O FC Porto carimbou o acesso aos 'oitavos' da Taça de Portugal, esta terça-feira, ao vencer no reduto do Mafra (0-3), num jogo em que Eustáquio voltou a dar nas vistas com um golo e uma assistência.
Num primeiro tempo com mais oportunidades para os dragões, Eustáquio assistiu Marcano para o primeiro da partida numa fase madrugadora da partida e, já mais perto de intervalo, o internacional canadiano tratou de fazer o gosto ao pé, ampliando a vantagem da equipa azul e branca.
O Mafra ainda tentou reduzir a desvantagem, mas foi o FC Porto a sentenciar a partida com o terceiro e último golo, apontado por Galeno, já depois de Sérgio Conceição ter sido expulso por Hélder Malheiro. Desta forma, o emblema da cidade Invicta segue para os 'oitavos' da Prova-Rainha.
Eustáquio assiste, Eustáquio marca
Sérgio Conceição já tinha garantido que ia mexer na baliza com a colocação de Cláudio Ramos entre os postes, em vez de Diogo Costa, mas acabou por acrescentar mais quatro mexidas, tendo em conta as titularidades de João Mário, Grujic, Galeno e Namaso para render Rodrigo Conceição, Uribe, Pepê e Taremi, respetivamente.
Os dragões entraram mais pressionantes e, na primeira chegada com perigo à baliza de Renan, eis que surgiram os primeiros motivos de festejo. Aos sete minutos, Marcano soube como corresponder ao pontapé de canto cobrado por Eustáquio e, de cabeça, inaugurou o marcador.
Sensivelmente a meio da primeira parte, Pedro Lucas ainda testou a atenção de Cláudio Ramos, mas essa seria a investida mais perigosa da equipa de Ricardo Sousa, até porque os azuis e brancos revelaram ser mais assertivos na chegada ao último terço.
Pouco depois, Stephen Eustáquio tentou a sua sorte na resposta e, se é verdade que não deu à primeira, deu à segunda, ao apontar o 0-2 na partida aos 38 minutos, após passe de Otávio, deixando o FC Porto mais confortável na ida para os balneários.
Dúvidas sentenciadas no timing morno
No regresso dos balneários, o FC Porto procurou controlar a vantagem, mas nunca sem deixar de olhar para a baliza adversária. E que o diga Galeno, que esteve perto de marcar aos 56 minutos, instantes antes da tentativa de Diogo Almeida, na cara de Cláudio Ramos, ao aproveitar uma falha na transições dos dragões.
À passagem da hora de jogo, Sérgio Conceição mexeu na equipa ao lançar Toni Martínez e Uribe, assim como Ricardo Sousa ao fazer entrar Kaio e Lucas Silva, mas só o FC Porto foi conseguindo criar perigo, nomeadamente numa grande jogada coletiva que quase terminou no bis de Marcano, aos 64 minutos.
Pouco depois de Conceição ter sido expulso por pontapear uma bola fora das quatro linhas, Galeno rematou já dentro da grande área, após uma bola de Toni Martínez ao poste, para sentenciar as dúvidas de uma partida que acabou por ser controlada até ao apito final.
Com este resultado, o FC Porto impede que o Mafra - que já tinha eliminado o Marítimo - repita o feito da época passada, altura em que chegou às 'meias' da Taça de Portugal, e junta-se aos já apurados Lank Vilaverdense, Arouca e Varzim.
Momento do jogo: O segundo golo do FC Porto, bem perto do intervalo, acabou por 'ferir' as ambições do Mafra, que poderia olhar para a segunda parte de outra forma, caso fosse a perder pela margem mínima.
Equipas iniciais
ONZE DO MAFRA: Renan Bragança; Ousmane Diomandé, Pedro Pacheco, João Goulart, Pité; Léo Cordeiro, Leandrinho, Gui Ferreira; Pedro Lucas, Diogo Almeida e Ença Fati.
ONZE DO FC PORTO: Cláudio Ramos; João Mário, Fábio Cardoso, Iván Marcano, Wendell; Grujic, Eustáquio, Otávio, Galeno; Namaso e Evanilson.
Antevisão
Mafra e FC Porto defrontam-se, esta terça-feira, no Estádio Municipal de Mafra, num duelo relativo aos 16-avos de final da Taça de Portugal.
Os pupilos de Ricardo Sousa afastaram o Marítimo na anterior ronda da competição, já os comandados de Sérgio Conceição ultrapassaram o Anadia.
Dar conta de que o campeão nacional ocupa, neste momento, o segundo lugar da I Liga, a oito pontos do líder Benfica, já o Mafra situa-se no 11.º posto da II Liga, com 15 pontos, a quatro da zona do play-off de subida.
Na anterior edição da prova, o emblema da II Liga chegou às 'meias' da prova rainha do futebol português e, por sua vez, os dragões conquistaram o troféu no Jamor.
O jogo tem apito inicial agendado para as 20h45 e poderá acompanhar as incidências da partida no Desporto ao Minuto.
Leia Também: Chegar, trabalhar e agarrar. Eustáquio virou indiscutível para Conceição
Leia Também: Mafra-FC Porto: Abrir as portas do 'convento' e rumar aos 'oitavos's