A seleção de França garantiu, esta quarta-feira, um lugar na final do Mundial'2022 depois de bater a surpreendente seleção de Marrocos (2-0). A atual campeã vai, assim, poder defender o título já no domingo, diante da Argentina. Por seu turno, o sonho marroquino acabou, sendo que o conjunto africano ainda vai lutar por um lugar no pódio frente à Croácia, no sábado.
🇫🇷Didier Deschamps está presente em três das quatro finais da 🇫🇷França em Campeonatos do Mundo: 1 como jogador (1998, venceu) e 2 como treinador (2018, venceu e 2022).#QatarWorldCup2022 #FIFAWorldCup #FRA #MAR #MUNDIALnaSPORTTV pic.twitter.com/a87trYvXu9
— Playmaker (@playmaker_PT) December 14, 2022
Filme do jogo
Os franceses entraram a todo o vapor no encontro e aos cinco minutos fizeram aquilo que mais ninguém havia feito a Marrocos no Qatar: marcar um golo. A seleção africana já havia sofrido um golo, mas marcado por um jogador da própria equipa (ou seja, autogolo), mas Theo Hernández não perdoou na cara de Bono.
Marrocos ficou, assim, em situação de desvantagem pela primeira vez neste Campeonato do Mundo e sentiu sérias dificuldades para se recompor no encontro. No entanto, a partir dos 35 minutos, o conjunto africano começou a meter os franceses em sentido.
Antes do intervalo, na sequência de um canto, El Yamiq 'sacou' de uma bicicleta, mas Hugo Lloris assinou uma bela defesa e evitou o golo de uma vida para o defesa marroquino.
A segunda metade iniciou-se com os marroquinos a tentarem de tudo para chegar ao empate, mas a coesão defensiva e alguma sorte impediram que os marroquinos conseguissem, de facto, bater Lloris.
A partir dos 65 minutos, França voltou a comandar o jogo e chegou ao segundo golo, que acabou com a história da partida, por intermédio de Randal Kolo Muani (79'). O avançado do Eintracht Frankfurt tinha entrado há precisamente um minuto, mas não desperdiçou a bola que lhe sobrou para os pés.
A seleção gaulesa vai assim lutar pela revalidação do título frente a Argentina no domingo, altura em que será conhecido o grande vencedor no Qatar. Curiosamente, Marrocos vai despedir-se do Campeonato do Mundo frente à Croácia, equipa que defrontou no arranque da prova, para disputar o terceiro e quarto lugar. Ambos os jogos estão agendados para as 15h00.
🇫🇷 França 🆚 Marrocos 🇲🇦
— GoalPoint (@_Goalpoint) December 14, 2022
Antoine Griezmann 🇫🇷 encheu o campo em todos os momentos do jogo ⭐️#Qatar2022 #FIFAWorldCup #FRAMAR #RatersGonnaRate pic.twitter.com/OlcvJOqAYJ
Equipas iniciais
ONZE DE FRANÇA: Lloris, Kounde, Varane, Konate, Fofana, Hernandez, Tchouameni, Dembele, Griezmann, Mbappe, Giroud.
Le 1⃣1⃣ aligné par Didier Deschamps pour cette 𝗱𝗲𝗺𝗶-𝗳𝗶𝗻𝗮𝗹𝗲 de 𝗖𝗼𝘂𝗽𝗲 𝗱𝘂 𝗠𝗼𝗻𝗱𝗲 ️
— Equipe de France ⭐⭐ (@equipedefrance) December 14, 2022
🇫🇷🇲🇦 | #FRAMAR | #FiersdetreBleus pic.twitter.com/TXI4Em8lV1
ONZE DE MARROCOS: Bono, Hakimi, Saiss, Achraf Dari, El Yamiq, Mazraoui, Amrabat, Ounahi, Ziyech, Boufal, En-Nesyri.
تشكيلة المنتخب الوطني أمام منتخب فرنسا
— Équipe du Maroc (@EnMaroc) December 14, 2022
Atlas Lions Line-up for the Semi-Finals against France 🇫🇷#DimaMaghrib 🇲🇦 #TeamMorocco #FIFAWorldCup @pumafootball pic.twitter.com/WvUZLP83Cd
Antevisão
Depois da Argentina agarrar um lugar na grande final do Mundial'2022, esta quarta-feira é a vez de ser conhecido o segundo finalista no Qatar. França e Marrocos lutam pela derradeira vaga, mas apenas uma destas seleções pode seguir em frente, sendo que o favoritismo está do lado do atual campeão mundial.
Ainda assim, vale recordar que Marrocos já promoveu várias surpresas neste Campeonato do Mundo e 'mandou para casa' Espanha... e Portugal, além de ter ultrapassado a Bélgica na fase de grupos.
Os ingredientes estão todos reunidos e o apito inicial está agendado para as 19h00. Siga, em direto, todas as incidências desta partida no Desporto ao Minuto.
Leia Também: Argentina está na final e jornalista deixa Messi (quase) sem palavras