O Sporting prepara-se para receber, esta terça-feira, o Eintracht Frankfurt, com vista a todas as decisões no grupo D da Liga dos Campeões. Quem continua, quem cai para a Liga Europa e quem fica de fora? Tudo será decidido na entusiasmante noite desta sexta-feira.
Os leões - que perderam em Arouca na passada jornada da I Liga - sabem que um empate garante a qualificação para a próxima fase da prova e, em caso de triunfo, poderão até chegar ao primeiro lugar, dependendo do confronto entre OIympique de Marseille e Tottenham.
Contudo, há ainda o outro lado da moeda. Em caso de derrota, o Sporting - atual segundo classificado do grupo - sabe que não irá continuar na prova milionária e apenas cairá para a Liga Europa se o Tottenham vencer em Marselha.
Independentemente do desfecho do outro jogo do grupo, o conjunto de Rúben Amorim sabe que depende exclusivamente de si para acompanhar os rivais Benfica e FC Porto na 'chuva de milhões' com o apuramento para os 'oitavos' da maior prova europeia de clubes, algo que se traduziria no feito inédito de haver três equipas portugueses a apurar-se na fase de grupos da Champions.
Recorde-se que, depois de dois triunfos logo a abrir o grupo D da competição, o Sporting vacilou com duas derrotas frente aos franceses do Olympique de Marseille e, caso dê continuidade ao empate em Londres, frente ao Tottenham, sairá certamente a sorrir.
O jogo tem apito inicial agendado para as 20 horas, será ajuizado pelo esloveno Slavko Vincic e poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.
Treinadores em discurso direto
Rúben Amorim
Empate garante apuramento: "Nem falámos do empate. Temos de vencer, porque temos de ter noção do momento em que estamos. Qualquer bola que vai à nossa baliza dá em golo. Temos de não sofrer golos, marcar golos e esse fator vai entrar na cabeça dos jogadores nos últimos minutos. Seria um erro pensar no empate logo no início do jogo. Dos adeptos, espero o apoio de sempre. Não estão contentes e fazem bem porque a exigência tem de ser outra".
Necessidade de alterar estratégia?: "É o contrário. Penso mais em mudar o sistema quando estamos bem. Quando estamos mal, temos de voltar às raízes, àquilo que sabemos. Consoante o que queremos fazer, como queremos pressionar, muda a forma de jogar. Com Matheus Reis de um lado e St. Juste do outro, podemos ter uma defesa a quatro. Na pré-época não tivemos o St. Juste e isso mudou completamente o planeamento. Nunca pensei em mudar".
Permanência em Alvalade: "Faço a avaliação todos os dias, e farei, sobre se serei a pessoa certa para o Sporting. Nós podemos falhar objetivos ou não, mas começamos todas as épocas do zero e com novos objetivos. Tenho de ter noção da exigência do clube, os objetivos que atingimos ou não, e, principalmente, se sou a pessoa certa. Gosto de assumir responsabilidades e o fator bom que a nossa equipa técnica trouxe foi a exigência sem qualquer tipo de desculpas. Farei objetivamente essa avaliação. Os 'oitavos' não mudam muito. Diz mais do treinador quando nós somos uma equipa melhor e conseguimos ganhar a equipas melhores que nós e não temos tido essa capacidade. Na Liga dos Campeões, é um bocado o ir à luta contra equipas com outros orçamentos e isso não diz muito de uma equipa grande, mas sim de uma equipa talentosa que pode ter bons momentos, mas não consistência. Estes jogos são um extra com um objetivo. A minha avaliação tira a Liga dos Campeões, dá-nos uma avaliação que, em jogos grandes, não temos conseguido fazer o que queremos na I Liga e isso diz mais de mim do que da equipa".
Oliver Glasner
Depender de outros: "O jogo é tão importante que tal como fez o colega do Sporting não vamos dar qualquer informação. Estou concentrado no nosso trabalho e tudo o resto é paisagem. Alguém me há de dizer o resultado, mas isso não tem influência para nós porque temos de ganhar para avançar na Liga dos Campeões. Temos de ganhar, se ganharmos passamos, portanto o outro jogo tem zero relevância".
Emoções até ao fim: "Tal como em todos os jogos deste grupo, esperamos ser a equipa mais feliz e ganhar. Todos os quatro treinadores disseram que o grupo era muito equilibrado e todos os jogos o demonstraram. Perdemos o primeiro jogo com o Sporting por 3-0, não era de prever, mas assim foi e estamos contentes por jogar uma final que temos de ganhar para passarmos a fase a eliminar".
Estratégia após derrota na jornada inaugural: "A estratégia é esperarmos ter aprendido com o primeiro jogo. Jogámos muito bem durante uma hora e teremos de aproveitar melhor as oportunidades criadas. Após o 1-0 perdemo-nos um pouco e fomos um pouco abaixo das expectativas. Têm o Edwards, o Trincão, o Paulinho não sei se jogará, mas são jogadores muito rápidos. Esperamos ter as nossas oportunidades para marcar," declarou, esperançoso.
Últimos resultados
Sporting: D-E-V-D-D
Eintracht Frankfurt: D-V-V-V-V
Últimos onzes
Sporting: Antonio Adán; Gonçalo Inácio, Sebastián Coates, Matheus Reis; Ricardo Esgaio, Pedro Gonçalves, Dário Essugo, Flávio Nazinho; Francisco Trincão, Rochinha, Arthur Gomes
Eintracht Frankfurt: Kevin Trapp; Evan N’Dicka, Tuta, Luca Pellegrini, Kristijan Jakic; Sebastian Rode, Dina Ebimbe, Mario Götze, Randal Kolo Muani; Jesper Lindstrom, Daichi Kamada
Ausências
Sporting: Luís Neto, Morita, Paulinho e Daniel Bragança (lesionados)
Eintracht Frankfurt: Makoto Hasebe, Aurélio Buta e Christopher Lenz (lesionados)
Leia Também: Amorim nega sair ao falhar na Champions: "Vamos passar, estou confiante"