Acabou a espera. O Mundial'2022 arranca este domingo no Qatar, num contexto diferente do habitual, mas com a emoção que caracteriza uma prova destas. Durante os próximos dias, 32 seleções entram em campo em busca de um sonho: arrecadar o título mundial. Esta é, também, uma competição que levanta muitas questões além do futebol e vai ser disputada em plena época desportiva.
Neste artigo, o foco está no que se vai passar dentro das quatro linhas. Há candidatos assumidos, há outros que fogem ao estatuto e há os que querem pisar o relvado e dizer que estiveram presentes num Campeonato do Mundo.
Qatar, a seleção anfitriã, dará início à grande competição no duelo frente ao Equador, a partir das 16h00 deste domingo. Este será o primeiro de um total de 64 jogos calendarizados até 18 de dezembro.
O Desporto ao Minuto preparou um guia completo do Mundial'2022 com tudo aquilo que deve saber: fase de grupos (com seleções em prova), craques em foco, fases a eliminar e todos os jogos com direito a transmissão televisiva.
Fase de grupos
Nesta primeira parte - entre 21 de novembro a 2 de dezembro - as seleções ficam divididas em oito grupos e só os primeiros dois classificados serão apurados para a fase a eliminar.
O calendário do Mundial'2022© Reprodução do site da FIFA
Grupo A
QATAR
É o anfitrião e dispensa, por essa razão, grandes apresentações. Não teve de disputar a fase de qualificação e a missão de passar desta fase de grupos não se adivinha fácil, mas o apoio local pode ser um trunfo na manga.
Estrela da equipa: Akram Afif (Al Sadd).
EQUADOR
Um problema legal chegou a colocar em perigo a presença no Qatar, mas a verdade é que a fase de qualificação foi muito bem conseguida.
Estrela da equipa: Enner Valencia (Fenerbahçe).
SENEGAL
Depois de vencer a CAN'2022, em fevereiro, o Senegal tenta surpreender o mundo no Qatar. No entanto, Sadio Mané lesionou-se no último jogo do Bayern Munique, ainda seguiu para estágio da seleção, mas vai mesmo falhar o Campeonato do Mundo.
Estrela da equipa: Sadio Mané (Bayern Munique)
PAÍSES BAIXOS
Depois de ficarem de fora do Mundial em 2018, eis que os neerlandeses estão de regresso a um Campeonato do Mundo. O objetivo é 'imitar' os trajetos de 2010 e 2014, onde foram sempre quase até ao fim.
Estrela da equipa: Memphis Depay (Barcelona).
Grupo B
INGLATERRA
A seleção dos três leões acabou por perder o Euro'2020 na grande final e procura agora conquistar o Mundo no Qatar. No entanto, o nome de Gareth Southgate já acusa desgaste e na memória dos ingleses estão as campanhas pouco convincentes nas últimas edições do Campeonato do Mundo.
Estrela da equipa: Harry Kane (Tottenham).
IRÃO
A viver um clima de muita tensão, o Irão de Carlos Queiróz tenta ultrapassar a fase de grupos depois de ter estado presente no Brasil, em 2014, e na Rússia, em 2018. À terceira será de vez?
Estrela da equipa: Mehdi Taremi (FC Porto).
EUA
Após terem causado problemas a Portugal no Mundial'2014 e de terem falhado a edição seguinte, eis que os EUA estão de volta a um Campeonato do Mundo com vários jogadores jovens que empolgam todos os norte-americanos.
Estrela da equipa: Christian Pulisic (Chelsea).
PAÍS DE GALES
A última vez que o País de Gales esteve num Campeoanto do Mundo foi há 64 anos. A seleção de Gareth Bale e companhia quer ser uma das surpresas no Qatar.
Estrela da equipa: Gareth Bale (Los Angeles FC)
Grupo C
ARGENTINA
Lionel Messi prepara-se para dizer adeus à seleção argentina e quer fazê-lo da melhor forma: com a Taça na mão.
Estrela da equipa: Lionel Messi (PSG).
ARÁBIA SAUDITA
Em termos teóricos, os sauditas serão o elo mais fraco deste grupo e será preciso muito trabalho para evitar os golos de Messi, Lewandowski e companhia.
Estrela da equipa: Salem Al-Dawsari (Al Hilal).
MÉXICO
Longe dos melhores tempos, o México irá tentar superar o desfecho dos últimos três Campeonatos do Mundo: ser eliminado nos oitavos de final.
Estrela da equipa: Lozano (Napoli).
POLÓNIA
O grupo mantém boas possibilidades para a Polónia seguir em frente e na memória dos polacos está aquele Mundial na Rússia.
Estrela da equipa: Robert Lewandowski (Barcelona).
Grupo D
FRANÇA
A atual campeã do Mundo chega ao Qatar com algumas baixas relevantes, entre as quais a do Bola de Ouro Karim Benzema, que foi dispensado há menos de 24 horas devido a lesão. Revalidar o título da Rússia é o grande objetivo de Didier Deschamps.
Estrela da equipa: Kylian Mbappé (PSG).
AUSTRÁLIA
A seleção australiana marca presença num Campeonato do Mundo pela quinta edição consecutiva, mas passar num grupo com Dinamarca e França será uma missão quase impossível.
Estrela da equipa: Mathew Leckie (Melbourne City).
DINAMARCA
A seleção sensação do Euro'2020 marca presença no Qatar com o mesmo objetivo. Surpreender e ir o mais longe possível.
Estrela da equipa: Christian Eriksen (Manchester United).
TUNÍSIA
A Tunísia já passou por seis Mundiais, mas nunca foi além da fase de grupos. No Qatar a tarefa de superar esse mesmo registo parece muito complicada.
Estrela da equipa: Mohamed Drager (Luzern).
Grupo E
ESPANHA
Depois de vencer o Mundial'2010,Espanha ficou aquém das expectativas nas edições seguintes. No entanto, a renovação tem sido feita por Luis Enrique e não faltam jovens prontos para brilhar... e liderar.
Estrela da equipa: Pedri (Barcelona).
COSTA RICA
Em 2014, a seleção de Bryan Ruiz e companhia surpreendeu o mundo no Brasil. Agora, oito anos depois, pede-se uma nova surpresa aos costa-riquenhos, embora a presença de Espanha e Alemanha no mesmo grupo complique a vida a qualquer seleção.
Estrela da equipa: Keylor Navas (PSG).
ALEMANHA
A Alemanha protagonizou um autêntico desastre no Mundial'2018, na Rússia, mas entretanto Hansi Flick assumiu as 'rédeas' da seleção e Low faz parte do passado. A missão é voltar aos tempos mais dourados.
Estrela da equipa: Joshua Kimmich (Bayern Munique).
JAPÃO
Na Rússia, em 2018, o Japão esteve muito perto de agarrar um lugar nos quartos de final do Mundial, mas acabou por esbarrar na Bélgica.
Estrela da equipa: Takumi Minamino (AS Monaco).
Grupo F
BÉLGICA
A eterna candidata Bélgica tem mais uma oportunidade para comprovar toda a qualidade dos jogadores que tem à disposição. Será desta?
Estrela da equipa: Kevin de Bruyne (Manchester City).
CANADÁ
Os canadianos voltam a estar num Campeonato do Mundo após uma ausência de 36 anos. Esta nova geração de jogadores tem dado que falar e o entusiasmo é evidente.
Estrela da equipa: Alphonso Davies (Bayern Munique).
MARROCOS
O elo mais fraco deste grupo terá de fazer pela vida caso queira seguir em frente no Qatar.
Estrela da equipa: Achraf Hakimi (PSG).
CROÁCIA
O surpreendente vice-campeão de 2018, na Rússia, está de regresso para uma nova tentativa e não faltam talentos prontos para causar estragos.
Estrela da equipa: Luka Modric (Real Madrid).
Grupo G
BRASIL
Um dos sérios candidatos ao título no Qatar mora no grupo G. A seleção brasileira tenta recuperar o título de 2002 e cimentar o estatuto de nação mais titulada.
Estrela da equipa: Neymar (PSG).
SÉRVIA
O 'carrasco' de Portugal quase empurrou a seleção das quinas fora do Mundial e deixou um (sério) aviso ao Mundo no Estádio da Luz.
Estrela da equipa: Aleksandar Mitrovic (Fulham).
SUÍÇA
A Suíça eliminou França na Liga das Nações e liderou o grupo de qualificação para este Mundial, empurrando a campeã europeia Itália para o playoff.
Estrela da equipa: Granit Xhaka (Arsenal).
CAMARÕES
A última vez que os Camarões ganharam um jogo o Campeonato do Mundo foi... há 20 anos. Ainda assim, talento não falta nesta geração.
Estrela da equipa: Eric Maxim Choupo-Moting (Bayern Munique).
Grupo H
PORTUGAL
Depois da desilusão vivida na Rússia, em 2018, com a eliminação logo nos oitavos de final, Fernando Santos tem nova oportunidade para chegar longe num Campeonato do Mundo. Não falta talento, basta apenas encontrar a fórmula certa.
Estrela da equipa: Cristiano Ronaldo (Manchester United).
GANA
A seleção africana tem Portugal como primeiro obstáculo e já avisou que vai jogar para... pontuar.
Estrela da equipa: Thomas Partey (Arsenal).
COREIA DO SUL
A seleção comandada por Paulo Bento promete complicar a vida a qualquer adversário, apresentando-se sempre em campo de forma organizada e de olho no contra-ataque. Na memória está, claro, aquela polémica vitória diante das quinas no Mundial que organizaram - em conjunto com o Japão - há 20 anos.
Estrela da equipa: Son Heung-min (Tottenham).
URUGUAI
Os uruguaios não esquecem o jogo com Portugal na Rússia que permitiu chegarem aos quartos do Mundial'2018. O destino ditou, pois, um novo duelo, desta feita na fase de grupos. Resta saber qual o desfecho, quatro anos depois.
Estrela da equipa: Federico Valverde (Real Madrid).
🇵🇹 🇬🇭 🇺🇾 🇰🇷 - - - - - - - 🇶🇦 #Qatar2022 pic.twitter.com/DSe2KH3Q95
— Road to 2022 (@roadto2022en) November 17, 2022
O que se segue?
Depois de apuradas as seleções para a fase seguinte, os oitavos de final serão disputados entre 3 e 6 de dezembro. Seguem-se os 'quartos', jogados nos dias 9 e 10 de dezembro, e as meias-finais nos dias 13 e 14. A disputa pelo terceiro lugar acontecerá no dia 18 de dezembro, véspera da grande final.
Últimos campeões
- 2002: Brasil
- 2006: Itália
- 2010: Espanha
- 2014: Alemanha
- 2018: França
Seleções mais tituladas
- Brasil (5)
- Alemanha (4)
- Itália (4)
- Argentina (2)
- França (2)
- Uruguai (2)
- Espanha (1)
- Inglaterra (1)
Os jogos que passam na TV
1.ª jornada
Domingo, 20 de novembro
- Qatar-Equador, 16h00 (RTP1)
Segunda-feira, 21 de novembro
- Inglaterra-Irão, 13h00 (SPORT TV1)
- Senegal-Países Baixos, 16h00 (SPORT TV1)
- EUA-País de Gales, 19h00 (RTP1)
Terça-feira, 22 de novembro
- Argentina-Arábia Saudita, 10h00 (SPORT TV1)
- Dianmarca-Tunísia, 13h00 (SPORT TV1)
- México-Polónia, 16h00 (SPORT TV1)
- França-Austrália, 19h00 (SIC)
Quarta-feira, 23 de novembro
- Marrocos-Croácia, 10h00 (SPORT TV1)
- Alemanha-Japão, 13h00 (RTP1)
- Espanha-Costa Rica, 16h00 (SIC)
- Bélgica-Canadá, 19h00 (SPORT TV1)
Quinta-feira, 24 de novembro
- Suíça-Camarões, 10h00 (SPORT TV1)
- Uruguai-Coreia do Sul, 13h00 (SPORT TV1)
- Portugal-Gana, 16h00 (TVI)
- Brasil-Sérvia, 19h00 (RTP1)
2.ª jornada
Sexta-feira, 25 de novembro
- Países de Gales-Irão, 10h00 (SPORT TV1)
- Qatar-Senegal, 13h00 (SPORT TV1)
- Países Baixos-Equador, 16h00 (RTP1)
- Inglaterra-EUA, 19h00 (RTP1)
Sábado, 26 de novembro
- Tunísia-Austrália, 10h00 (SPORT TV1)
- Polónia-Arábia Saudita, 13h00 (SPORT TV1)
- França-Dinamarca, 16h00 (RTP1)
- Argentina-México, 19h00 (TVI)
Domingo, 27 de novembro
- Japão-Costa Rica, 10h00 (SPORT TV1)
- Bélgica-Marrocos, 13h00 (RTP1)
- Croácia-Canadá, 16h00 (RTP1)
- Espanha-Alemanha, 19h00 (SPORT TV1)
Segunda-feira, 28 de novembro
- Camarões-Sérvia, 10h00 (SPORT TV1)
- Coreia do Sul-Gana, 13h00 (SPORT TV1)
- Brasil-Suíça, 16h00 (TVI)
- Portugal-Uruguai, 19h00 (RTP1)
3.ª jornada
Terça-feira, 29 de novembro
- Equador-Senegal, 15h00 (SPORT TV2)
- Países Baixos-Qatar, 15h00 (RTP1)
- Irão-EUA, 19h00 (RTP1)
- Paíes de Gales-Inglaterra, 19h00 (SPORT TV1)
Quarta-feira, 30 de novembro
- Austrália-Dinamarca, 15h00 (RTP1)
- Tunísia-França, 15h00 (SIC)
- Arábia Saudita-México, 19h00 (SPORT TV2)
- Polónia-Argentina, 19h00 (SIC)
Quinta-feira, 1 de dezembro
- Canadá-Marrocos, 15h00 (SPORT TV2)
- Croácia-Bélgica, 15h00 (RTP1)
- Costa Rica-Alemanha, 19h00 (SPORT TV2)
- Japão-Espanha, 19h00 (SPORT TV1)
Sexta-feira, 2 de dezembro
- Coreia do Sul-Portugal, 15h00 (SIC)
- Gana-Uruguai, 15h00 (SPORT TV2)
- Camarões-Brasil, 19h00 (RTP 1)
- Sérvia-Suíça, 19h00 (SPORT TV2)
Oitavos de final
Sábado, 3 de dezembro
- 1.º classificado do grupo A-2.º classificado grupo B, 15h00 (RTP)
- 1.º classificado grupo C-2.º classificado grupo D, 19h00 (SIC)
Domingo, 4 de dezembro
- 1.º classificado grupo D-2.º classificado grupo C, 15h00 (SPORT TV1)
- 1.º classificado grupo B-2.º classificado grupo A, 19h00 (SPORT TV1)
Segunda-feira, 5 de dezembro
- 1.º classificado grupo E-2.º classificado grupo F, 15h00 (SIC)
- 1.º classificado grupo G-2.º classificado grupo H, 19h00 (SPORT TV1)
Terça-feira, 6 de dezembro
- 1.º classificado grupo F-2.º classificado grupo E, 15h00 (SPORT TV1)
- 1.º classificado grupo H-2.º classificado grupo G, 19h00 (SPORT TV1)
Quartos de final
Sexta-feira, 9 de dezembro
- 1.º classificado grupo E/2.º classificado grupo F-1.º classificado grupo G/2.º classificado grupo H, 15h00 (SPORT TV1)
- 1.º classificado grupo A/2.º classificado grupo B-1.º classificado grupo C/2.º classificado grupo D, 19h00 (RTP1)
Sábado, 10 de dezembro
- 1.º classificado grupo F/2.º classificado grupo E-1.º classificado grupo H/2.º classificado grupo G, 15h00 (SPORT TV1)
- 1.º classificado grupo B/2.º classificado grupo A-1.ºclassificado grupo D/2.º classificado grupo D, 19h00 (SPORT TV1)
Meias finais
Terça-feira, 13 de dezembro
- 1A/2B/1C/2D-1E/2F/1G/2H, 15h00 (SPORT TV1)
- 1B/2A/1D/2C-1F/2E/1H/2G, 19h00 (SPORT TV1)
Terceiro e quarto lugar
17 de dezembro, sábado
- A definir, 15h00 (RTP1)
Final
18 de dezembro, domingo
- A definir, 15h00 (RTP1)
Leia Também: Já é conhecido o árbitro que vai 'abrir as portas' do Mundial' 2022