O Benfica continua imparável e, este domingo, goleou o Marítimo (5-0) naquele que foi o 13.º triunfo consecutivo esta temporada. O registo 100% vitorioso permite que as águias sigam para a pausa de seleções com mais cinco pontos em relação ao FC Porto e mais onze por comparação ao Sporting.
Numa primeira parte em que o Marítimo não somou qualquer remate, o Benfica apoderou-se da bola e, com ela, surgiram as oportunidade. Rafa Silva inaugurou o marcador bem perto da meia hora de jogo e Miguel Silva ainda evitou males maiores até ao intervalo.
A eficácia encarnada no regresso dos balneários ficou espelhada no golo de Gonçalo Ramos que, depois de ter tranquilizado a equipa com o 2-0, ainda fez questão de assinar um bis no encontro pouco depois. A goleada seria fechada já dentro dos últimos dez minutos, primeiro por David Neres e depois num estrondoso remate do recém-entrado Draxler.
45 minutos com uma direção
Roger Schmidt decidiu deixar Florentino no banco e, assim, promover a estreia de Aursnes na condição de titular, algo que contribuiu para refrescar o miolo encarnado e 'furar', por vezes, a organização do adversário.
O Benfica apoderou-se da posse de bola e somou diversas oportunidades junto da baliza de Miguel Silva. Já o Marítimo esteve muito aquém das expectativas no capítulo ofensivo e não conseguiu aproximar-se com perigo da baliza de Vlachodimos uma única vez
Após as investidas perigosas de David Neres e João Mário, seria Rafa Silva o responsável por dar a primeira alegria aos mais de 50 mil benfiquistas presentes na Luz. O avançado português beneficiou de uma antecipação de Léo e ficou na cara do guardião adversário, sem tremer na hora de finalizar.
Até ao intervalo, Rafa Silva voltou a estar perto do golo, mas também Gonçalo Ramos e Enzo Fernández esbarram nas defesas de Miguel Silva, que evitou males maiores para a sua equipa.
Com uma reentrada assim...
João Henriques promoveu uma dupla alteração no reatar da partida, mas a estratégia não tardou em ficar sem efeito por culpa de... Gonçalo Ramos. O avançado das águias aproveitou um passe rasteiro de Bah e, com um toque subtil, deu um maior conforto à equipa com uma vantagem de dois golos.
As oportunidades multiplicaram-se e, pouco depois de António Silva ter rematado com estrondo ao poste, Gonçalo Ramos voltou a fazer gosto ao pé, curiosamente depois de ver o adversário efetuar uma nova dupla alteração. Rafa Silva isolou o companheiro do ataque na sequência de uma transição bem desenhada e o jovem avançado não tremeu na hora de fazer o bis.
Roger Schmidt aproveitou a larga vantagem para promover várias alterações no encontro, com particular destaque para as entradas de Draxler e Ristic, numa partida em que os golos não ficariam por ali.
Já dentro dos últimos dez minutos, David Neres aproveitou uma falha defensiva do adversário para chegar ao 4-0 aos 82 minutos e, meia dúzia de minutos depois, foi a vez de Draxler inventar um lance sozinho à entrada da área e atirar para um grande golo na Luz.
Com este resultado, o Benfica mantém-se na liderança, agora com 21 pontos em 21 possíveis, enquanto o Marítimo é a única equipa ainda sem pontos no campeonato, na última posição.
Momento do jogo: O início do segundo tempo ´pintado' com o golo de Gonçalo Ramos acabou por dar mais conforto ao Benfica rumo a mais um triunfo na presente temporada.
Leia Também: Gonçalo Ramos concluiu contra-ataque letal e bisou na Luz
Leia Também: A subtileza de Gonçalo Ramos no segundo do Benfica ao Marítimo
Leia Também: Rafa apareceu na cara de Miguel Silva e deixou a Luz ao rubro
Onzes
Benfica: Odysseas Vlachodimos; Bah, António Silva, Otamendi, Grimaldo; Aursnes, Enzo Fernández, David Neres, João Mário; Rafa Silva e Gonçalo Ramos.
Marítimo: Miguel Silva; Léo Andrade, Moises Mosquera, Vítor Costa, Cláudio Winck; João Afonso, Diogo Mendes, Vidigal, Bruno Xadas; Joel Tagueu e Zarzana.
Antevisão
Do topo ao fundo da classificação vão 18 lugares e, no caso de Benfica e Marítimo, vão mesmo 18 pontos. As águias preparam-se para receber, este domingo, os madeirenses, num encontro em que se tocam literalmente os dois extremos opostos da tabela.
O conjunto liderado por Roger Schmidt está imparável na reta inicial de temporada e persegue agora a 13.ª vitória consecutiva, a sétima no campeonato, de forma a manter a liderança isolada.
A somar a isso, os deslizes de FC Porto (empate frente ao Estoril) e Sporting (derrota diante do Boavista) são fatores que colocam uma 'pressão' extra nas águias para tomar a dianteira em relação aos principais rivais diretos.
Do outro lado, o Marítimo ainda não pontuou ao fim de seis jornadas. Com uma troca recente no comando técnico (saiu Vasco Seabra e entrou João Henriques), os madeirenses lutarão para deixar uma imagem diferente na Luz, apesar do elevado grau de dificuldade.
O jogo tem apito inicial agendado para as 18 horas deste domingo, será ajuizado por António Nobre e poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.
Leia Também: Benfica-Marítimo: Quando dois extremos opostos se tocam...