Ramos venceu no 'jogo do galo' e Benfica não desarma na liderança

Avançado bisou diante do Gil Vicente, que se apresentou na Luz de cabeça erguida. Águias vão para a pausa com oito pontos de vantagem na liderança.

Notícia

© Reuters

Rodrigo Querido
13/11/2022 19:52 ‧ 13/11/2022 por Rodrigo Querido

Desporto

I Liga

O 'rolo compressor' do Benfica provocou, este domingo, mais uma vítima. As águias venceram na receção ao Gil Vicente, por 3-1, , em jogo da 13.ª jornada da I Liga. Os gilistas deram uma boa réplica ao longo dos 90 minutos, mas a força e engenho das águias deitou por terra os esforços dos galos.

Numa tarde com quatro golos, o grande destaque vai para Gonçalo Ramos, que bisou na Luz e marcou pelo terceiro jogo seguido. As águias continuam na liderança isolada. e a vantagem de oito pontos face ao FC Porto, segundo classificado, ficou reposta. João Mário e Fran Navarro anotaram os restantes golos da partida.

Filme do jogo:

Roger Schmidt promoveu apenas uma alteração relativamente à equipa que venceu o Estoril a meio da semana em jogo da Taça de Portugal. Gonçalo Ramos recuperou de lesão e ficou com o lugar na frente de ataque das águias, substituindo o croata Petar Musa.

Os minutos iniciais mostraram um Gil Vicente atrevido, que em vários momentos dividiu o encontro com os encarnados. Mas o golo inicial acabaria mesmo por ser do clube lisboeta. Depois de Rafa ter atirado uma bola à trave aos seis minutos, o defesa Rúben Fernandes 'varreu' o português e Manuel Oliveira apontou de imediato para a marca de penálti. Chamado a converter, João Mário assinalou o décimo golo da temporada.

Os gilistas não acusaram este golo inicial e empataram a partida aos 17'. Nico Otamendi colocou o braço na bola dentro da área e foi assinalada nova grande penalidade. O espanhol Fran Navarro não desperdiçou o castigo máximo e gelou as bancadas da Luz com o golo do empate. O Benfica reagiu de imediato a esta igualdade e Kritciuk teve de se aplicar para desviar uma bola de Rafa Silva que ia na direção de João Mário.

As águias tinham um maior volume de jogo ofensivo, mas o Gil Vicente apostou e bem em explorar as subidas dos laterais das águias, sobretudo Bah, arrancando algumas jogadas perigosas, obrigando a equipa de Roger Schmidt a correr atrás da bola. E foi numa altura de maior equilíbrio que as águias chegaram ao segundo do encontro aos 36 minutos.

Após uma jogada de insistência de David Neres pela direita, o brasileiro tirou o cruzamento na direção do coração da área, Kritsiuk falhou o desvio e Gonçalo Ramos só teve de encostar para o fundo da baliza, marcando pelo terceiro jogo consecutivo (Desp. Chaves, Maccabi Haifa e agora Gil Vicente).

O Benfica tinha, assim, o jogo na mão ao intervalo após uma primeira parte equilibrada, mas tratou de esclarecer as dúvidas no marcador logo no início da segunda parte. Após um canto marcado à maneira curta, Enzo Fernández cruzou na esquerda para o coração da área dos gilistas onde surgiu Gonçalo Ramos a marcar de cabeça. Foi o bis do português aos 53 minutos.

Com o resultado mais do que controlado, Roger Schmidt aproveitou para fazer descansar alguns dos titulares da partida, como os casos de João Mário e o feiticeiro Gonçalo Ramos. Ainda que os encarnados estivessem a vencer, as águias foram sempre à procura do quarto golo. Primeiro, e na cara do russo Kritciuk, Petar Musa permitiu a defesa do guardião gilista. Depois, David Neres rematou ao poste da baliza gilista.

Feitas as contas, o Benfica repôs a vantagem de oito pontos e segue na liderança isolada do campeonato e colocou um ponto final na série de duas épocas sem vencer em casa o Gil Vicente. Por seu turno, os gilistas continuam na parte debaixo da tabela e são 16.º classificados com nove pontos.

Momento do jogo: O golo de Gonçalo Ramos logo a abrir o segundo tempo deitou por terra qualquer plano que o Gil Vicente tinha para reagir à curta desvantagem durante os segundos 45 minutos.

Equipas iniciais

Benfica: Vlachodimos, Bah, António Silva, Otamendi, Grimaldo, Florentino, Enzo, Neres, João Mário, Rafa e Gonçalo Ramos.

Suplentes: Helton Leite, Gilberto, Lucas Veríssimo, Diogo Gonçalves. Chiquinho, Ristic, Brooks, Musa e João Victor.

Gil Vicente: Kritciuk, Carraça, Né, Ruben Fernandes, Adrián Marin, Bueno, Vitor Carvalho, Fujimoto, Bilel, Fran Navarro e Murilo.

Suplentes: Brian, Hackamn, Aburjania, Simões, Mizuki, Boselli, Ali Alipour, Henrique Gomes e Danilo.

Antevisão

O Benfica recebe, este domingo, o Gil Vicente em jogo da 13.ª jornada da I Liga, naquela que será a última ronda do campeonato antes da paragem forçada para a realização do Mundial'2022.

As águias chegam a esta partida com um registo invencível de  jogos sem conhecer o sabor da derrota, ao passo que Gil Vicente chegará à Luz com orgulho ferido após a eliminação na Taça de Portugal, a meio da última semana, e em crise de resultados na I Liga.

O pontapé de saída está agendado para as 18 horas no Estádio da Luz. Manuel Oliveira será o árbitro deste encontro na Luz, que poderá acompanhar em direto na página do Desporto ao Minuto.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Últimas notícias


Rede social

Adjunto de Vítor Bruno despede-se do FC Porto: "Fica um título..."

FC Porto

Adjunto de Vítor Bruno despede-se do FC Porto: "Fica um título..."

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1947
2Benfica1941
3FC Porto1941
4Sp. Braga1937
5Santa Clara1932
6Casa Pia1930
7Vitória SC1926
8Estoril1924
9Famalicão2024
10Rio Ave1923
11Moreirense1923
12Gil Vicente1922
13Arouca1919
14C.D. Nacional1919
15AVS1918
16Estrela1917
17Farense1915
18Boavista2012
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Há um botão que ajuda a poupar quase 20% de combustível

Cruise Control

Há um botão que ajuda a poupar quase 20% de combustível

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas