Sensivelmente uma semana depois de ter vencido o Uruguai por 2-0, Portugal regressa a Lusail, esta terça-feira, para defrontar a Suíça em jogo a contar para os 'oitavos' do Mundial.
A ideia é simples. Vencer, convencer e seguir para os 'quartos', que serão disputados diante de Marrocos ou Espanha, seleções que se defrontam também esta terça-feira.
A seleção comandada por Fernando Santos arrancou o grupo H com um triunfo sofrido diante do Gana, ao que se seguiu nova vitória (e apuramento) diante do Uruguai. Contudo, apesar de ter conseguido manter o primeiro lugar do grupo na derradeira jornada, a seleção nacional saiu derrotada do duelo frente à Coreia do Sul, de Paulo Bento, pelo que o jogo dos 'oitavos' também servirá de resposta a esse percalço, com vista aos 'quartos' da competição.
Já a Suíça conseguiu destacar-se com dois triunfos no grupo G, frente aos Camarões e à Sérvia, sendo que, pelo meio, foi apenas derrotada pelo Brasil, tendo terminado no segundo lugar, com os mesmos seis pontos que a seleção canarinha.
Recorde-se que, no passado verão, em jogos a contar para a Liga das Nações, Portugal venceu a Suíça por 4-0 em Alvalade, porém, acabou por perder por 1-0 em território helvético.
O jogo tem apito inicial agendado para as 19 horas (horário de Portugal Continental) em Lusail, será ajuizado pelo mexicano César Ramos e poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.
Treinadores em discurso direto
Fernando Santos
Palavras do adversário: "O adjunto da Suíça disse que eram favoritos, com toda a autoridade, claro. Nós também entendemos com toda a propriedade que temos essa capacidade. Nós também achamos que sim, mas é um jogo. Acreditamos que é possível e queremos continuar aqui. Quando se passa aos 'oitavos' estamos cada vez mais perto de sermos favoritos. Obrigação temos sempre, mal seria, porque jogamos por Portugal. É muito bom sentir essa adrenalina".
Cristiano Ronaldo titular?: "Só dou a equipa no balneário. Sempre foi assim desde que aqui cheguei e amanhã será igual. O assunto está terminado. Estão todos disponíveis".
Preparação de jogos a eliminar: "O gozo de preparar é sempre o mesmo, se não tivéssemos preparado bem os outros três jogos não estávamos aqui. Quando vi o último jogo cheguei à conclusão de que na primeira parte a equipa de Portugal jogou mesmo bem. Não foi excelente, mas fomos penalizados por um golo num canto. Na segunda parte já não conseguimos ser tão assertivos, mas continuámos bem e fomos penalizados por outro detalhe. Os detalhes marcam a grande diferença, muito mais num jogo como o da Suíça".
Murat Yakin
Ambições: "Estamos cientes de que será um jogo contra uma equipa que está bem alinhada. As estatísticas não são importantes, nem o passado, mas nós já conseguimos provar que podemos vencê-los. Queremos progredir no torneio".
Sem limitações: "Todos nós estamos prontos. A seleção está completa e os jogadores que estavam magoados já recuperaram. Estamos muito ansiosos pelo jogo, é uma grande oportunidade para entrar na história da Suíça. Gostávamos de dar aos nossos adeptos outro jogo".
Possibilidade de decisão nas grandes penalidades: "Treinámos os penáltis, mas não nos concentrámos apenas nisso. A equipa estará preparada para isso se for preciso".
Últimos resultados
Portugal: D-V-V-V-D
Suíça: V-D-V-D-V
Últimos onzes
Portugal: Diogo Costa; Diogo Dalot, Pepe, António Silva, João Cancelo; Rúben Neves, Vitinha, Matheus Nunes; João Mário, Ricardo Horta e Cristiano Ronaldo
Suíça: Gregor Kobel; Silvan Widmer, Manuel Akanji, Fabian Schar, Ricardo Rodríguez; Remo Freuler, Xherdan Shaqiri, Granit Xhaka; Djibril Sow, Rubén Vargas e Breel Embolo
Ausências
Portugal: Nuno Mendes e Danilo Pereira (lesionados)
Suíça: (-)
Leia Também: "A Suíça compete com qualquer adversário. Vai criar problemas a Portugal"