O presidente da FIFA, Gianni Infantino, anunciou, esta sexta-feira, em conferência de imprensa, que o novo (e 'revolucionário') modelo do Campeonato do Mundo de Clubes irá entrar em vigor já a partir do ano de 2025.
O objetivo, recordou o dirigente, passava por ter lançado esta alteração em 2021, algo que foi impossível, devido à pandemia da Covid-19. Agora, este será mesmo aplicado, sendo que o objetivo, explicou, passará por 'emular' o formato de um Campeonato do Mundo, dado o sucesso alcançado, no Qatar.
"O novo Mundial de Clubes vai ter lugar em 2025 e vai contar com 32 equipas, as melhores do mundo", afirmou, antes de explicar, ainda, as alterações que serão introduzidas já no calendário global do futebol, já no próximo ano de 2024.
"Neste Mundial, vimos a importância de haver cada vez mais jogos entre equipas de diferentes continentes. O princípio acordado será para usar a janela de 10 dias de março dos anos pares para organizar torneios amigáveis entre equipas das quatro confederações", referiu.
"Além disso, no calendário mundial, temos de ter em atenção a saúde e o bem-estar dos jogadores, daí a quatro janelas de jogos, em vez de duas. Temos de garantir que há um período de descanso para os jogadores", completou.
Leia Também: CONMEBOL pressiona FIFA: "Mundial'2030 tem de ser na América do Sul"