A Federação Portuguesa de Futebol anunciou, esta quinta-feira, a rescisão de contrato com Fernando Santos, depois de, na semana passada, o técnico ter levado a equipa das quinas aos quartos de final do Mundial'2022, onde perdeu com Marrocos.
No comunicado de despedida, a Federação Portuguesa de Futebol agradece o trabalho realizado pelo até hoje selecionador nacional e frisa que "foi uma honra ter podido contar com um treinador e uma pessoa como Fernando Santos na liderança da seleção".
"Além dos títulos conquistados, Fernando Santos tornou-se o selecionador com mais jogos e mais vitórias. Foi uma honra ter podido contar com um treinador e uma pessoa como Fernando Santos na liderança da seleção nacional", refere a FPF em comunicado, explicando que ambas as partes "concordaram em dar por terminado" o contrato.
A Federação Portuguesa de Futebol informou também que vai iniciar o processo de escolha do próximo selecionador, considerando o momento ideal para "iniciar um novo ciclo.
"A Direção da FPF iniciará agora o processo de escolha do próximo selecionador nacional", refere em comunicado, sem revelar nenhuma data prevista para anunciar o escolhido.
Também através do site oficial, a Federação Portuguesa de Futebol deixou um vídeo com palavras de despedida do agora ex-selecionador nacional. Fernando Santos diz deixar o cargo "com enorme sentimento de gratidão, pelo privilégio de ter sido selecionador nacional".
Termina, assim, a ligação de oito anos entre Fernando Santos e a FPF, período no qual o agora ex-selecionador levou Portugal à conquista de dois títulos, os primeiros da história: o Europeu de 2016 e a Liga das Nações de 2019.
Em 109 jogos, Fernando Santos conseguiu 67 vitórias, 23 empates e 19 derrotas, a última das quais frente a Marrocos, por 1-0, nos quartos de final do Mundial'2022.
Santos levou ainda Portugal ao Euro'2020 e aos Mundiais de 2018 e 2022, caindo nas duas primeiras provas nos oitavos de final, antes da eliminação no Qatar, frente a Marrocos, no sábado.
Comunicado da FPF na íntegra:
"A Federação Portuguesa de Futebol e Fernando Santos concordaram em dar por terminado o percurso de grande sucesso iniciado em setembro de 2014.
Após uma das melhores participações de sempre da Seleção Nacional em fases finais do Campeonato do Mundo, no Catar, FPF e Fernando Santos entendem que este é o momento certo para iniciar um novo ciclo.
Com Fernando Santos à frente da Seleção Nacional, o nosso País venceu pela primeira vez duas competições internacionais: o inesquecível Euro 2016, em França, e a Liga das Nações, em 2019.
Além dos títulos conquistados, Fernando Santos tornou-se o selecionador com mais jogos e mais vitórias.
Foi uma honra ter podido contar com um treinador e uma pessoa como Fernando Santos na liderança da Seleção Nacional.
A FPF agradece a Fernando Santos e à sua equipa técnica os serviços prestados ao longo de oito anos ímpares e acredita que este agradecimento é feito também em nome dos portugueses.
A Direção da FPF iniciará agora o processo de escolha do próximo selecionador nacional".
Leia Também: Marcelo sobre Fernando Santos: "Projetou Portugal na Europa e no Mundo"