Portugal vai defrontar Marrocos neste sábado, em jogo dos quartos-de-final do Mundial'2022. A equipa das quinas chegou a este jogo depois de uma tremenda vitória sobre a Suíça, por 6-1, o melhor resultado luso até ao momento nesta prova.
Apesar de ter todo o favoritismo a seu lado, Portugal não poderá vacilar frente à equipa de deixou Espanha para trás. Marrocos muniu-se do fator surpresa, aliado à qualidade individual, e chegou de forma inédita aos quartos-de-final do Mundial'2022, estando pronto para mais.
Fernando Santos conta com todos os jogadores para esta partida, incluindo Rúben Dias, que já voltou aos treinos. A discussão da semana, em torno da titularidade de Cristiano Ronaldo, ainda não teve resposta, sendo preciso esperar até à hora do jogo para se perceber qual o plano.
O que se espera, com ou sem Ronaldo, é que Portugal não faça cerimónia e consiga repetir o que fez frente à Suíça na última ronda. As meias-finais estão a um passo de distância, já com cheiro de final por perto. O Marrocos-Portugal joga-se a partir das 15 horas, no Estádio Al Thumama.
Treinadores em discurso direto
Walid Regragui
Análise: Respeitamos Portugal. Têm um nível alto, mas também consideram que somos uma boa equipa. Será um jogo equilibrado e a decisão será tomada nos detalhes. Nesta altura, todas as equipas se analisam mutuamente.
Cuidados com o adversário: Claro que temos fraquezas, todas as equipas têm, mas Portugal talvez tenha menos. Estamos habituados a estes jogos. Vamos tentar estabelecer um plano para criar um efeito surpresa. Sabemos que eles são favoritos e podem ganhar o Mundial, mas a Espanha também era.
Disponíveis: Se todos puderem jogar, ótimo, caso contrário vão jogar outros. Ainda não viram Marrocos a 100% e isso mostra a margem de progresso que temos. Não nos deixamos levar pela euforia. Os nossos jogadores não estão satisfeitos com o que conseguiram até aqui".
Fernando Santos
Como manter a calma para o próximo jogo: Nestas competições, a maioria das equipas já estiveram nestas fases, mas há um momento mais forte, que é o dos jogadores. Marrocos tem quatro ou cinco jogadores que jogam nas melhores equipas do mundo, e, todos os dias, são confrontados com situações destas. Estão muito habituados a isso. No último jogo de Marrocos, vi um público muito intenso, sempre a gritar e apaixonado, a assobiar o adversário. Mas eles estão fartos de ter ambientes destes. Temos de encarar com naturalidade e colocar em prática o que a equipa pode realizar, melhorando nalguns aspetos, porque o último jogo esteve longe de ser perfeito.
Diferenças em relação a 2018: Se me lembro bem, a dois minutos do fim do jogo, Portugal e Marrocos estavam apurados. Espanha marcou, e Portugal sofreu contra o Irão. Foi por isso que não alcançaram os quartos-de-final. É uma equipa muito bem organizada, com jogadores muito perigosos. Estas equipas do continente africano têm criatividade, mas também uma cultura mais forte ao nível do jogo coletivo, muito pelo facto de jogarem na Europa. É uma equipa muito consistente, que trabalha muito. O Hakimi disse que, apesar de não ter nascido em Marrocos, joga pelos avós e pelos bisavós, e isso nota-se muito na equipa, pela forma apaixonada como joga. Temos de usar armas iguais e jogar pelos nossos avós, bisavós e trisavós, e ganhar o jogo, que é o que queremos. Mas, que vai ser difícil, vai.
Expetativas: Vai ser um jogo muito difícil. Marrocos é uma equipa fortíssima, mas também vai ter um jogo muito difícil.
Últimos resultados
Marrocos: E-V-V-V
Portugal: V-V-D-V
Últimos onzes
Marrocos: Bono; Hakimi, Aguerd, Saiss, Mazraoui; Amrabat, Amallah, Ounahi; Ziyech, Boufal, El Nesyri.
Portugal: Diogo Costa; Diogo Dalot, Pepe, Rúben Dias, Raphael Guerreiro; William Carvalho, Otávio, Bruno Fernandes; Bernardo Silva, João Félix, Gonçalo Ramos.
Ausências
Marrocos: Aguerd, Hakimi (em dúvida)
Portugal: Nada a registar
Leia Também: Fernando Santos e o diálogo com Cristiano Ronaldo: "Não ficou satisfeito"