Messi e Álvarez 'aniquilam' Croácia e colocam Argentina na final

Seleção sul-americana volta à final de um Mundial oito anos depois, após ter perdido o título para os alemães em 2014.

Notícia

© Getty Images

Miguel Simões
13/12/2022 20:54 ‧ 13/12/2022 por Miguel Simões

Desporto

Mundial'2022

O sonho permanece (bem) vivo para a Argentina. Os sul-americanos alcançaram uma vitória convincente, esta terça-feira, diante da Croácia (3-0) e confirmaram a presença na final do Mundial, onde vão defrontar França ou Marrocos.

Os primeiros 20 minutos ficaram marcados por um jogo mais 'amarrado', porém, à medida que foram surgindo as primeiras oportunidades, tudo acabou por fluir a favor... dos argentinos.

Enzo Fernández ameaçou o golo aos 25 minutos e a resposta de Perisic, do outro lado, não tardou em surgir. A verdade é que o primeiro golo acabaria por surgir através de uma grande penalidade. À passagem da meia hora de jogo, Álvarez surgiu na cara de Livakovic e acabou por ser derrubado na grande área, permitindo que Lionel Messi inaugurasse o marcador, numa cobrança exemplar e totalmente eficaz.

Pouco depois, o avançado do Manchester City também quis entrar para a lista de marcadores e conseguiu-o entre a sorte e a arte. Depois de ter percorrido vários metros com a bola nos pés, aproveitou dois ressaltos para, de primeira, ampliar a vantagem, aos 39 minutos, 'despedaçando' as esperanças dos croatas bem perto do intervalo.

No regresso dos balneários, os croatas ainda ameaçaram reduzir a diferença, nomeadamente num duplo cabeceamento de Lovren após bola parada, porém, seria a Argentina a volta a mexer com o marcador.

Aos 69 minutos, Messi inventou um lance sozinho no corredor direito, deixou Gvardiol para trás e assistiu Álvarez para o sentenciador 3-0 na partida.

Desta forma, a Argentina repete a final de 2014, em que perdeu frente à Alemanha (1-0), e espera agora pelo desfecho do França-Marrocos, agendado para esta quarta-feira, para conhecer o adversário na luta pelo Mundial.

Momento do jogo: O lance do segundo golo, entre a arte e a sorte, acabou por ser crucial para o desfecho da primeira meia-final, uma vez que surgiu antes do intervalo e praticamente a seguir ao penálti exemplarmente convertido por Messi.

Onzes

Argentina: Emiliano Martínez; Molina, Romero, Otamendi, Tagliafico; De Paul, Paredes, Enzo Fernández, Mac Allister; Lionel Messi e Julián Álvarez

Croácia: Livakovic; Juranovic, Lovren, Gvardiol, Sosa; Modric, Brozovic, Kovacic; Pasalic, Kramaric e Perisic

Antevisão

Chegou um dos dias mais aguardos do Mundial do Qatar. Argentina e Croácia vão lutar, esta terça-feira, pela primeira vaga na final da competição, relembrando que, do outro lado, estarão França e Marrocos a batalhar pelo mesmo objetivo, esta quarta-feira.

A seleção de Messi e companhia (onde se incluem os benfiquistas Otamendi e Enzo Fernández) chegou 'às meias' depois de ter ficado em primeiro lugar no grupo C (derrota com Arábia Saudita e triunfos frente a México e Polónia), tendo ainda eliminado Austrália e, mais recentemente, os Países Baixos, nas grandes penalidades.

Já os vice-campeões do mundo posicionaram-se em segundo lugar no grupo F (triunfo diante do Canadá e empates com Marrocos e Bélgica) e precisaram das grandes penalidades para eliminar Japão e Brasil, após empates ao fim dos 120 minutos.

Recorde-se que as duas seleções já se defrontaram por cinco ocasiões - com um empate e dois triunfos para cada lado -, sendo que o último duelo aconteceu precisamente num Mundial, na fase de grupos da edição de 2018, na Rússia, com um triunfo croata por 3-0.

O jogo tem apito inicial agendado para as 19 horas (horário de Portugal Continental) em Lusail e poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.

Leia Também: Noa Lang prepara 'vingança': "Enzo e Otamendi? Vou vê-los em breve"

Leia Também: Enzo Pérez deixa conselho a Enzo Fernández: "Depois do Mundial..:"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Adjunto de Vítor Bruno despede-se do FC Porto: "Fica um título..."

FC Porto

Adjunto de Vítor Bruno despede-se do FC Porto: "Fica um título..."

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1947
2Benfica1941
3FC Porto1941
4Sp. Braga1937
5Santa Clara1932
6Casa Pia1930
7Vitória SC1926
8Estoril1924
9Famalicão2024
10Rio Ave1923
11Moreirense1923
12Gil Vicente1922
13Arouca1919
14C.D. Nacional1919
15AVS1918
16Estrela1917
17Farense1915
18Boavista2012
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Há um botão que ajuda a poupar quase 20% de combustível

Cruise Control

Há um botão que ajuda a poupar quase 20% de combustível

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas