O Sporting de Braga recebe, esta quinta-feira, o Union St. Gilloise, num jogo a contar para a terceira jornada da fase de grupos da Liga Europa que opõe os líderes do grupo D.
Uma vez que portugueses e belgas vão na frente do grupo com seis pontos conquistados em seis possíveis, Union Berlin e Malmo ainda não somaram qualquer ponto, pelo que o duelo em Braga poderá consolidar um líder isolado, que passará a ficar com melhores perspetivas para seguir em frente na competição.
Seis dias após a primeira derrota da temporada, no Dragão, diante do FC Porto (4-1), o conjunto de Artur Jorge procura reagir e dificilmente haverá melhor contexto do que vencer mais um jogo europeu na Pedreira.
Já o conjunto de Forest chega a Portugal depois de três triunfos consecutivos e o quarto lugar no campeonato belga poderá ser, de certa forma, uma 'alavanca' emocional para continuar a boa prestação na prova europeia.
O jogo tem apito inicial agendado para as 20 horas, será ajuizado pela francesa Stéphanie Frappart e poderá acompanhar as incidências da partida no Desporto ao Minuto.
Treinadores em discurso direto
Artur Jorge
Abordagem ao jogo: chave terá muitos fatores, mas acima de tudo está na competência que a equipa vai ter, [também] na intensidade e no querer. A abordagem que vamos ter será determinante para o resultado final, porque vamos ter uma equipa muito difícil que, tal como nós, está no primeiro lugar [do grupo], com duas vitórias".
Reação à primeira derrota: "Felizmente estou numa posição em que prefiro, porque tenho oito vitórias e uma derrota [e um empate], prefiro isso ao inverso. O trabalho feito com a equipa não mudou rigorosamente nada, tenho jogadores com muito caráter e disse logo após o jogo no Dragão que eles já estavam a reagir ao que foi um percalço".
Análise ao adversário: "O St. Gilloise vem das pré-eliminatórias da Liga dos Campeões, são quartos na sua liga, estudei a equipa e conheço-a o suficiente para saber que vai exigir muito de nós. É uma equipa defensivamente muito coesa, com dinâmicas muito interessantes. A preparação não foi assente na experiência ou maturidade das duas equipas nestas competições, mas no momento de ambas".
Karel Geraerts
Favoritismo para os bracarenses: "Penso que este jogo não é decisivo, ficam a faltar ainda três jogos para o final da fase de grupos, é um jogo importante, mas não decisivo. O Sp. Braga joga bom futebol, tem bons jogadores, muito habilidosos, são segundos no campeonato português, são uma grande equipa em Portugal, têm uma grande história nas competições europeias e são favoritos".
Experiência europeia do adversário: "O Sp. Braga tem muita experiência nas competições europeias, para nós é uma descoberta".
Reação à derrota: "Não acho que a derrota com o FC Porto tenha impacto no Sp. Braga, não se vai perturbar e vai saber lidar com isso a nível mental. Depois de uma derrota, a jogar em casa, com os seus adeptos, vai querer reagir. Vamos ter que estar ao nosso melhor nível para podermos ter um resultado positivo".
Últimos resultados
Sp. Braga: D-V-V-V-V
Union St. Gilloise: V-V-V-D-V
Últimos onzes
Sp. Braga: Matheus Magalhães; Nuno Sequeira, Niakaré, Vítor Tormena, Fabiano; Iuri Medeiros, Al Musrati, André Horta, Ricardo Horta; Vitinha e Simon Banza.
Union St. Gilloise: Anthony Moris; Van Der Heyden, Christian Burgess, Ismael Kandouss; Adingra, Teuma, Amani, Lynen, François; Boniface e Vanzeir.
Ausências
Sp. Braga: -
Union St. Gilloise: Machida e Ayensa (lesionados)
Leia Também: Sp. Braga critica SIC: "Desrespeita portugueses que lhe dão resultados"