Águia voa para o 13.º triunfo e afunda tripulação madeirense

Benfica foi para o intervalo a vencer o Marítimo pela margem mínima, mas acabou a golear.

Notícia

© Getty Images

Miguel Simões
18/09/2022 19:51 ‧ 18/09/2022 por Miguel Simões

Desporto

I Liga

O Benfica continua imparável e, este domingo, goleou o Marítimo (5-0) naquele que foi o 13.º triunfo consecutivo esta temporada. O registo 100% vitorioso permite que as águias sigam para a pausa de seleções com mais cinco pontos em relação ao FC Porto e mais onze por comparação ao Sporting.

Numa primeira parte em que o Marítimo não somou qualquer remate, o Benfica apoderou-se da bola e, com ela, surgiram as oportunidade. Rafa Silva inaugurou o marcador bem perto da meia hora de jogo e Miguel Silva ainda evitou males maiores até ao intervalo.

A eficácia encarnada no regresso dos balneários ficou espelhada no golo de Gonçalo Ramos que, depois de ter tranquilizado a equipa com o 2-0, ainda fez questão de assinar um bis no encontro pouco depois. A goleada seria fechada já dentro dos últimos dez minutos, primeiro por David Neres e depois num estrondoso remate do recém-entrado Draxler.

45 minutos com uma direção

Roger Schmidt decidiu deixar Florentino no banco e, assim, promover a estreia de Aursnes na condição de titular, algo que contribuiu para refrescar o miolo encarnado e 'furar', por vezes, a organização do adversário.

O Benfica apoderou-se da posse de bola e somou diversas oportunidades junto da baliza de Miguel Silva. Já o Marítimo esteve muito aquém das expectativas no capítulo ofensivo e não conseguiu aproximar-se com perigo da baliza de Vlachodimos uma única vez 

Após as investidas perigosas de David Neres e João Mário, seria Rafa Silva o responsável por dar a primeira alegria aos mais de 50 mil benfiquistas presentes na Luz. O avançado português beneficiou de uma antecipação de Léo e ficou na cara do guardião adversário, sem tremer na hora de finalizar.

Até ao intervalo, Rafa Silva voltou a estar perto do golo, mas também Gonçalo Ramos e Enzo Fernández esbarram nas defesas de Miguel Silva, que evitou males maiores para a sua equipa.

Com uma reentrada assim...

João Henriques promoveu uma dupla alteração no reatar da partida, mas a estratégia não tardou em ficar sem efeito por culpa de... Gonçalo Ramos. O avançado das águias aproveitou um passe rasteiro de Bah e, com um toque subtil, deu um maior conforto à equipa com uma vantagem de dois golos.

As oportunidades multiplicaram-se e, pouco depois de António Silva ter rematado com estrondo ao poste, Gonçalo Ramos voltou a fazer gosto ao pé, curiosamente depois de ver o adversário efetuar uma nova dupla alteração. Rafa Silva isolou o companheiro do ataque na sequência de uma transição bem desenhada e o jovem avançado não tremeu na hora de fazer o bis.

Roger Schmidt aproveitou a larga vantagem para promover várias alterações no encontro, com particular destaque para as entradas de Draxler e Ristic, numa partida em que os golos não ficariam por ali.

Já dentro dos últimos dez minutos, David Neres aproveitou uma falha defensiva do adversário para chegar ao 4-0 aos 82 minutos e, meia dúzia de minutos depois, foi a vez de Draxler inventar um lance sozinho à entrada da área e atirar para um grande golo na Luz.

Com este resultado, o Benfica mantém-se na liderança, agora com 21 pontos em 21 possíveis, enquanto o Marítimo é a única equipa ainda sem pontos no campeonato, na última posição.

Momento do jogo: O início do segundo tempo ´pintado' com o golo de Gonçalo Ramos acabou por dar mais conforto ao Benfica rumo a mais um triunfo na presente temporada.

Leia Também: Gonçalo Ramos concluiu contra-ataque letal e bisou na Luz

Leia Também: A subtileza de Gonçalo Ramos no segundo do Benfica ao Marítimo

Leia Também: Rafa apareceu na cara de Miguel Silva e deixou a Luz ao rubro

Onzes

Benfica: Odysseas Vlachodimos; Bah, António Silva, Otamendi, Grimaldo; Aursnes, Enzo Fernández, David Neres, João Mário; Rafa Silva e Gonçalo Ramos.

Marítimo: Miguel Silva; Léo Andrade, Moises Mosquera, Vítor Costa, Cláudio Winck; João Afonso, Diogo Mendes, Vidigal, Bruno Xadas; Joel Tagueu e Zarzana.

Antevisão

Do topo ao fundo da classificação vão 18 lugares e, no caso de Benfica e Marítimo, vão mesmo 18 pontos. As águias preparam-se para receber, este domingo, os madeirenses, num encontro em que se tocam literalmente os dois extremos opostos da tabela.

O conjunto liderado por Roger Schmidt está imparável na reta inicial de temporada e persegue agora a 13.ª vitória consecutiva, a sétima no campeonato, de forma a manter a liderança isolada.

A somar a isso, os deslizes de FC Porto (empate frente ao Estoril) e Sporting (derrota diante do Boavista) são fatores que colocam uma 'pressão' extra nas águias para tomar a dianteira em relação aos principais rivais diretos.

Do outro lado, o Marítimo ainda não pontuou ao fim de seis jornadas. Com uma troca recente no comando técnico (saiu Vasco Seabra e entrou João Henriques), os madeirenses lutarão para deixar uma imagem diferente na Luz, apesar do elevado grau de dificuldade.

O jogo tem apito inicial agendado para as 18 horas deste domingo, será ajuizado por António Nobre e poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.

Leia Também: Benfica-Marítimo: Quando dois extremos opostos se tocam...

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Passou despercebido? O emoji de Otamendi para Florentino na festa da Taça

Benfica

Passou despercebido? O emoji de Otamendi para Florentino na festa da Taça

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1741
2FC Porto1740
3Benfica1738
4Sp. Braga1731
5Santa Clara1731
6Vitória SC1725
7Casa Pia1724
8Moreirense1722
9Famalicão1720
10Rio Ave1720
11Gil Vicente1719
12Estoril1718
13Estrela1716
14C.D. Nacional1716
15AVS1715
16Arouca1715
17Farense1714
18Boavista1712
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Lando Norris é da McLaren, mas não esconde o gosto... pela Ferrari

Fórmula 1

Lando Norris é da McLaren, mas não esconde o gosto... pela Ferrari

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas