O 'rolo compressor' do Benfica provocou, este domingo, mais uma vítima. As águias venceram na receção ao Gil Vicente, por 3-1, , em jogo da 13.ª jornada da I Liga. Os gilistas deram uma boa réplica ao longo dos 90 minutos, mas a força e engenho das águias deitou por terra os esforços dos galos.
Numa tarde com quatro golos, o grande destaque vai para Gonçalo Ramos, que bisou na Luz e marcou pelo terceiro jogo seguido. As águias continuam na liderança isolada. e a vantagem de oito pontos face ao FC Porto, segundo classificado, ficou reposta. João Mário e Fran Navarro anotaram os restantes golos da partida.
Filme do jogo:
Roger Schmidt promoveu apenas uma alteração relativamente à equipa que venceu o Estoril a meio da semana em jogo da Taça de Portugal. Gonçalo Ramos recuperou de lesão e ficou com o lugar na frente de ataque das águias, substituindo o croata Petar Musa.
Os minutos iniciais mostraram um Gil Vicente atrevido, que em vários momentos dividiu o encontro com os encarnados. Mas o golo inicial acabaria mesmo por ser do clube lisboeta. Depois de Rafa ter atirado uma bola à trave aos seis minutos, o defesa Rúben Fernandes 'varreu' o português e Manuel Oliveira apontou de imediato para a marca de penálti. Chamado a converter, João Mário assinalou o décimo golo da temporada.
Os gilistas não acusaram este golo inicial e empataram a partida aos 17'. Nico Otamendi colocou o braço na bola dentro da área e foi assinalada nova grande penalidade. O espanhol Fran Navarro não desperdiçou o castigo máximo e gelou as bancadas da Luz com o golo do empate. O Benfica reagiu de imediato a esta igualdade e Kritciuk teve de se aplicar para desviar uma bola de Rafa Silva que ia na direção de João Mário.
As águias tinham um maior volume de jogo ofensivo, mas o Gil Vicente apostou e bem em explorar as subidas dos laterais das águias, sobretudo Bah, arrancando algumas jogadas perigosas, obrigando a equipa de Roger Schmidt a correr atrás da bola. E foi numa altura de maior equilíbrio que as águias chegaram ao segundo do encontro aos 36 minutos.
Após uma jogada de insistência de David Neres pela direita, o brasileiro tirou o cruzamento na direção do coração da área, Kritsiuk falhou o desvio e Gonçalo Ramos só teve de encostar para o fundo da baliza, marcando pelo terceiro jogo consecutivo (Desp. Chaves, Maccabi Haifa e agora Gil Vicente).
O Benfica tinha, assim, o jogo na mão ao intervalo após uma primeira parte equilibrada, mas tratou de esclarecer as dúvidas no marcador logo no início da segunda parte. Após um canto marcado à maneira curta, Enzo Fernández cruzou na esquerda para o coração da área dos gilistas onde surgiu Gonçalo Ramos a marcar de cabeça. Foi o bis do português aos 53 minutos.
Com o resultado mais do que controlado, Roger Schmidt aproveitou para fazer descansar alguns dos titulares da partida, como os casos de João Mário e o feiticeiro Gonçalo Ramos. Ainda que os encarnados estivessem a vencer, as águias foram sempre à procura do quarto golo. Primeiro, e na cara do russo Kritciuk, Petar Musa permitiu a defesa do guardião gilista. Depois, David Neres rematou ao poste da baliza gilista.
Feitas as contas, o Benfica repôs a vantagem de oito pontos e segue na liderança isolada do campeonato e colocou um ponto final na série de duas épocas sem vencer em casa o Gil Vicente. Por seu turno, os gilistas continuam na parte debaixo da tabela e são 16.º classificados com nove pontos.
Momento do jogo: O golo de Gonçalo Ramos logo a abrir o segundo tempo deitou por terra qualquer plano que o Gil Vicente tinha para reagir à curta desvantagem durante os segundos 45 minutos.
Equipas iniciais
Benfica: Vlachodimos, Bah, António Silva, Otamendi, Grimaldo, Florentino, Enzo, Neres, João Mário, Rafa e Gonçalo Ramos.
Suplentes: Helton Leite, Gilberto, Lucas Veríssimo, Diogo Gonçalves. Chiquinho, Ristic, Brooks, Musa e João Victor.
Gil Vicente: Kritciuk, Carraça, Né, Ruben Fernandes, Adrián Marin, Bueno, Vitor Carvalho, Fujimoto, Bilel, Fran Navarro e Murilo.
Suplentes: Brian, Hackamn, Aburjania, Simões, Mizuki, Boselli, Ali Alipour, Henrique Gomes e Danilo.
Antevisão
O Benfica recebe, este domingo, o Gil Vicente em jogo da 13.ª jornada da I Liga, naquela que será a última ronda do campeonato antes da paragem forçada para a realização do Mundial'2022.
As águias chegam a esta partida com um registo invencível de jogos sem conhecer o sabor da derrota, ao passo que Gil Vicente chegará à Luz com orgulho ferido após a eliminação na Taça de Portugal, a meio da última semana, e em crise de resultados na I Liga.
O pontapé de saída está agendado para as 18 horas no Estádio da Luz. Manuel Oliveira será o árbitro deste encontro na Luz, que poderá acompanhar em direto na página do Desporto ao Minuto.