas bolas para a área do Casa Pia, mas sem o efeito desejado.
Do outro lado, o Casa Pia recuou linhas para segurar a margem mínima e acabou por ser melhor num erro do ataque do Benfica. Livolant saiu disparado na direção da baliza e, na cara de Trubin, atirou a contar para o terceiro dos gansos. Os adeptos do clube de Pina Manique foram à loucura em Rio Maior. Não era para menos, uma vez que há 86 anos que os gansos não venciam o gigante da Luz.
Contas feitas, o Benfica, que sofreu a terceira derrota nas últimas quatro jornadas do campeonato, segue no segundo lugar com 41 pontos, mas pode ver o Sporting fugir no topo da classificação e até ser ultrapassado pelo FC Porto. O Casa Pia é sexto com 30 pontos.
Momento do jogo: O golo de Nuno Moreira em cima da hora de jogo carimbou o que estava a ser um bom arranque de segunda parte dos gansos e atirou o Benfica para a indesejada posição de ter de correr atrás do resultado.
Equipas iniciais
Casa Pia: Patrick Sequeira, Larrazabal, Tchamba, João Goulart, José Fonte, Leonardo Lelo, Beni Mukendi, Rafael Brito, Livolant, Nuno Moreira e Cassiano.
Suplentes: Ricardo Batista, Kluivert, Svensson, Benaïssa, Miguel Sousa, André Geraldes, Zolotic, Obenga e Pablo Roberto.
Benfica: Anatoliy Trubin, Alexander Bah, António Silva, Nicolás Otamendi, Álvaro Carreras, Leandro Barreiro, Florentino Luís, Kerem Akturkoglu, Orkun Kokçu, Di María e Arthur Cabral.
Suplentes: Samuel Soares, Amdouni, Aursnes, Pavlidis, Manu, Schjelderup, Rollheiser, Beste e Tomás Araújo.
Antevisão
O Casa Pia recebe, este sábado, o Benfica em partida a contar para a 19.ª jornada da I Liga, que pode ver gansos e águias aproximarem-se dos adversários acima na classificação.
O Casa Pia, que não perde há seis jogos para o campeonato, e está num momento de forma que os coloca às 'portas' dos lugares europeus, após ter perdido apenas com Sporting e FC Porto nas últimas 15 partidas na competição, com o último resultado a surtir numa vitória (2-3) na casa do Boavista.
Já o Benfica vem de uma derrota frente ao Barcelona (4-5), para a Liga dos Campeões, mas para as competições nacionais, a história é bem diferente, uma vez que os encarnados venceram o Famalicão (4-0) na partida referente à 18.ª jornada da Liga portuguesa.
O jogo tem apito inicial agendado para as 18h00, no Estádio Municipal de Rio Maior, com arbitragem do juiz de Leiria António Nobre, sendo que poderá acompanhar todas as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.
Leia Também: EM DIRETO: Já rola a bola em Faro e Famalicão antes do Casa Pia-Benfica